Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mousquer, Patrícia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31143
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo de caso realizado com crianças na faixa etária dos 3 anos matriculadas na E.M.E.I. Ilha da Pintada no município de Porto Alegre. Apresenta referencial teórico baseado nas fases do desenvolvimento infantil e a contribuição da literatura infantil como suporte para realização da biblioterapia com crianças consideradas em estado de vulnerabilidade social. Aborda temas como os medos na infância, o papel de mediação do profissional bibliotecário e sua contribuição social na tentativa de apaziguar as tensões vivenciadas pelos sujeitos do estudo. O objetivo deste trabalho ancora-se na tentativa de superação dos medos mais comuns na infância como medo do escuro, de bruxa, monstro, lobo e de tempestade com o auxílio de livros infantis que abordem tais temas. Estudo qualitativo que se desenvolveu com a coleta dos dados através da observação participante e de entrevista semi-estruturada. Conclui que as representações sociais como a família é um dos maiores sonhos das crianças pesquisadas mesmo aquelas as quais não vivem sob o mesmo teto independente de serem preteridas ou não por seus genitores. Desta forma, a literatura infantil auxilia na superação dos medos na infância onde o enredo aborde temas relacionados aos medos mais comuns na infância os quais além dos medos fantasiosos como de algum tipo de animal como o lobo ou pela insegurança de estar em um lugar escuro, mesmo sendo seu quarto. Sendo assim, a biblioterapia contribuiu na superação destes temores uma vez que nas histórias contadas a catarse que é o alívio da tensão vivenciada diariamente ocorreu, fato demonstrado através de brincadeiras e sorrisos com a pesquisadora gerando um momento descontraído e cheio de diálogo entre o grupo observado. Além disso, o profissional bibliotecário deverá assumir cada vez mais seu papel social através da disseminação da informação especializada em todos os meios principalmente aqueles sujeitos os quais não dispõe de acesso a esse tipo de material, inclusive o bibliotecário deverá fazer parte de equipe interdisciplinar nas escolas onde possa contribuir na seleção de materiais de qualidade como os livros infantis que deverão estar embasados no projeto político pedagógico da instituição vinculada e da realidade dos alunos.
id UFRGS-2_c57f9d5525fbd3cdde018927049576c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31143
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mousquer, PatríciaMoro, Eliane Lourdes da Silva2011-08-17T06:02:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/31143000782358O presente trabalho apresenta o estudo de caso realizado com crianças na faixa etária dos 3 anos matriculadas na E.M.E.I. Ilha da Pintada no município de Porto Alegre. Apresenta referencial teórico baseado nas fases do desenvolvimento infantil e a contribuição da literatura infantil como suporte para realização da biblioterapia com crianças consideradas em estado de vulnerabilidade social. Aborda temas como os medos na infância, o papel de mediação do profissional bibliotecário e sua contribuição social na tentativa de apaziguar as tensões vivenciadas pelos sujeitos do estudo. O objetivo deste trabalho ancora-se na tentativa de superação dos medos mais comuns na infância como medo do escuro, de bruxa, monstro, lobo e de tempestade com o auxílio de livros infantis que abordem tais temas. Estudo qualitativo que se desenvolveu com a coleta dos dados através da observação participante e de entrevista semi-estruturada. Conclui que as representações sociais como a família é um dos maiores sonhos das crianças pesquisadas mesmo aquelas as quais não vivem sob o mesmo teto independente de serem preteridas ou não por seus genitores. Desta forma, a literatura infantil auxilia na superação dos medos na infância onde o enredo aborde temas relacionados aos medos mais comuns na infância os quais além dos medos fantasiosos como de algum tipo de animal como o lobo ou pela insegurança de estar em um lugar escuro, mesmo sendo seu quarto. Sendo assim, a biblioterapia contribuiu na superação destes temores uma vez que nas histórias contadas a catarse que é o alívio da tensão vivenciada diariamente ocorreu, fato demonstrado através de brincadeiras e sorrisos com a pesquisadora gerando um momento descontraído e cheio de diálogo entre o grupo observado. Além disso, o profissional bibliotecário deverá assumir cada vez mais seu papel social através da disseminação da informação especializada em todos os meios principalmente aqueles sujeitos os quais não dispõe de acesso a esse tipo de material, inclusive o bibliotecário deverá fazer parte de equipe interdisciplinar nas escolas onde possa contribuir na seleção de materiais de qualidade como os livros infantis que deverão estar embasados no projeto político pedagógico da instituição vinculada e da realidade dos alunos.This paper presents a case study conducted with children aged 3 years enrolled in EMEI Ilha da Pintada in Porto Alegre. Presents the theoretical framework based on stages of child development and contribution of children's literature as support for implementation of bibliotherapy with children considered to be in a state of social vulnerability. Covers topics such as childhood fears, the mediating role of librarians and their contributions in an attempt to appease the tensions experienced by study subjects. This work is anchored in an attempt to overcome the most common childhood fears such as fear of the dark, witch, monster, wolf and storm with the aid of children's books that address such issues. This qualitative study was developed with data collection through participant observation and semi-structured interview. Concludes that social representations as the family is one of the biggest dreams of the children surveyed even those which do not live under one roof, whether they are crowded or not their parents. Thus, children's literature helps to overcome the fears in childhood where the plot deals with subjects related to the most common childhood fears which besides fears as fanciful as some kind of animal like the wolf or the insecurity of being in a dark place, even though your room. Thus, bibliotherapy helped in overcoming these fears since the stories that catharsis is the release of tension was experienced daily, a fact demonstrated by smiles and jokes with the researcher creating a relaxed moment and full of dialogue between the observed group. In addition, the librarian must assume increasingly social role through the dissemination of specialized information in all media especially those subjects who lack access to such material, including the librarian should be part of the interdisciplinary team in schools which might contribute to the selection of quality materials such as children's books that should be grounded in political and pedagogical project and of the institution to the students' reality.application/pdfporBiblioterapiaBibliotecárioBibliotherapyStorytellingEarly childhood educationChildren's literatureChildhood fearsLibrarian-mediatorBiblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000782358.pdf.txt000782358.pdf.txtExtracted Texttext/plain132149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/2/000782358.pdf.txt726a71557b077d78f8b05d6f13e3d7fbMD52ORIGINAL000782358.pdf000782358.pdfTexto completoapplication/pdf6999180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/1/000782358.pdfcf37db3447cc589bb6875d87992a26f4MD51THUMBNAIL000782358.pdf.jpg000782358.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/3/000782358.pdf.jpg39eb19dad9e12453f7a2252cd39454d4MD5310183/311432018-10-10 07:41:20.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31143Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:41:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
title Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
spellingShingle Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
Mousquer, Patrícia
Biblioterapia
Bibliotecário
Bibliotherapy
Storytelling
Early childhood education
Children's literature
Childhood fears
Librarian-mediator
title_short Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
title_full Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
title_fullStr Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
title_full_unstemmed Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
title_sort Biblioterapia na Escola de Educação Infantil : estudo de caso na EMEI Ilha da Pintada
author Mousquer, Patrícia
author_facet Mousquer, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mousquer, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Bibliotecário
topic Biblioterapia
Bibliotecário
Bibliotherapy
Storytelling
Early childhood education
Children's literature
Childhood fears
Librarian-mediator
dc.subject.eng.fl_str_mv Bibliotherapy
Storytelling
Early childhood education
Children's literature
Childhood fears
Librarian-mediator
description O presente trabalho apresenta o estudo de caso realizado com crianças na faixa etária dos 3 anos matriculadas na E.M.E.I. Ilha da Pintada no município de Porto Alegre. Apresenta referencial teórico baseado nas fases do desenvolvimento infantil e a contribuição da literatura infantil como suporte para realização da biblioterapia com crianças consideradas em estado de vulnerabilidade social. Aborda temas como os medos na infância, o papel de mediação do profissional bibliotecário e sua contribuição social na tentativa de apaziguar as tensões vivenciadas pelos sujeitos do estudo. O objetivo deste trabalho ancora-se na tentativa de superação dos medos mais comuns na infância como medo do escuro, de bruxa, monstro, lobo e de tempestade com o auxílio de livros infantis que abordem tais temas. Estudo qualitativo que se desenvolveu com a coleta dos dados através da observação participante e de entrevista semi-estruturada. Conclui que as representações sociais como a família é um dos maiores sonhos das crianças pesquisadas mesmo aquelas as quais não vivem sob o mesmo teto independente de serem preteridas ou não por seus genitores. Desta forma, a literatura infantil auxilia na superação dos medos na infância onde o enredo aborde temas relacionados aos medos mais comuns na infância os quais além dos medos fantasiosos como de algum tipo de animal como o lobo ou pela insegurança de estar em um lugar escuro, mesmo sendo seu quarto. Sendo assim, a biblioterapia contribuiu na superação destes temores uma vez que nas histórias contadas a catarse que é o alívio da tensão vivenciada diariamente ocorreu, fato demonstrado através de brincadeiras e sorrisos com a pesquisadora gerando um momento descontraído e cheio de diálogo entre o grupo observado. Além disso, o profissional bibliotecário deverá assumir cada vez mais seu papel social através da disseminação da informação especializada em todos os meios principalmente aqueles sujeitos os quais não dispõe de acesso a esse tipo de material, inclusive o bibliotecário deverá fazer parte de equipe interdisciplinar nas escolas onde possa contribuir na seleção de materiais de qualidade como os livros infantis que deverão estar embasados no projeto político pedagógico da instituição vinculada e da realidade dos alunos.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-17T06:02:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782358
url http://hdl.handle.net/10183/31143
identifier_str_mv 000782358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/2/000782358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/1/000782358.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31143/3/000782358.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 726a71557b077d78f8b05d6f13e3d7fb
cf37db3447cc589bb6875d87992a26f4
39eb19dad9e12453f7a2252cd39454d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447061239169024