Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bufrem, Leilah Santiago, Nascimento, Bruna Silva do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230366
Resumo: Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informações de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.
id UFRGS-2_c553dbdd6419f32eca39bad5c8e24f8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230366
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sousa, Rodrigo Silva Caxias deBufrem, Leilah SantiagoNascimento, Bruna Silva do2021-10-01T04:26:02Z20151807-8893http://hdl.handle.net/10183/230366000982214Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informações de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.This is a webometric study about the discussion around what audiences should be privileged due to the incidence and impacts of scientific information. The research verifies how and with what intensity these changes in information flow have been occurring in the virtual environment. In order to do so, the study surveys four blogs identified in the Anel de Blogs ABC (Um Longo Argumento, Via gene, Cultura Científica and Neurocientista de Plantão). The study uses the software SocSciBot4 (TWEWALL, 2010) and the method of content analysis (Bardin, 1977) for the categorization of posts made by the researchers responsible for the blogs between January and December 2012. The results indicate that the possibility of new forms of scientific literacy is effectively implemented in the web and suggest that these changes are to be observed in their use of services and platforms for sharing information.application/pdfporEm Questão. Porto Alegre. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2015), p. 271-295WebometriaProdução científicaComunicação científicaBlogScientific communicationWebometricsScientific literacyBlogsBrazilian researchersOlhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuaisComplementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000982214.pdf.txt000982214.pdf.txtExtracted Texttext/plain58322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230366/2/000982214.pdf.txt7082f82dc0508026c6ad246c438b75dcMD52ORIGINAL000982214.pdfTexto completoapplication/pdf586125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230366/1/000982214.pdf4f9a2390ad9c13c975d545ae62716f0cMD5110183/2303662021-10-04 04:23:22.740157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Complementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities
title Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
spellingShingle Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Webometria
Produção científica
Comunicação científica
Blog
Scientific communication
Webometrics
Scientific literacy
Blogs
Brazilian researchers
title_short Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
title_full Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
title_fullStr Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
title_full_unstemmed Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
title_sort Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
author Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
author_facet Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Bufrem, Leilah Santiago
Nascimento, Bruna Silva do
author_role author
author2 Bufrem, Leilah Santiago
Nascimento, Bruna Silva do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Bufrem, Leilah Santiago
Nascimento, Bruna Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Webometria
Produção científica
Comunicação científica
Blog
topic Webometria
Produção científica
Comunicação científica
Blog
Scientific communication
Webometrics
Scientific literacy
Blogs
Brazilian researchers
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific communication
Webometrics
Scientific literacy
Blogs
Brazilian researchers
description Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informações de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T04:26:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230366
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982214
identifier_str_mv 1807-8893
000982214
url http://hdl.handle.net/10183/230366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Em Questão. Porto Alegre. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2015), p. 271-295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230366/2/000982214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230366/1/000982214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7082f82dc0508026c6ad246c438b75dc
4f9a2390ad9c13c975d545ae62716f0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447768955617280