Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busato, Roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267102
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA.
id UFRGS-2_c6a0f50697f8592a84f9cbabd81972f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267102
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Busato, RobertoMalysz, TaisGallon, Mônica da Silva2023-11-14T03:23:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/267102001166071O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA.This paper aims to present reflections on the teaching of basic knowledge of Astronomy and Astronautics from the implementation of theoretical and practical activities proposed by the Brazilian Astronomy Olympiad (OBA) and the Brazilian Rocket Show (MOBFOG) in two classes of 8th grade and one of 9th grade of elementary school. The work was delimited within the skills defined by the Annual Plan of Natural Science of the city of Três Coroas for each year of Elementary School II, set within the thematic axis Earth and Universe of the BNCC. The activities developed with the classes allowed a reflection of the pedagogical practice in astronomy teaching, demonstrating that the activities proposed in the OBA and MOBFOG are tools capable of arousing the curiosity of students and facilitators in scientific literacy, and that the practical activities were the ones that most aroused the interest of the classes. It was also found that only the skills listed in the thematic axis Earth and Universe of the BNCC are insufficient to prepare students for participation in the OBA.application/pdfporAstronomiaOlimpiadasAstronomy teachingScience teachingCommon National Curricular BaseReflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166071.pdf.txt001166071.pdf.txtExtracted Texttext/plain27976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/2/001166071.pdf.txtdf2282344e6d85382d56dc05df801424MD52ORIGINAL001166071.pdfTexto completoapplication/pdf599351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/1/001166071.pdfe542727d2a157b31c9746804b85bff77MD5110183/2671022023-11-15 04:26:13.258505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
title Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
Busato, Roberto
Astronomia
Olimpiadas
Astronomy teaching
Science teaching
Common National Curricular Base
title_short Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
title_full Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
title_sort Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
author Busato, Roberto
author_facet Busato, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busato, Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malysz, Tais
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
contributor_str_mv Malysz, Tais
Gallon, Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Olimpiadas
topic Astronomia
Olimpiadas
Astronomy teaching
Science teaching
Common National Curricular Base
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy teaching
Science teaching
Common National Curricular Base
description O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi delimitado dentro das habilidades definidas pelo Plano Anual de Ciências da Natureza da cidade de Três Coroas para cada ano do Ensino Fundamental II, dispostas dentro do eixo temático Terra e Universo da BNCC. As atividades desenvolvidas junto às turmas permitiram uma reflexão da prática pedagógica no ensino de Astronomia, demonstrando que as atividades propostas na OBA e na MOBFOG são ferramentas capazes de despertar a curiosidade dos estudantes e facilitadores no letramento científico, e que as atividades práticas foram as que mais despertaram o interesse das turmas. Também foi constatado que apenas as habilidades elencadas no eixo temático Terra e Universo da BNCC são insuficientes para preparar os estudantes para a participação na OBA.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267102
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166071
url http://hdl.handle.net/10183/267102
identifier_str_mv 001166071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/2/001166071.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267102/1/001166071.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df2282344e6d85382d56dc05df801424
e542727d2a157b31c9746804b85bff77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670281728000