Parceria entre família e escola : configurações na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Agatha Rabelini da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115794
Resumo: Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações.
id UFRGS-2_c6cbd186ed29ddd0a8b39d8b74c85601
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115794
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vianna, Agatha Rabelini da SilvaCollares, Darli2015-05-05T01:58:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/115794000954096Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações.application/pdfporRelação escola-famíliaEnsino fundamentalEnsino públicoParceria entre família e escola : configurações na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954096.pdf000954096.pdfTexto completoapplication/pdf216488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/1/000954096.pdf6c0d14e95d42272347d2ac3f7a47f6d6MD51TEXT000954096.pdf.txt000954096.pdf.txtExtracted Texttext/plain62288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/2/000954096.pdf.txt50120bd5769511854c3e0e83d6d24c41MD52THUMBNAIL000954096.pdf.jpg000954096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/3/000954096.pdf.jpge512788d549cbf281ff2e1706b0e4844MD5310183/1157942018-10-22 07:42:43.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
title Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
spellingShingle Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
Vianna, Agatha Rabelini da Silva
Relação escola-família
Ensino fundamental
Ensino público
title_short Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
title_full Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
title_fullStr Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
title_full_unstemmed Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
title_sort Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
author Vianna, Agatha Rabelini da Silva
author_facet Vianna, Agatha Rabelini da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Agatha Rabelini da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Ensino fundamental
Ensino público
topic Relação escola-família
Ensino fundamental
Ensino público
description Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115794
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954096
url http://hdl.handle.net/10183/115794
identifier_str_mv 000954096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/1/000954096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/2/000954096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115794/3/000954096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c0d14e95d42272347d2ac3f7a47f6d6
50120bd5769511854c3e0e83d6d24c41
e512788d549cbf281ff2e1706b0e4844
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483952918528