A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gabriela de Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197761
Resumo: A educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece.
id UFRGS-2_c742e74292434345fa0324f0c5c04d69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197761
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Gabriela de Oliveira daBolter, Jairo Alfredo Genz2019-08-09T02:31:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/197761001098304A educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece.Brazilian education has undergone significant transformations over the last years. We move from a school environment centered on the dynamics of content, from specific teaching, in a disciplinary way, to an education aimed at attending to the different particularities of the environment that surrounds the "school". The Environmental Education - EE, not different, substantially changed the school environments, where it became part of the daily life of the School. In some cases, however, EE has had a difficult time being introduced and addressed in schools. The present study aimed to investigate if the themes related to EE are being worked in the classroom, and in what form this approach occurs. For that purpose, an interview was conducted with a 1st grade class at Maria Teresa Vilanova Castilhos School. The interviews were guided with a questionnaire with pre-established questions with open and closed questions. In the end, it was verified that the theme in general is little approached, even in the disciplines in which the EE should be, so little interdisciplinarily being practically at the mercy of extraclass programs. In short, even considered a subject of extreme relevance is not approached with the breadth it deserves.application/pdfporEducação do campoEducação ambientalEscolaOsório (RS)Countryside educationEnvironmental educationSchoolA educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098304.pdf.txt001098304.pdf.txtExtracted Texttext/plain54693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/2/001098304.pdf.txt770286f2e6637621daa4033095fc930eMD52ORIGINAL001098304.pdfTexto completoapplication/pdf747501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/1/001098304.pdf4366dc8faa8db47829d1ada798f401e6MD5110183/1977612019-08-10 02:31:33.240927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
title A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
spellingShingle A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
Rocha, Gabriela de Oliveira da
Educação do campo
Educação ambiental
Escola
Osório (RS)
Countryside education
Environmental education
School
title_short A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
title_full A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
title_fullStr A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
title_full_unstemmed A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
title_sort A educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de caso
author Rocha, Gabriela de Oliveira da
author_facet Rocha, Gabriela de Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Gabriela de Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bolter, Jairo Alfredo Genz
contributor_str_mv Bolter, Jairo Alfredo Genz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação ambiental
Escola
Osório (RS)
topic Educação do campo
Educação ambiental
Escola
Osório (RS)
Countryside education
Environmental education
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Countryside education
Environmental education
School
description A educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:31:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098304
url http://hdl.handle.net/10183/197761
identifier_str_mv 001098304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/2/001098304.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197761/1/001098304.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 770286f2e6637621daa4033095fc930e
4366dc8faa8db47829d1ada798f401e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447246506819584