Influência da heurística comportamental nas decisões de compras imobiliárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Jessica Santos da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174764
Resumo: Diante do aumento da oferta de imóveis residenciais para venda e locação na cidade de Porto Alegre, este trabalho busca conhecer o efeito da influência das heurísticas comportamentais nas decisões por compra financiada ou aluguel. Inicialmente, o comportamento do consumidor e a Teoria dos Prospectos de Kahneman e Tversky (1979) foram explorados. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizado um experimento quantitativo com 160 estudantes da Escola de Administração da UFRGS. O experimento envolvia quatro modelos de questionários, cada um deles contendo a mesma informação a respeito do custo de cada opção e uma informação heurística diferente envolvendo confiabilidade em formadores de opinião leigos e especialistas, e efeito framing (estrutura positiva ou negativa da informação), além de um espaço para que os participantes colocassem os motivos de suas escolhas. Após a coleta de dados e análise de resultados, constatou-se que informações heurísticas relativas ao efeito framing e confiabilidade não foram capazes de influenciar significativamente as decisões dos participantes. Os resultados e a análise dos motivos apresentados demonstram que a maioria dos entrevistados prefere comprar um imóvel e que esta decisão está mais ligada a fatores emocionais e culturais. Em relação aos que optaram pelo aluguel, sua decisão está mais relacionada a fatores racionais, de decisão de investimento.
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