Biblioterapia : um estudo de caso da prática de leitura realizada com pessoas com necessidades psicossociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54273 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma investigação sobre a atividade de leitura realizada pelo grupo de pacientes com necessidades psicossociais (transtornos mentais) do Centro de Apoio Psicossocial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, realizada na Biblioteca da Escola Técnica em Saúde, tem como objetivo verificar se a atividade de leitura realizada pelo grupo propicia a Biblioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, procura identificar a percepção dos sujeitos na interação com a leitura. A revisão da literatura apresenta considerações seguindo literaturas já existentes sobre assuntos como: biblioterapia; pessoas com necessidades especiais; doença mental e biblioteca escolar. A coleta de dados foi realizada através de observações do participante e entrevistas para que melhor se possa analisar os resultados da investigação. O resultado da investigação mostra que a atividade de leitura pode ser considerada como biblioterapia, pois desenvolve uma discussão em grupo. Um dos fatores da biblioterapia, propicia a pratica da oralidade e levando em conta que a leitura por si só já traz benefícios. Considerando também o papel do mediador que podem ser pessoas de várias áreas, incluindo aqui os bibliotecários como participante na produção de projetos de leituras que facilitem a convivência e inclusão de pessoas com necessidades. A prática da biblioterapia contribui na inserção destes pacientes no convívio social e, é outro viés em que o profissional bibliotecário pode atuar. |
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Lopes, RosaneMoro, Eliane Lourdes da Silva2012-08-21T01:35:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/54273000855809Este estudo apresenta uma investigação sobre a atividade de leitura realizada pelo grupo de pacientes com necessidades psicossociais (transtornos mentais) do Centro de Apoio Psicossocial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, realizada na Biblioteca da Escola Técnica em Saúde, tem como objetivo verificar se a atividade de leitura realizada pelo grupo propicia a Biblioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, procura identificar a percepção dos sujeitos na interação com a leitura. A revisão da literatura apresenta considerações seguindo literaturas já existentes sobre assuntos como: biblioterapia; pessoas com necessidades especiais; doença mental e biblioteca escolar. A coleta de dados foi realizada através de observações do participante e entrevistas para que melhor se possa analisar os resultados da investigação. O resultado da investigação mostra que a atividade de leitura pode ser considerada como biblioterapia, pois desenvolve uma discussão em grupo. Um dos fatores da biblioterapia, propicia a pratica da oralidade e levando em conta que a leitura por si só já traz benefícios. Considerando também o papel do mediador que podem ser pessoas de várias áreas, incluindo aqui os bibliotecários como participante na produção de projetos de leituras que facilitem a convivência e inclusão de pessoas com necessidades. A prática da biblioterapia contribui na inserção destes pacientes no convívio social e, é outro viés em que o profissional bibliotecário pode atuar.This study presents an investigation into the activity of reading done by the group of patients with psychosocial needs (mental disorders) of the Centro of Apoio Psicossocial of the Hospital of Clinicas of Porto Alegre / RS, held at the Biblioteca of Escola Técnica in Saúde. Objective was verifying whether the activity of reading done by the group provides the Bibliotherapy. This is a qualitative research through a case study seeks to identify the perception of the subjects in the interaction with the reading. The literature review presents considerations following the existing literature on topics such as bibliotherapy, people with special needs, mental illness and school library. Data collection was done through participant observation and interviews to better be able to analyze research results. The result of research shows that the activity of reading can be considered as bibliotherapy, it develops a group discussion, which is a factor of bibliotherapy, and it provides practice of orality and taking into account mainly the reading itself already brings benefits. Considering also the role of the mediator which can be people from various areas including librarians here as a participant in the production of projects that facilitate the coexistence readings and inclusion of people in need. The practice of bibliotherapy contributes to the integration of these patients in social life and it is another aspect in which the librarian can act.application/pdfporBiblioterapiaLeituraBibliotherapyReadingMediatorBiblioterapia : um estudo de caso da prática de leitura realizada com pessoas com necessidades psicossociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855809.pdf000855809.pdfTexto completoapplication/pdf511103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54273/1/000855809.pdfe08b60b90aa1006d56fe5812889e1040MD51TEXT000855809.pdf.txt000855809.pdf.txtExtracted Texttext/plain109393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54273/2/000855809.pdf.txtc3dfbbc4a64ae6622ce811618fdb8cc9MD52THUMBNAIL000855809.pdf.jpg000855809.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54273/3/000855809.pdf.jpg2a8e24d15afaa9faf280e494b6361be1MD5310183/542732018-10-15 08:15:57.951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:15:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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