Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Júlia Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254895
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.
id UFRGS-2_2929bc74e240123b2a3552cca8df5ff1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254895
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Júlia MoraesAlexander, Ian2023-02-18T03:28:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/254895001162597O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.This study deals with the importance of reading, books and literature in the life of every person. Based on the Article “O Direito da Literatura”, by Antonio Candido, it treats literature as a human right, and examines the factors involved in the process of becoming a reader and how literature can help the individual to develop the capacity to reflect about themself and their social context, according to the text “A Literatura Salva?”, written by the author Jeferson Tenório. The study also deals with the profile of readers and non-readers in Brazil, highlighting the essential role of mediators in the process of reversing the low rate of reading in the country. The study works with the concept of community library proposed by Machado (2008) and also highlights Toigo’s (2019) dissertation where the author brings up the importance of community libraries and its reading mediators. The reading mediator acts as a bridge between the book and the reader in this subjective journey of learning to read for pleasure. The author also reflects on her own process of formation as a reader, thinking about the different influences and stimuli that participated in this journey with her. In addition, she highlights the importance of environments such as community libraries, focusing on three of them located in the Brazilian city of Porto Alegre: Biblioteca Comunitária Chocolatão, Biblioteca Comunitária do Arquipélago and Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.application/pdfporLiteratura : LeitorMediçãoFormação de leitoresBiblioteca comunitáriaIncentivo à leituraReader formationReading mediatorCommunity libraryLeitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162597.pdf.txt001162597.pdf.txtExtracted Texttext/plain82012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/2/001162597.pdf.txt717483f3ea6e249d77dd352c074e743aMD52ORIGINAL001162597.pdfTexto completoapplication/pdf7906072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/1/001162597.pdfe39e022e893d93e172a28c4cfbf2dbe4MD5110183/2548952023-02-19 04:23:42.837566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
title Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
spellingShingle Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
Alves, Júlia Moraes
Literatura : Leitor
Medição
Formação de leitores
Biblioteca comunitária
Incentivo à leitura
Reader formation
Reading mediator
Community library
title_short Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
title_full Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
title_fullStr Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
title_full_unstemmed Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
title_sort Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
author Alves, Júlia Moraes
author_facet Alves, Júlia Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Júlia Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexander, Ian
contributor_str_mv Alexander, Ian
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura : Leitor
Medição
Formação de leitores
Biblioteca comunitária
Incentivo à leitura
topic Literatura : Leitor
Medição
Formação de leitores
Biblioteca comunitária
Incentivo à leitura
Reader formation
Reading mediator
Community library
dc.subject.eng.fl_str_mv Reader formation
Reading mediator
Community library
description O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-18T03:28:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162597
url http://hdl.handle.net/10183/254895
identifier_str_mv 001162597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/2/001162597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/1/001162597.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 717483f3ea6e249d77dd352c074e743a
e39e022e893d93e172a28c4cfbf2dbe4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224652137168896