Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keil, Aline Yoshinaga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203687
Resumo: Com a ascensão do veganismo, o mercado voltado para o público vegano tem crescido nos últimos anos. Conforme estudos sugerem, a preocupação com o meio ambiente é uma das motivações para as pessoas se tornarem veganas. Tendo em vista que para atender às necessidades dos consumidores veganos e prosperar nesse mercado é necessário compreender as particularidades em relação aos seus comportamentos de compra, esta pesquisa tem o objetivo de verificar de que maneira a preocupação com o meio ambiente influencia o processo de compra do consumidor vegano de Porto Alegre. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de 12 entrevistas em profundidade, a partir das quais foi possível identificar as razões e motivações pela escolha do estilo de vida vegano, incluindo significados pessoais, fatores considerados e determinantes no momento da compra e condições nas quais a preocupação com o meio ambiente afeta o processo de compra do consumidor vegano. Na segunda etapa foi implementada uma análise conjunta com a participação de 45 respondentes veganos, vegetarianos e onívoros, que possibilitou uma comparação entre esses diferentes públicos para verificação da importância que os fatores ambientais representam. Os resultados mostraram que os fatores ambientais e humanitários representam a maior importância para os veganos na etapa quantitativa, corroborando com a etapa qualitativa, que mostrou que não só a preocupação ambiental, mas também a preocupação com aspectos sociais é determinante no momento de decisão de compra.
id UFRGS-2_2baf9442d7ed38de48afbb0c156ccdab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203687
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Keil, Aline YoshinagaMuller Neto, Hugo Fridolino2019-12-24T03:59:39Z2019http://hdl.handle.net/10183/203687001106659Com a ascensão do veganismo, o mercado voltado para o público vegano tem crescido nos últimos anos. Conforme estudos sugerem, a preocupação com o meio ambiente é uma das motivações para as pessoas se tornarem veganas. Tendo em vista que para atender às necessidades dos consumidores veganos e prosperar nesse mercado é necessário compreender as particularidades em relação aos seus comportamentos de compra, esta pesquisa tem o objetivo de verificar de que maneira a preocupação com o meio ambiente influencia o processo de compra do consumidor vegano de Porto Alegre. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de 12 entrevistas em profundidade, a partir das quais foi possível identificar as razões e motivações pela escolha do estilo de vida vegano, incluindo significados pessoais, fatores considerados e determinantes no momento da compra e condições nas quais a preocupação com o meio ambiente afeta o processo de compra do consumidor vegano. Na segunda etapa foi implementada uma análise conjunta com a participação de 45 respondentes veganos, vegetarianos e onívoros, que possibilitou uma comparação entre esses diferentes públicos para verificação da importância que os fatores ambientais representam. Os resultados mostraram que os fatores ambientais e humanitários representam a maior importância para os veganos na etapa quantitativa, corroborando com a etapa qualitativa, que mostrou que não só a preocupação ambiental, mas também a preocupação com aspectos sociais é determinante no momento de decisão de compra.With the rise of veganism, the vegan target market has grown in recent years. As studies suggest, concern about the environment is one of the motivations for people to become vegan. Considering that in order to meet the needs of vegan consumers and to thrive in this market, it is necessary to understand the particularities of their buying behavior, this research has the objective of verifying how the concern with the environment influences the purchase process of the consumer of Porto Alegre. The first stage of the research was carried out through 12 in-depth interviews, from which it was possible to identify the reasons and motivations for choosing the vegan lifestyle, including personal meanings, factors considered and determinants at the time of purchase and conditions under which the concern with the environment affects the process of buying the vegan consumer. In the second stage, a joint analysis was carried out with the participation of 45 vegan, vegetarian and omnivore respondents, which enabled a comparison between these different audiences to verify the importance of environmental factors. The results showed that environmental and humanitarian factors are of major importance to the quantitative stage of the vegans, corroborating with the qualitative step, which showed that not only the environmental concern but also the concern with social aspects is decisive at the moment of purchase decision.application/pdfporComportamento do consumidorDecisão de compraVeganismoConsumer behaviorVeganismEnvironmental concernBuying decisionComportamento do consumidor vegano de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106659.pdf.txt001106659.pdf.txtExtracted Texttext/plain101625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203687/2/001106659.pdf.txt748b02bc12097cc065c12d3a83efe92cMD52ORIGINAL001106659.pdfTexto completoapplication/pdf2292337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203687/1/001106659.pdf7e413af1a400ce42560c2509919b4a45MD5110183/2036872023-05-05 03:21:34.083398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203687Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
title Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
spellingShingle Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
Keil, Aline Yoshinaga
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Veganismo
Consumer behavior
Veganism
Environmental concern
Buying decision
title_short Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
title_full Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
title_fullStr Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
title_sort Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre
author Keil, Aline Yoshinaga
author_facet Keil, Aline Yoshinaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keil, Aline Yoshinaga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Veganismo
topic Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Veganismo
Consumer behavior
Veganism
Environmental concern
Buying decision
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Veganism
Environmental concern
Buying decision
description Com a ascensão do veganismo, o mercado voltado para o público vegano tem crescido nos últimos anos. Conforme estudos sugerem, a preocupação com o meio ambiente é uma das motivações para as pessoas se tornarem veganas. Tendo em vista que para atender às necessidades dos consumidores veganos e prosperar nesse mercado é necessário compreender as particularidades em relação aos seus comportamentos de compra, esta pesquisa tem o objetivo de verificar de que maneira a preocupação com o meio ambiente influencia o processo de compra do consumidor vegano de Porto Alegre. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de 12 entrevistas em profundidade, a partir das quais foi possível identificar as razões e motivações pela escolha do estilo de vida vegano, incluindo significados pessoais, fatores considerados e determinantes no momento da compra e condições nas quais a preocupação com o meio ambiente afeta o processo de compra do consumidor vegano. Na segunda etapa foi implementada uma análise conjunta com a participação de 45 respondentes veganos, vegetarianos e onívoros, que possibilitou uma comparação entre esses diferentes públicos para verificação da importância que os fatores ambientais representam. Os resultados mostraram que os fatores ambientais e humanitários representam a maior importância para os veganos na etapa quantitativa, corroborando com a etapa qualitativa, que mostrou que não só a preocupação ambiental, mas também a preocupação com aspectos sociais é determinante no momento de decisão de compra.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-24T03:59:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106659
url http://hdl.handle.net/10183/203687
identifier_str_mv 001106659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203687/2/001106659.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203687/1/001106659.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 748b02bc12097cc065c12d3a83efe92c
7e413af1a400ce42560c2509919b4a45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589402963968