Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216326 |
Resumo: | Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte. |
id |
UFRGS-2_c5f72b3e4f67d09e530d799e703d4ff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216326 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontana, Lucas LimaHofstaetter, Andrea2020-12-11T04:11:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/216326001114107Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte.application/pdfporObjetos de aprendizagem poéticosExperiênciaPoéticaArtes visuais : EnsinoMaterial didático : Artes visuaisProfessor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114107.pdf.txt001114107.pdf.txtExtracted Texttext/plain153700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/2/001114107.pdf.txtb3e4728a59f5b5a62451414cfad2ffd3MD52ORIGINAL001114107.pdfTexto completoapplication/pdf4854789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/1/001114107.pdf9cdede1148a678c8dccc047830f02912MD5110183/2163262020-12-12 05:17:16.298896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:17:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
title |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
spellingShingle |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte Fontana, Lucas Lima Objetos de aprendizagem poéticos Experiência Poética Artes visuais : Ensino Material didático : Artes visuais |
title_short |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
title_full |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
title_fullStr |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
title_full_unstemmed |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
title_sort |
Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte |
author |
Fontana, Lucas Lima |
author_facet |
Fontana, Lucas Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Lucas Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem poéticos Experiência Poética Artes visuais : Ensino Material didático : Artes visuais |
topic |
Objetos de aprendizagem poéticos Experiência Poética Artes visuais : Ensino Material didático : Artes visuais |
description |
Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T04:11:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216326 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114107 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216326 |
identifier_str_mv |
001114107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/2/001114107.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/1/001114107.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3e4728a59f5b5a62451414cfad2ffd3 9cdede1148a678c8dccc047830f02912 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224600015601664 |