Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219391
Resumo: A residência médica é uma modalidade de pós-graduação baseada no treinamento em serviço. Foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX e é considerada, ainda hoje, como o padrão-ouro na formação de médicos especialistas em todo o mundo. Tem sido observado que cada programa de residência possui características muito particulares que compõem o seu ambiente educacional, a ponto de ser possível definir uma cultura própria, que, por sua vez, marcará tanto a identidade profissional do médico egresso como a sua atuação assistencial de forma indelével. Entretanto, as grandes mudanças verificadas na assistência à saúde bem como no próprio processo educativo nos últimos anos, reflexo direto do processo de complexificação crescente do mundo atual, têm sido apontadas como uma das fontes potenciais de conflitos intergeracionais entre preceptores e residentes. O objetivo principal desse trabalho foi estudar os elementos que constituem a identidade profissional vinculada ao Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e como ela é percebida pelos seus residentes e preceptores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas e grupo focal com residentes e preceptores desse programa por meio de um roteiro pré-definido e em observação etnográfica dos seus diversos campos de prática. Os dados coletados foram codificados e analisados em categorias principais relacionadas ao ambiente, ao modelo educacional e à construção da identidade profissional. Os resultados mostram que o Programa de Residência possui características próprias que o diferencia dos demais, exercendo uma influência marcante na trajetória profissional dos seus egressos.
id URGS_1e29477edece11001aed946e5a8aeffd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219391
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros deCapp, Edison2021-04-02T04:24:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/219391001123826A residência médica é uma modalidade de pós-graduação baseada no treinamento em serviço. Foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX e é considerada, ainda hoje, como o padrão-ouro na formação de médicos especialistas em todo o mundo. Tem sido observado que cada programa de residência possui características muito particulares que compõem o seu ambiente educacional, a ponto de ser possível definir uma cultura própria, que, por sua vez, marcará tanto a identidade profissional do médico egresso como a sua atuação assistencial de forma indelével. Entretanto, as grandes mudanças verificadas na assistência à saúde bem como no próprio processo educativo nos últimos anos, reflexo direto do processo de complexificação crescente do mundo atual, têm sido apontadas como uma das fontes potenciais de conflitos intergeracionais entre preceptores e residentes. O objetivo principal desse trabalho foi estudar os elementos que constituem a identidade profissional vinculada ao Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e como ela é percebida pelos seus residentes e preceptores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas e grupo focal com residentes e preceptores desse programa por meio de um roteiro pré-definido e em observação etnográfica dos seus diversos campos de prática. Os dados coletados foram codificados e analisados em categorias principais relacionadas ao ambiente, ao modelo educacional e à construção da identidade profissional. Os resultados mostram que o Programa de Residência possui características próprias que o diferencia dos demais, exercendo uma influência marcante na trajetória profissional dos seus egressos.Medical residency is a graduate educational modality based in practice under supervision. It was established in the United States at the end of the 19th century and is still regarded as the gold standard in the training of medical specialists worldwide. It has been observed that each residency program has its own peculiar features which creates a unique educational environment, leading to define its own culture. This educational model will define both the resident professional identity and his or her health care performance permanently. As a direct consequence of the increasing complexification process in the world, major changes in health care as well as in the educational process in recent years have been singled out as one of the potential sources of intergenerational conflicts between preceptors and residents. The objective of this work was to study the elements that constitute the identity formation and the organizational culture related to the Residency Program in Gynecology and Obstetrics of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre and its impact on the medical education of its residents. Therefore, a qualitative research was conducted, based on interviews and a focus group with residents and preceptors of this program through a pre-defined script and ethnographic observation of their various fields of practice. The collected data was coded and analyzed in main categories related to the environment, educational model and the process of professional identity formation. The results show that the Residency Program in question has its own characteristics that differentiate it from the others, exerting a marked influence on the professional trajectory of its residents.application/pdfporEducação em saúdeGinecologiaObstetríciaInternato e residênciaMedical residencyProfessional identityEducational environmentAnálise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e ObstetríciaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123826.pdf.txt001123826.pdf.txtExtracted Texttext/plain202030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/2/001123826.pdf.txtcf2792ef266909dd9b1c4227de22a71fMD52ORIGINAL001123826.pdfTexto completoapplication/pdf1771240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/1/001123826.pdf976a9d8817a73a0f37e3b4813f7e2959MD5110183/2193912023-11-19 04:21:27.6343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-19T06:21:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
title Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
spellingShingle Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
Educação em saúde
Ginecologia
Obstetrícia
Internato e residência
Medical residency
Professional identity
Educational environment
title_short Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
title_full Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
title_fullStr Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
title_full_unstemmed Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
title_sort Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
author Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
author_facet Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Capp, Edison
contributor_str_mv Capp, Edison
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Ginecologia
Obstetrícia
Internato e residência
topic Educação em saúde
Ginecologia
Obstetrícia
Internato e residência
Medical residency
Professional identity
Educational environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical residency
Professional identity
Educational environment
description A residência médica é uma modalidade de pós-graduação baseada no treinamento em serviço. Foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX e é considerada, ainda hoje, como o padrão-ouro na formação de médicos especialistas em todo o mundo. Tem sido observado que cada programa de residência possui características muito particulares que compõem o seu ambiente educacional, a ponto de ser possível definir uma cultura própria, que, por sua vez, marcará tanto a identidade profissional do médico egresso como a sua atuação assistencial de forma indelével. Entretanto, as grandes mudanças verificadas na assistência à saúde bem como no próprio processo educativo nos últimos anos, reflexo direto do processo de complexificação crescente do mundo atual, têm sido apontadas como uma das fontes potenciais de conflitos intergeracionais entre preceptores e residentes. O objetivo principal desse trabalho foi estudar os elementos que constituem a identidade profissional vinculada ao Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e como ela é percebida pelos seus residentes e preceptores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas e grupo focal com residentes e preceptores desse programa por meio de um roteiro pré-definido e em observação etnográfica dos seus diversos campos de prática. Os dados coletados foram codificados e analisados em categorias principais relacionadas ao ambiente, ao modelo educacional e à construção da identidade profissional. Os resultados mostram que o Programa de Residência possui características próprias que o diferencia dos demais, exercendo uma influência marcante na trajetória profissional dos seus egressos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-02T04:24:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123826
url http://hdl.handle.net/10183/219391
identifier_str_mv 001123826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/2/001123826.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/1/001123826.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2792ef266909dd9b1c4227de22a71f
976a9d8817a73a0f37e3b4813f7e2959
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085549343506432