Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115794 |
Resumo: | Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações. |
id |
UFRGS-2_c6cbd186ed29ddd0a8b39d8b74c85601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115794 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Agatha Rabelini da SilvaCollares, Darli2015-05-05T01:58:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/115794000954096Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações.application/pdfporRelação escola-famíliaEnsino fundamentalEnsino públicoParceria entre família e escola : configurações na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954096.pdf000954096.pdfTexto completoapplication/pdf216488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/1/000954096.pdf6c0d14e95d42272347d2ac3f7a47f6d6MD51TEXT000954096.pdf.txt000954096.pdf.txtExtracted Texttext/plain62288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/2/000954096.pdf.txt50120bd5769511854c3e0e83d6d24c41MD52THUMBNAIL000954096.pdf.jpg000954096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/3/000954096.pdf.jpge512788d549cbf281ff2e1706b0e4844MD5310183/1157942018-10-22 07:42:43.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
title |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
spellingShingle |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente Vianna, Agatha Rabelini da Silva Relação escola-família Ensino fundamental Ensino público |
title_short |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
title_full |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
title_fullStr |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
title_full_unstemmed |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
title_sort |
Parceria entre família e escola : configurações na prática docente |
author |
Vianna, Agatha Rabelini da Silva |
author_facet |
Vianna, Agatha Rabelini da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Agatha Rabelini da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Ensino fundamental Ensino público |
topic |
Relação escola-família Ensino fundamental Ensino público |
description |
Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115794 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115794 |
identifier_str_mv |
000954096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/1/000954096.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/2/000954096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/3/000954096.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c0d14e95d42272347d2ac3f7a47f6d6 50120bd5769511854c3e0e83d6d24c41 e512788d549cbf281ff2e1706b0e4844 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483952918528 |