Biblioterapia : um estudo de caso da prática de leitura realizada com pessoas com necessidades psicossociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54273
Resumo: Este estudo apresenta uma investigação sobre a atividade de leitura realizada pelo grupo de pacientes com necessidades psicossociais (transtornos mentais) do Centro de Apoio Psicossocial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, realizada na Biblioteca da Escola Técnica em Saúde, tem como objetivo verificar se a atividade de leitura realizada pelo grupo propicia a Biblioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, procura identificar a percepção dos sujeitos na interação com a leitura. A revisão da literatura apresenta considerações seguindo literaturas já existentes sobre assuntos como: biblioterapia; pessoas com necessidades especiais; doença mental e biblioteca escolar. A coleta de dados foi realizada através de observações do participante e entrevistas para que melhor se possa analisar os resultados da investigação. O resultado da investigação mostra que a atividade de leitura pode ser considerada como biblioterapia, pois desenvolve uma discussão em grupo. Um dos fatores da biblioterapia, propicia a pratica da oralidade e levando em conta que a leitura por si só já traz benefícios. Considerando também o papel do mediador que podem ser pessoas de várias áreas, incluindo aqui os bibliotecários como participante na produção de projetos de leituras que facilitem a convivência e inclusão de pessoas com necessidades. A prática da biblioterapia contribui na inserção destes pacientes no convívio social e, é outro viés em que o profissional bibliotecário pode atuar.
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