Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corleta, Helena von Eye, Capp, Edison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250369
Resumo: A residência médica ainda é considerada o padrão-ouro para a formação médica de qualidade, sendo o processo de construção da identidade profissional de um médico especialista um de seus elementos centrais. Os residentes obtêm essa identidade, entre outros fatores, por meio do ambiente educacional e da interação direta com colegas e supervisores. No entanto, as modificações nas rotinas assistenciais e educacionais durante a recente pandemia de coronavirus disease 2019 (Covid-19) prejudicaram significativamente esses canais. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a formação da identidade profissional em um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia em um hospital público do sul do Brasil. Os autores realizaram 28 entrevistas semiestruturadas com médicos residentes e preceptores, bem como um grupo focal com residentes. Tanto as entrevistas como as reuniões com o grupo focal foram gravadas, transcritas e analisadas no esforço de construir categorias analíticas. Foi identificado que o movimento restrito e o contato físico forçaram o uso de meios alternativos de interação interpessoal, como a comunicação por meio de mídias sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Isso também afetou as atividades educacionais, como as rounds, palestras e seminários. Essas mudanças representam um impacto significativo, principalmente no Brasil, onde a proximidade física é uma importante característica cultural, mesmo em ambientes de trabalho e de estudo. Conjectura-se que esse novo tipo de interação virtual também afetará a formação da identidade profissional entre os ginecologistas-obstetras. Esses achados sugerem que os programas de residência médica devem estar atentos às mudanças na formação dos residentes para garantir que o perfil do especialista e as competências esperadas, consolidadas ao longo de muitos anos, não sejam perdidos.
id UFRGS-2_c779ca24cec7366a23864f4c48eba4e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250369
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros deCorleta, Helena von EyeCapp, Edison2022-10-26T04:50:09Z20220100-7203http://hdl.handle.net/10183/250369001150359A residência médica ainda é considerada o padrão-ouro para a formação médica de qualidade, sendo o processo de construção da identidade profissional de um médico especialista um de seus elementos centrais. Os residentes obtêm essa identidade, entre outros fatores, por meio do ambiente educacional e da interação direta com colegas e supervisores. No entanto, as modificações nas rotinas assistenciais e educacionais durante a recente pandemia de coronavirus disease 2019 (Covid-19) prejudicaram significativamente esses canais. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a formação da identidade profissional em um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia em um hospital público do sul do Brasil. Os autores realizaram 28 entrevistas semiestruturadas com médicos residentes e preceptores, bem como um grupo focal com residentes. Tanto as entrevistas como as reuniões com o grupo focal foram gravadas, transcritas e analisadas no esforço de construir categorias analíticas. Foi identificado que o movimento restrito e o contato físico forçaram o uso de meios alternativos de interação interpessoal, como a comunicação por meio de mídias sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Isso também afetou as atividades educacionais, como as rounds, palestras e seminários. Essas mudanças representam um impacto significativo, principalmente no Brasil, onde a proximidade física é uma importante característica cultural, mesmo em ambientes de trabalho e de estudo. Conjectura-se que esse novo tipo de interação virtual também afetará a formação da identidade profissional entre os ginecologistas-obstetras. Esses achados sugerem que os programas de residência médica devem estar atentos às mudanças na formação dos residentes para garantir que o perfil do especialista e as competências esperadas, consolidadas ao longo de muitos anos, não sejam perdidos.Residency is still considered the gold standard for quality medical training, and acquiring a professional identity as a specialist is one of its central elements. Residents obtain this identity through both the educational environment and direct interaction with peers and supervisors. However, modifications in health care and educational routines during the recent coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic have significantly impaired these channels. This study is part of a qualitative research project to analyze professional identity formation in a medical residency program in obstetrics and gynecology at a public hospital in southern Brazil. The authors conducted 28 semi-structured interviews with medical residents and preceptors, as well as a focus group with the residents, which was recorded, transcribed, and analyzed in an effort to construct major analytical categories. Restricted movement and physical contact have forced the use of alternative means of interpersonal interaction, such as communication through social media or instant messaging applications. This has also affected educational activities, such as morning rounds, lectures, and seminars. These changes represent a significant impact, especially in Brazil, where physical proximity is an important cultural feature, even in the work and school environments. We speculate that this new type of virtual interaction will also affect the formation of professional identity among obstetrician-gynecologists. These findings suggest that medical residency programs should be attentive to changes in resident training to ensure that the specialist profile and the expected skills, which are consolidated over many years, are not lost.application/pdfengRevista brasileira de ginecologia & obstetrícia. São Paulo. Vol. 44, n. 8 (2022), p. 797-801.Internato e residênciaMédicosPandemiasCOVID-19Medical residencyProfessional identityEducational environmentMedical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemicMédicos residentes, o grupo e a formação da identidade profissional durante a pandemia do COVID-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150359.pdf.txt001150359.pdf.txtExtracted Texttext/plain27476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250369/2/001150359.pdf.txtd78731ccdff4ca40dea5cb5e04465adcMD52ORIGINAL001150359.pdfTexto completo (inglês)application/pdf246405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250369/1/001150359.pdfe81af57f8aa4501fac5718beeeb0a56bMD5110183/2503692022-10-27 04:53:02.567028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250369Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-27T07:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Médicos residentes, o grupo e a formação da identidade profissional durante a pandemia do COVID-19
title Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
spellingShingle Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Internato e residência
Médicos
Pandemias
COVID-19
Medical residency
Professional identity
Educational environment
title_short Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
title_full Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
title_fullStr Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
title_full_unstemmed Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
title_sort Medical residents, the group and the formation of professional identity during the COVID-19 pandemic
author Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
author_facet Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Corleta, Helena von Eye
Capp, Edison
author_role author
author2 Corleta, Helena von Eye
Capp, Edison
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Corleta, Helena von Eye
Capp, Edison
dc.subject.por.fl_str_mv Internato e residência
Médicos
Pandemias
COVID-19
topic Internato e residência
Médicos
Pandemias
COVID-19
Medical residency
Professional identity
Educational environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical residency
Professional identity
Educational environment
description A residência médica ainda é considerada o padrão-ouro para a formação médica de qualidade, sendo o processo de construção da identidade profissional de um médico especialista um de seus elementos centrais. Os residentes obtêm essa identidade, entre outros fatores, por meio do ambiente educacional e da interação direta com colegas e supervisores. No entanto, as modificações nas rotinas assistenciais e educacionais durante a recente pandemia de coronavirus disease 2019 (Covid-19) prejudicaram significativamente esses canais. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a formação da identidade profissional em um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia em um hospital público do sul do Brasil. Os autores realizaram 28 entrevistas semiestruturadas com médicos residentes e preceptores, bem como um grupo focal com residentes. Tanto as entrevistas como as reuniões com o grupo focal foram gravadas, transcritas e analisadas no esforço de construir categorias analíticas. Foi identificado que o movimento restrito e o contato físico forçaram o uso de meios alternativos de interação interpessoal, como a comunicação por meio de mídias sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Isso também afetou as atividades educacionais, como as rounds, palestras e seminários. Essas mudanças representam um impacto significativo, principalmente no Brasil, onde a proximidade física é uma importante característica cultural, mesmo em ambientes de trabalho e de estudo. Conjectura-se que esse novo tipo de interação virtual também afetará a formação da identidade profissional entre os ginecologistas-obstetras. Esses achados sugerem que os programas de residência médica devem estar atentos às mudanças na formação dos residentes para garantir que o perfil do especialista e as competências esperadas, consolidadas ao longo de muitos anos, não sejam perdidos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T04:50:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250369
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-7203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150359
identifier_str_mv 0100-7203
001150359
url http://hdl.handle.net/10183/250369
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia & obstetrícia. São Paulo. Vol. 44, n. 8 (2022), p. 797-801.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250369/2/001150359.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250369/1/001150359.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d78731ccdff4ca40dea5cb5e04465adc
e81af57f8aa4501fac5718beeeb0a56b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725148500852736