O processo de decisão de compra de alimentos veganos por consumidores não veganos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gizele Sivinski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255911
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos identificados na embalagem com selo vegano. As análises deste estudo passaram pela caracterização do comportamento de compra, motivadores, fatores de influência que fazem os consumidores optarem por um produto vegano mesmo não possuindo esse estilo de vida e a relevância da presença do selo vegano na embalagem do produto. As análises foram realizadas a partir de estudos científicos e referenciais bibliográficos principalmente de marketing e de comportamento do consumidor, além de estudos sobre veganismo. As informações foram colhidas através de questionário quantitativo realizado virtualmente, por conveniência e contou com respondentes de vários estados brasileiros. Por se tratar de um estudo ainda novo, não tivemos muitos artigos específicos de comportamento do consumidor não vegano em relação a compra de alimentos veganos, mas realizamos comparativos entre consumidores que já possuem esse estilo de vida e alguns pontos cruzados tratam dos mesmos resultados. Em sua maioria o estudo é formado por adultos com idades entre 26 e 40 anos, com ensino superior completo, com renda entre 3 e 10 saláriosmínimos. A maioria dos consumidores costuma optar por alimentos veganos esporadicamente, sua principal motivação para fazer isso está relacionada ao fato de cuidar da sua saúde e bem-estar. Os consumidores buscam informações sobre esses alimentos principalmente em perfis nas redes sociais sobre produtos veganos e realizam a compra majoritariamente em supermercados. O maior influenciador são os grupos de amigos e os indivíduos consideram importante a presença do selo e a identificação das marcas através destes, principalmente pela facilidade no momento da escolha.
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