Influência da heurística comportamental nas decisões de compras imobiliárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174764 |
Resumo: | Diante do aumento da oferta de imóveis residenciais para venda e locação na cidade de Porto Alegre, este trabalho busca conhecer o efeito da influência das heurísticas comportamentais nas decisões por compra financiada ou aluguel. Inicialmente, o comportamento do consumidor e a Teoria dos Prospectos de Kahneman e Tversky (1979) foram explorados. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizado um experimento quantitativo com 160 estudantes da Escola de Administração da UFRGS. O experimento envolvia quatro modelos de questionários, cada um deles contendo a mesma informação a respeito do custo de cada opção e uma informação heurística diferente envolvendo confiabilidade em formadores de opinião leigos e especialistas, e efeito framing (estrutura positiva ou negativa da informação), além de um espaço para que os participantes colocassem os motivos de suas escolhas. Após a coleta de dados e análise de resultados, constatou-se que informações heurísticas relativas ao efeito framing e confiabilidade não foram capazes de influenciar significativamente as decisões dos participantes. Os resultados e a análise dos motivos apresentados demonstram que a maioria dos entrevistados prefere comprar um imóvel e que esta decisão está mais ligada a fatores emocionais e culturais. Em relação aos que optaram pelo aluguel, sua decisão está mais relacionada a fatores racionais, de decisão de investimento. |
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Silveira, Jessica Santos daSilveira, Teniza da2018-04-17T02:27:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/174764001064019Diante do aumento da oferta de imóveis residenciais para venda e locação na cidade de Porto Alegre, este trabalho busca conhecer o efeito da influência das heurísticas comportamentais nas decisões por compra financiada ou aluguel. Inicialmente, o comportamento do consumidor e a Teoria dos Prospectos de Kahneman e Tversky (1979) foram explorados. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizado um experimento quantitativo com 160 estudantes da Escola de Administração da UFRGS. O experimento envolvia quatro modelos de questionários, cada um deles contendo a mesma informação a respeito do custo de cada opção e uma informação heurística diferente envolvendo confiabilidade em formadores de opinião leigos e especialistas, e efeito framing (estrutura positiva ou negativa da informação), além de um espaço para que os participantes colocassem os motivos de suas escolhas. Após a coleta de dados e análise de resultados, constatou-se que informações heurísticas relativas ao efeito framing e confiabilidade não foram capazes de influenciar significativamente as decisões dos participantes. Os resultados e a análise dos motivos apresentados demonstram que a maioria dos entrevistados prefere comprar um imóvel e que esta decisão está mais ligada a fatores emocionais e culturais. Em relação aos que optaram pelo aluguel, sua decisão está mais relacionada a fatores racionais, de decisão de investimento.Due to increase in supply for residential properties regarding to sale and lease in the city of Porto Alegre, this work aims to understand the effect of behavioral heuristics over decisions for mortgage based purchase versus rental. Initially, the consumer behavior and the Prospect Theory of Kahneman and Tversky (1979) were explored. To reach the study’s objectives, a quantitative experiment was carried out with 160 students from the UFRGS Business School. The experiment involved four models of questionnaires, each one containing the same information about the capital cost of each option and a different heuristic information involving experts opinion, and the framing effect (positive or negative structure of information), besides a space where the participants could explain the reasons of their choices. After data collection and analysis of results, it was verified that heuristic information over the framing effect and reliability were not able to significantly influence the participants’ decisions. The results and the analysis of the reasons show that the majority of interviewees prefer to buy a property and that this decision is more linked to emotional and cultural factors. As for those who prefer to rent, their decision is more related to rationality, investment decision factors.application/pdfporComportamento do consumidorDecisão de compraConsumer behaviorPurchase and rental of residential propertiesBehavioral heuristicsInfluência da heurística comportamental nas decisões de compras imobiliáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064019.pdf001064019.pdfTexto completoapplication/pdf430658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174764/1/001064019.pdf6322d8db579aa08da6ac74e2628f87c0MD51TEXT001064019.pdf.txt001064019.pdf.txtExtracted Texttext/plain124896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174764/2/001064019.pdf.txtc0d028f0111d74d4bc33a62d8fa545aaMD52THUMBNAIL001064019.pdf.jpg001064019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174764/3/001064019.pdf.jpga433b2019742ed94c1cd224219819529MD5310183/1747642018-10-30 08:09:18.447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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