Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Lucas Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216326
Resumo: Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte.
id UFRGS-2_c5f72b3e4f67d09e530d799e703d4ff6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216326
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontana, Lucas LimaHofstaetter, Andrea2020-12-11T04:11:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/216326001114107Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte.application/pdfporObjetos de aprendizagem poéticosExperiênciaPoéticaArtes visuais : EnsinoMaterial didático : Artes visuaisProfessor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114107.pdf.txt001114107.pdf.txtExtracted Texttext/plain153700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/2/001114107.pdf.txtb3e4728a59f5b5a62451414cfad2ffd3MD52ORIGINAL001114107.pdfTexto completoapplication/pdf4854789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/1/001114107.pdf9cdede1148a678c8dccc047830f02912MD5110183/2163262020-12-12 05:17:16.298896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:17:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
title Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
spellingShingle Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
Fontana, Lucas Lima
Objetos de aprendizagem poéticos
Experiência
Poética
Artes visuais : Ensino
Material didático : Artes visuais
title_short Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
title_full Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
title_fullStr Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
title_full_unstemmed Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
title_sort Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
author Fontana, Lucas Lima
author_facet Fontana, Lucas Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Lucas Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem poéticos
Experiência
Poética
Artes visuais : Ensino
Material didático : Artes visuais
topic Objetos de aprendizagem poéticos
Experiência
Poética
Artes visuais : Ensino
Material didático : Artes visuais
description Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-11T04:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216326
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114107
url http://hdl.handle.net/10183/216326
identifier_str_mv 001114107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/2/001114107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216326/1/001114107.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3e4728a59f5b5a62451414cfad2ffd3
9cdede1148a678c8dccc047830f02912
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224600015601664