A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221018
Resumo: Em primeiro lugar, peço licença. Não por qualquer desacordo crítico; mas, de modo totalmente interessado, peço licença para fazer duas pequenas mudanças, no título da minha participação neste Painel. Apenas acrescento um hífen, entre duas palavras; e, depois, substituo uma palavra por outra. Assim, no título original “A formação do professor pesquisador e a mediação pedagógica” (que é o mesmo deste 6º Encontro de Pesquisa em Arte), ponho um hífen, ligando as palavras “professor” e “pesquisador”. Depois, retiro a palavra “mediação” e, em seu lugar, escrevo “criação”. O título original, assim operado, passa a ter a seguinte versão: “A formação do professor-[hífen]pesquisador e a criação pedagógica”. Parece pouca coisa: somente o acréscimo de um sinal diacrítico e uma inocente troca de palavras. No entanto, em meu entendimento, tudo muda. A seguir, veremos como processar a ideia dessa “formação do professor-pesquisador” e sua correlata “criação pedagógica”, no espaço (de liberdade tomada) deste Painel. Pensaremos isso, desde a perspectiva contemporânea da Filosofia ou Pensamento da Diferença.
id UFRGS-2_c67233995ae0f73ff14fd5f8281ec0cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221018
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra Mara2021-05-14T04:26:47Z20111519-6569http://hdl.handle.net/10183/221018000820192Em primeiro lugar, peço licença. Não por qualquer desacordo crítico; mas, de modo totalmente interessado, peço licença para fazer duas pequenas mudanças, no título da minha participação neste Painel. Apenas acrescento um hífen, entre duas palavras; e, depois, substituo uma palavra por outra. Assim, no título original “A formação do professor pesquisador e a mediação pedagógica” (que é o mesmo deste 6º Encontro de Pesquisa em Arte), ponho um hífen, ligando as palavras “professor” e “pesquisador”. Depois, retiro a palavra “mediação” e, em seu lugar, escrevo “criação”. O título original, assim operado, passa a ter a seguinte versão: “A formação do professor-[hífen]pesquisador e a criação pedagógica”. Parece pouca coisa: somente o acréscimo de um sinal diacrítico e uma inocente troca de palavras. No entanto, em meu entendimento, tudo muda. A seguir, veremos como processar a ideia dessa “formação do professor-pesquisador” e sua correlata “criação pedagógica”, no espaço (de liberdade tomada) deste Painel. Pensaremos isso, desde a perspectiva contemporânea da Filosofia ou Pensamento da Diferença.First of all, excuse me. Not for any critic disagreement, but in a totally uninterested way allow me to make two small changes to the title of my participation in this Panel. I just added a hyphen between two words, and then replaced one word by another. So, in the original title, ‘Researcher professor education and the pedagogical mediation’ (a title that has been the same since the Sixth Meeting of Research in Art), I put a hyphen linking the words ‘researcher’ and ‘professor’. After that, I deleted the word ‘mediation’ and, in its place, I wrote ‘creation’. The original title, so reformulated, has reached the following version: ‘Researcher-[hyphen]professor education and the pedagogical creation”. It seems to be a small change: just the addition of a diacritic signal and an innocent exchange of words. However, as I understand it, everything has changed. Afterwards, we will see how to process the idea of such ‘researcher-professor education’ and its correlate ‘pedagogical creation’ in the space of (the freedom attained in) this Panel. We will think about this from the contemporary perspective of Philosophy or Thought of Difference.application/pdfporRevista da FUNDARTE (Montenegro). Montenegro, RS. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2010), p. 13-16Formação de professoresPesquisadorDiferençaTeachingResearchDifferenceA formação do professor-pesquisador e a criação pedagógicaResearcher-professor education and the pedagogical creation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820192.pdf.txt000820192.pdf.txtExtracted Texttext/plain21946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221018/2/000820192.pdf.txtfef6a6d95657f2363daadd02aa053be2MD52ORIGINAL000820192.pdfTexto completoapplication/pdf80302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221018/1/000820192.pdf6744fd17881aeb698a38788a44d12aadMD5110183/2210182021-05-26 04:33:28.925114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Researcher-professor education and the pedagogical creation
title A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
spellingShingle A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
Corazza, Sandra Mara
Formação de professores
Pesquisador
Diferença
Teaching
Research
Difference
title_short A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
title_full A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
title_fullStr A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
title_full_unstemmed A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
title_sort A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pesquisador
Diferença
topic Formação de professores
Pesquisador
Diferença
Teaching
Research
Difference
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Research
Difference
description Em primeiro lugar, peço licença. Não por qualquer desacordo crítico; mas, de modo totalmente interessado, peço licença para fazer duas pequenas mudanças, no título da minha participação neste Painel. Apenas acrescento um hífen, entre duas palavras; e, depois, substituo uma palavra por outra. Assim, no título original “A formação do professor pesquisador e a mediação pedagógica” (que é o mesmo deste 6º Encontro de Pesquisa em Arte), ponho um hífen, ligando as palavras “professor” e “pesquisador”. Depois, retiro a palavra “mediação” e, em seu lugar, escrevo “criação”. O título original, assim operado, passa a ter a seguinte versão: “A formação do professor-[hífen]pesquisador e a criação pedagógica”. Parece pouca coisa: somente o acréscimo de um sinal diacrítico e uma inocente troca de palavras. No entanto, em meu entendimento, tudo muda. A seguir, veremos como processar a ideia dessa “formação do professor-pesquisador” e sua correlata “criação pedagógica”, no espaço (de liberdade tomada) deste Painel. Pensaremos isso, desde a perspectiva contemporânea da Filosofia ou Pensamento da Diferença.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:26:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221018
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000820192
identifier_str_mv 1519-6569
000820192
url http://hdl.handle.net/10183/221018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FUNDARTE (Montenegro). Montenegro, RS. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2010), p. 13-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221018/2/000820192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221018/1/000820192.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fef6a6d95657f2363daadd02aa053be2
6744fd17881aeb698a38788a44d12aad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017252380672