O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kamila Milena Moura da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262667
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da biblioteca, realocando-a numa posição de essencialidade e centralidade nas propostas a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil e, mais especificamente, no desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário desde a pré-escola. Deste objetivo principal desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) compreender a importância da biblioteca no período da pré-escola, como um espaço potencializador de recursos a serviço do conhecimento, da aprendizagem, da ludicidade, da imaginação, da criatividade, de trocas entre sujeitos; 2) conceber a biblioteca escolar, não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional, e assim, entender este espaço como um agente interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Para dar conta destes objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, alinhada ao que vem sendo denominado como uma pesquisa de revisão teórica. Os resultados da pesquisa desenvolvida apontaram a importância da biblioteca desde a pré-escola, uma vez que ela impulsiona a formação do leitor literário e o desenvolvimento da competência informacional. Apontaram ainda que a biblioteca escolar precisa ser considerada não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional que estimula a fantasia, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens. Concluiu-se a importância de entender a biblioteca escolar como um espaço funcional, usado para leitura e para contação de histórias, para a realização de rodas de conversa, para a exploração de diferentes gêneros textuais amparados pela intencionalidade do fazer docente.
id UFRGS-2_c65dcc310346ed22c90c227cac637c2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262667
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Kamila Milena Moura daGuizzo, Bianca Salazar2023-07-28T03:35:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/262667001174074Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da biblioteca, realocando-a numa posição de essencialidade e centralidade nas propostas a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil e, mais especificamente, no desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário desde a pré-escola. Deste objetivo principal desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) compreender a importância da biblioteca no período da pré-escola, como um espaço potencializador de recursos a serviço do conhecimento, da aprendizagem, da ludicidade, da imaginação, da criatividade, de trocas entre sujeitos; 2) conceber a biblioteca escolar, não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional, e assim, entender este espaço como um agente interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Para dar conta destes objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, alinhada ao que vem sendo denominado como uma pesquisa de revisão teórica. Os resultados da pesquisa desenvolvida apontaram a importância da biblioteca desde a pré-escola, uma vez que ela impulsiona a formação do leitor literário e o desenvolvimento da competência informacional. Apontaram ainda que a biblioteca escolar precisa ser considerada não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional que estimula a fantasia, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens. Concluiu-se a importância de entender a biblioteca escolar como um espaço funcional, usado para leitura e para contação de histórias, para a realização de rodas de conversa, para a exploração de diferentes gêneros textuais amparados pela intencionalidade do fazer docente.The main objective of this work is to discuss the importance of the library, relocating it in a position of essentiality and centrality in the proposals to be developed in early childhood education schools and, more specifically, in the development of informational competence and the formation of the literary reader since preschool. From this main objective, the following specific objectives unfold: 1) understanding the importance of the library during the preschool period, as a space that enhances resources at the service of knowledge, learning, playfulness, imagination, creativity and exchanges among the subjects; 2) conceiving the school library, not only as a physical space, but as an educational space, and therefore, understanding this space as an interdisciplinary, multidisciplinary and transdisciplinary agent. In order to achieve these objectives, a qualitative research was carried out, in accord with what has been called a theoretical review research. The results of the carried out research pointed to the importance of the library since preschool, as it boosts the formation of the literary reader and the development of informational competence. The studies also pointed out that the school library needs to be considered not only as a physical space, but also as an educational space that stimulates fantasy, creativity, imagination and the development of skills and learnings. The importance of understanding the school library as a functional space, used for reading and storytelling, for holding conversation circles, for exploring different textual genres supported by the intentionality of teaching, was concluded.application/pdfporBiblioteca escolarFormação de leitoresEducação pré-escolarEducação infantilCriançaLibraryPreschoolEducationChildInformational competenceFormation of the literary readerO uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174074.pdf.txt001174074.pdf.txtExtracted Texttext/plain71141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262667/2/001174074.pdf.txtfe7d124c6fe4a8b223add6799751567bMD52ORIGINAL001174074.pdfTexto completoapplication/pdf951096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262667/1/001174074.pdf2f3de6b452adcc95f888761d52829883MD5110183/2626672023-08-19 03:31:17.988506oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-19T06:31:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
title O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
spellingShingle O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
Silva, Kamila Milena Moura da
Biblioteca escolar
Formação de leitores
Educação pré-escolar
Educação infantil
Criança
Library
Preschool
Education
Child
Informational competence
Formation of the literary reader
title_short O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
title_full O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
title_fullStr O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
title_full_unstemmed O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
title_sort O uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escola
author Silva, Kamila Milena Moura da
author_facet Silva, Kamila Milena Moura da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kamila Milena Moura da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
contributor_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Formação de leitores
Educação pré-escolar
Educação infantil
Criança
topic Biblioteca escolar
Formação de leitores
Educação pré-escolar
Educação infantil
Criança
Library
Preschool
Education
Child
Informational competence
Formation of the literary reader
dc.subject.eng.fl_str_mv Library
Preschool
Education
Child
Informational competence
Formation of the literary reader
description Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da biblioteca, realocando-a numa posição de essencialidade e centralidade nas propostas a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil e, mais especificamente, no desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário desde a pré-escola. Deste objetivo principal desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) compreender a importância da biblioteca no período da pré-escola, como um espaço potencializador de recursos a serviço do conhecimento, da aprendizagem, da ludicidade, da imaginação, da criatividade, de trocas entre sujeitos; 2) conceber a biblioteca escolar, não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional, e assim, entender este espaço como um agente interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Para dar conta destes objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, alinhada ao que vem sendo denominado como uma pesquisa de revisão teórica. Os resultados da pesquisa desenvolvida apontaram a importância da biblioteca desde a pré-escola, uma vez que ela impulsiona a formação do leitor literário e o desenvolvimento da competência informacional. Apontaram ainda que a biblioteca escolar precisa ser considerada não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional que estimula a fantasia, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens. Concluiu-se a importância de entender a biblioteca escolar como um espaço funcional, usado para leitura e para contação de histórias, para a realização de rodas de conversa, para a exploração de diferentes gêneros textuais amparados pela intencionalidade do fazer docente.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174074
url http://hdl.handle.net/10183/262667
identifier_str_mv 001174074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262667/2/001174074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262667/1/001174074.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe7d124c6fe4a8b223add6799751567b
2f3de6b452adcc95f888761d52829883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665645973504