Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151711 |
Resumo: | O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos. |
id |
UFRGS-2_c77f4aeeb139586aeace3005c8e46aca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151711 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Reginaldo Vaz daCaetano, Maria Raquel2017-02-14T02:23:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151711001003260O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos.application/pdfporGestão escolarParticipaçãoEscolaPaisAlunoGestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003260.pdf001003260.pdfTexto completoapplication/pdf299214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/1/001003260.pdf3614fa1300106bdae857fc01c3915bf0MD51TEXT001003260.pdf.txt001003260.pdf.txtExtracted Texttext/plain54914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/2/001003260.pdf.txt580f937918ef97e758e98c84b7802b6dMD5210183/1517112017-02-15 02:28:19.553723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
title |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
spellingShingle |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola Silva, Reginaldo Vaz da Gestão escolar Participação Escola Pais Aluno |
title_short |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
title_full |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
title_fullStr |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
title_sort |
Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola |
author |
Silva, Reginaldo Vaz da |
author_facet |
Silva, Reginaldo Vaz da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Reginaldo Vaz da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
contributor_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Participação Escola Pais Aluno |
topic |
Gestão escolar Participação Escola Pais Aluno |
description |
O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151711 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003260 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151711 |
identifier_str_mv |
001003260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/1/001003260.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151711/2/001003260.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3614fa1300106bdae857fc01c3915bf0 580f937918ef97e758e98c84b7802b6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523588042752 |