Proativa ou reativa – motivações e origens para a adoção da inovação sustentável : o caso Mercur
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225555 |
Resumo: | Aplicar e assimilar a inovação e a sustentabilidade na gestão dos negócios é vital para atingir os principais objetivos – as dimensões ambiental, social e econômica – da sustentabilidade (KORHONEN, 2001). Assim surge o conceito de inovação sustentável, que pode ser entendido como a inovação tecnológica e organizacional relacionada a implementação do desenvolvimento sustentável (PARASCHIV et al., 2012). A adoção da inovação sustentável por parte das organizações pode ser analisada, entre diversos aspectos, pelas suas motivações e origens. Podemos conceituar e identificar os diferentes tipos de inovação sustentável que existem de acordo com as suas origens e motivações (CHEN; CHANG; WU, 2012) e classificar então a inovação sustentável de uma organização em proativa ou reativa de acordo com predominância de fatores internos ou externos. O presente trabalho buscou identificar as motivações e origens para a adoção da inovação sustentável por parte da empresa Mercur S.A. e, a partir destas, classificar a sua inovação sustentável como proativa ou reativa. Para que esse objetivo fosse atingido, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de uma entrevista em profundida com uma das principais lideranças e atual CEO da organização complementada por uma coleta de dados secundários. Ao analisar o processo de transformação organizacional vivido pela Mercur S.A. é possível perceber que as motivações e origens para adoção da inovação sustentável foram majoritariamente internas: vemos a predominância da liderança ambiental com a transformação sendo estimulada e encorajada pelas lideranças, o desenvolvimento de uma cultura ambiental através de espaços de aprendizagem e construção coletiva de valores, objetivos e direcionamentos sustentáveis e, por fim, a capacidade ambiental da organização ao adaptar sua estrutura e modelo de gestão para desenvolver produtos, mercados e cadeias de valor sustentáveis. Dado a predominância das origens internas, os resultados indicam a inovação sustentável da Mercur como proativa. |
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Pierozan, Ricardo VasconcelosNascimento, Luis Felipe Machado do2021-08-11T04:48:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/225555001129823Aplicar e assimilar a inovação e a sustentabilidade na gestão dos negócios é vital para atingir os principais objetivos – as dimensões ambiental, social e econômica – da sustentabilidade (KORHONEN, 2001). Assim surge o conceito de inovação sustentável, que pode ser entendido como a inovação tecnológica e organizacional relacionada a implementação do desenvolvimento sustentável (PARASCHIV et al., 2012). A adoção da inovação sustentável por parte das organizações pode ser analisada, entre diversos aspectos, pelas suas motivações e origens. Podemos conceituar e identificar os diferentes tipos de inovação sustentável que existem de acordo com as suas origens e motivações (CHEN; CHANG; WU, 2012) e classificar então a inovação sustentável de uma organização em proativa ou reativa de acordo com predominância de fatores internos ou externos. O presente trabalho buscou identificar as motivações e origens para a adoção da inovação sustentável por parte da empresa Mercur S.A. e, a partir destas, classificar a sua inovação sustentável como proativa ou reativa. Para que esse objetivo fosse atingido, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de uma entrevista em profundida com uma das principais lideranças e atual CEO da organização complementada por uma coleta de dados secundários. Ao analisar o processo de transformação organizacional vivido pela Mercur S.A. é possível perceber que as motivações e origens para adoção da inovação sustentável foram majoritariamente internas: vemos a predominância da liderança ambiental com a transformação sendo estimulada e encorajada pelas lideranças, o desenvolvimento de uma cultura ambiental através de espaços de aprendizagem e construção coletiva de valores, objetivos e direcionamentos sustentáveis e, por fim, a capacidade ambiental da organização ao adaptar sua estrutura e modelo de gestão para desenvolver produtos, mercados e cadeias de valor sustentáveis. Dado a predominância das origens internas, os resultados indicam a inovação sustentável da Mercur como proativa.To apply and assimilate both innovation and sustainability in business management is vital to achieve the main sustainability goals – the environmental, social and economical dimensions (KORHONEN, 2001). The concept of sustainable innovation is born from this conjunction, and can be understood as the technological and organizational innovation related to the implementation of sustainable development (PARASCHIV et al., 2012). The adoption of sustainable innovation in companies can be analyzed, among many aspects, due to it’s motivations and origins. We can define and identify the different types of sustainable innovation according to their origins and motivations (CHEN; CHANG; WU, 2012) and then classify the company’s sustainable innovation in proactive or reactive according to the predominance of internal or external factors respectively. This research aimed to identify the motivations and origins to the adoption of sustainable innovation by company Mercur S.A. and, from there, classify its sustainable innovation in either proactive or reactive. In order to reach that goal, a qualitative research was made through an in-depth interview with one of the main leaders and company’s current CEO along with secondary data collection. Once we analyze the organizational transformation process that Mercur S.A. has been through, it is possible to identify the motivations and origins to the adoption of sustainable innovation as mainly internal: we se the predominance of environmental leadership due to the transformation being stimulated and encouraged intensely by its leaders, the development of an environmental culture through learning spaces and the collective construction of sustainable values, goals and drivers and, at last, the environmental capability shown by the organization as it adapted its structure and management model to develop sustainable products, markets and value chains. Due to the predominance of the internal origins, the results indicate Mercur’s sustainable innovation as proactive.application/pdfporInovaçãoSustentabilidadeMotivaçãoAdministração de empresasSustainable innovationOrigins and motivationsProactiveSustainabilitySustainable developmentProativa ou reativa – motivações e origens para a adoção da inovação sustentável : o caso Mercurinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129823.pdf.txt001129823.pdf.txtExtracted Texttext/plain94189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225555/2/001129823.pdf.txt341e4e14dc5c8c74da1cd1a612a10297MD52ORIGINAL001129823.pdfTexto completoapplication/pdf570261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225555/1/001129823.pdf6f438bb572e27926b0123ac2b8ad5b29MD5110183/2255552023-04-29 03:50:45.358092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:50:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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