A formação docente no contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ivelise Kraide
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69898
Resumo: Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola.
id UFRGS-2_c7856addb92fff7dc44c9804282c3a01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ivelise KraideRozek, Marlene2013-04-02T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/69898000874685Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola.The theme of this work is the teacher’s training for inclusive education. The research problem addressed here it is how can we for a teacher under the inclusive education perspective. The objective is to know the legal proposal on Inclusive Education in Brazil, its educational proposals and also understanding the teacher’s training process and its relation between theoretical and legal framework on Inclusive Education with the teacher’s practice. This is a qualitative and exploratory work. The field research was conducted through a questionnaire with eight questions. The data was analyzed by content (Bardin, 1977). The analysis points out two categories in which teacher’s training is the main goal to be achieved in our education system, so that can actually include everyone, even the teacher and its needs. Thus the training process should focus on reflection and study on teacher’s multiple dimension and development in the school routine.application/pdfporEducação inclusivaEducação continuadaProfessorFormaçãoInclusive educationTeacher trainingContinuing educationA formação docente no contexto da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874685.pdf000874685.pdfTexto completoapplication/pdf644704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/1/000874685.pdf618de29a5bbcc6efffda9a7f67aa2431MD51TEXT000874685.pdf.txt000874685.pdf.txtExtracted Texttext/plain141546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/2/000874685.pdf.txt53e9aa323918d6dbbc276d10118dd35bMD52THUMBNAIL000874685.pdf.jpg000874685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/3/000874685.pdf.jpg315f84e5cd166d0d05e035019dcc7ebdMD5310183/698982018-10-15 08:09:06.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação docente no contexto da educação inclusiva
title A formação docente no contexto da educação inclusiva
spellingShingle A formação docente no contexto da educação inclusiva
Alves, Ivelise Kraide
Educação inclusiva
Educação continuada
Professor
Formação
Inclusive education
Teacher training
Continuing education
title_short A formação docente no contexto da educação inclusiva
title_full A formação docente no contexto da educação inclusiva
title_fullStr A formação docente no contexto da educação inclusiva
title_full_unstemmed A formação docente no contexto da educação inclusiva
title_sort A formação docente no contexto da educação inclusiva
author Alves, Ivelise Kraide
author_facet Alves, Ivelise Kraide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ivelise Kraide
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozek, Marlene
contributor_str_mv Rozek, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação continuada
Professor
Formação
topic Educação inclusiva
Educação continuada
Professor
Formação
Inclusive education
Teacher training
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Teacher training
Continuing education
description Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-02T01:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874685
url http://hdl.handle.net/10183/69898
identifier_str_mv 000874685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/1/000874685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/2/000874685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/3/000874685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 618de29a5bbcc6efffda9a7f67aa2431
53e9aa323918d6dbbc276d10118dd35b
315f84e5cd166d0d05e035019dcc7ebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442988199936