Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267102 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA. |
id |
UFRGS-2_c6a0f50697f8592a84f9cbabd81972f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267102 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Busato, RobertoMalysz, TaisGallon, Mônica da Silva2023-11-14T03:23:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/267102001166071O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA.This paper aims to present reflections on the teaching of basic knowledge of Astronomy and Astronautics from the implementation of theoretical and practical activities proposed by the Brazilian Astronomy Olympiad (OBA) and the Brazilian Rocket Show (MOBFOG) in two classes of 8th grade and one of 9th grade of elementary school. The work was delimited within the skills defined by the Annual Plan of Natural Science of the city of Três Coroas for each year of Elementary School II, set within the thematic axis Earth and Universe of the BNCC. The activities developed with the classes allowed a reflection of the pedagogical practice in astronomy teaching, demonstrating that the activities proposed in the OBA and MOBFOG are tools capable of arousing the curiosity of students and facilitators in scientific literacy, and that the practical activities were the ones that most aroused the interest of the classes. It was also found that only the skills listed in the thematic axis Earth and Universe of the BNCC are insufficient to prepare students for participation in the OBA.application/pdfporAstronomiaOlimpiadasAstronomy teachingScience teachingCommon National Curricular BaseReflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166071.pdf.txt001166071.pdf.txtExtracted Texttext/plain27976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/2/001166071.pdf.txtdf2282344e6d85382d56dc05df801424MD52ORIGINAL001166071.pdfTexto completoapplication/pdf599351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/1/001166071.pdfe542727d2a157b31c9746804b85bff77MD5110183/2671022023-11-15 04:26:13.258505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
title |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA Busato, Roberto Astronomia Olimpiadas Astronomy teaching Science teaching Common National Curricular Base |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA |
author |
Busato, Roberto |
author_facet |
Busato, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busato, Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malysz, Tais |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gallon, Mônica da Silva |
contributor_str_mv |
Malysz, Tais Gallon, Mônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Olimpiadas |
topic |
Astronomia Olimpiadas Astronomy teaching Science teaching Common National Curricular Base |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Astronomy teaching Science teaching Common National Curricular Base |
description |
O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:23:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267102 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166071 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267102 |
identifier_str_mv |
001166071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/2/001166071.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/1/001166071.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df2282344e6d85382d56dc05df801424 e542727d2a157b31c9746804b85bff77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224670281728000 |