A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197761 |
Resumo: | A educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece. |
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Rocha, Gabriela de Oliveira daBolter, Jairo Alfredo Genz2019-08-09T02:31:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/197761001098304A educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece.Brazilian education has undergone significant transformations over the last years. We move from a school environment centered on the dynamics of content, from specific teaching, in a disciplinary way, to an education aimed at attending to the different particularities of the environment that surrounds the "school". The Environmental Education - EE, not different, substantially changed the school environments, where it became part of the daily life of the School. In some cases, however, EE has had a difficult time being introduced and addressed in schools. The present study aimed to investigate if the themes related to EE are being worked in the classroom, and in what form this approach occurs. For that purpose, an interview was conducted with a 1st grade class at Maria Teresa Vilanova Castilhos School. The interviews were guided with a questionnaire with pre-established questions with open and closed questions. In the end, it was verified that the theme in general is little approached, even in the disciplines in which the EE should be, so little interdisciplinarily being practically at the mercy of extraclass programs. In short, even considered a subject of extreme relevance is not approached with the breadth it deserves.application/pdfporEducação do campoEducação ambientalEscolaOsório (RS)Countryside educationEnvironmental educationSchoolA educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098304.pdf.txt001098304.pdf.txtExtracted Texttext/plain54693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/2/001098304.pdf.txt770286f2e6637621daa4033095fc930eMD52ORIGINAL001098304.pdfTexto completoapplication/pdf747501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/1/001098304.pdf4366dc8faa8db47829d1ada798f401e6MD5110183/1977612019-08-10 02:31:33.240927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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