O processo de decisão de compra de alimentos veganos por consumidores não veganos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255911 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos identificados na embalagem com selo vegano. As análises deste estudo passaram pela caracterização do comportamento de compra, motivadores, fatores de influência que fazem os consumidores optarem por um produto vegano mesmo não possuindo esse estilo de vida e a relevância da presença do selo vegano na embalagem do produto. As análises foram realizadas a partir de estudos científicos e referenciais bibliográficos principalmente de marketing e de comportamento do consumidor, além de estudos sobre veganismo. As informações foram colhidas através de questionário quantitativo realizado virtualmente, por conveniência e contou com respondentes de vários estados brasileiros. Por se tratar de um estudo ainda novo, não tivemos muitos artigos específicos de comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos veganos, mas realizamos comparativos entre consumidores que já possuem esse estilo de vida e alguns pontos cruzados tratam dos mesmos resultados. Em sua maioria o estudo é formado por adultos com idades entre 26 e 40 anos, com ensino superior completo, com renda entre 3 e 10 saláriosmínimos. A maioria dos consumidores costuma optar por alimentos veganos esporadicamente, sua principal motivação para fazer isso está relacionada ao fato de cuidar da sua saúde e bem-estar. Os consumidores buscam informações sobre esses alimentos principalmente em perfis nas redes sociais sobre produtos veganos e realizam a compra majoritariamente em supermercados. O maior influenciador são os grupos de amigos e os indivíduos consideram importante a presença do selo e a identificação das marcas através destes, principalmente pela facilidade no momento da escolha. |
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Lopes, Gizele SivinskiSilveira, Teniza da2023-03-18T03:31:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/255911001160367O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos identificados na embalagem com selo vegano. As análises deste estudo passaram pela caracterização do comportamento de compra, motivadores, fatores de influência que fazem os consumidores optarem por um produto vegano mesmo não possuindo esse estilo de vida e a relevância da presença do selo vegano na embalagem do produto. As análises foram realizadas a partir de estudos científicos e referenciais bibliográficos principalmente de marketing e de comportamento do consumidor, além de estudos sobre veganismo. As informações foram colhidas através de questionário quantitativo realizado virtualmente, por conveniência e contou com respondentes de vários estados brasileiros. Por se tratar de um estudo ainda novo, não tivemos muitos artigos específicos de comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos veganos, mas realizamos comparativos entre consumidores que já possuem esse estilo de vida e alguns pontos cruzados tratam dos mesmos resultados. Em sua maioria o estudo é formado por adultos com idades entre 26 e 40 anos, com ensino superior completo, com renda entre 3 e 10 saláriosmínimos. A maioria dos consumidores costuma optar por alimentos veganos esporadicamente, sua principal motivação para fazer isso está relacionada ao fato de cuidar da sua saúde e bem-estar. Os consumidores buscam informações sobre esses alimentos principalmente em perfis nas redes sociais sobre produtos veganos e realizam a compra majoritariamente em supermercados. O maior influenciador são os grupos de amigos e os indivíduos consideram importante a presença do selo e a identificação das marcas através destes, principalmente pela facilidade no momento da escolha.The present work aims to study the behavior of non-vegan consumers in relation to the purchase of foods identified on the packaging with a vegan seal. The analysis of this study went through the characterization of purchase behavior, motivators, influencing factors that make consumers choose a vegan product even without this lifestyle and the relevance of the presence of the vegan seal on the product packaging. The analyzes were carried out based on scientific studies and bibliographic references, mainly on marketing and consumer behavior, as well as studies on veganism. The information was collected through a quantitative questionnaire carried out virtually, for convenience and had respondents from several Brazilian states. As this is a new study, we did not have many specific articles on non-vegan consumer behavior in relation to the purchase of vegan foods, but we made comparisons between consumers who already have this lifestyle and some cross points deal with the same results. Most of the study is made up of adults aged between 26 and 40 years, with complete higher education, with income between 3 and 10 minimum wages. Most consumers tend to opt for vegan foods sporadically, their main motivation for doing so is related to taking care of their health and well-being. Consumers seek information about these foods mainly on social media profiles about vegan products and purchase mostly in supermarkets. The biggest influencer are the groups of friends, and the individuals consider the presence of the seal and the identification of the brands through them to be important, mainly due to the ease of choice.application/pdfporComportamento do consumidorTomada de decisãoDecisão de compraAlimentosVeganismoConsumer behaviorPurchase decision processVegan stampVegan foodsO processo de decisão de compra de alimentos veganos por consumidores não veganosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160367.pdf.txt001160367.pdf.txtExtracted Texttext/plain120764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255911/2/001160367.pdf.txta62bb9e9777d4782dc3af4d4b941eddeMD52ORIGINAL001160367.pdfTexto completoapplication/pdf715912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255911/1/001160367.pdf4fd974bdafc9e90b788bcdadba147a46MD5110183/2559112023-03-19 03:34:26.046209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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