A formação docente no contexto da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69898 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola. |
id |
UFRGS-2_c7856addb92fff7dc44c9804282c3a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ivelise KraideRozek, Marlene2013-04-02T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/69898000874685Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola.The theme of this work is the teacher’s training for inclusive education. The research problem addressed here it is how can we for a teacher under the inclusive education perspective. The objective is to know the legal proposal on Inclusive Education in Brazil, its educational proposals and also understanding the teacher’s training process and its relation between theoretical and legal framework on Inclusive Education with the teacher’s practice. This is a qualitative and exploratory work. The field research was conducted through a questionnaire with eight questions. The data was analyzed by content (Bardin, 1977). The analysis points out two categories in which teacher’s training is the main goal to be achieved in our education system, so that can actually include everyone, even the teacher and its needs. Thus the training process should focus on reflection and study on teacher’s multiple dimension and development in the school routine.application/pdfporEducação inclusivaEducação continuadaProfessorFormaçãoInclusive educationTeacher trainingContinuing educationA formação docente no contexto da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874685.pdf000874685.pdfTexto completoapplication/pdf644704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/1/000874685.pdf618de29a5bbcc6efffda9a7f67aa2431MD51TEXT000874685.pdf.txt000874685.pdf.txtExtracted Texttext/plain141546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/2/000874685.pdf.txt53e9aa323918d6dbbc276d10118dd35bMD52THUMBNAIL000874685.pdf.jpg000874685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/3/000874685.pdf.jpg315f84e5cd166d0d05e035019dcc7ebdMD5310183/698982018-10-15 08:09:06.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
title |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
spellingShingle |
A formação docente no contexto da educação inclusiva Alves, Ivelise Kraide Educação inclusiva Educação continuada Professor Formação Inclusive education Teacher training Continuing education |
title_short |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
title_full |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
title_fullStr |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
title_sort |
A formação docente no contexto da educação inclusiva |
author |
Alves, Ivelise Kraide |
author_facet |
Alves, Ivelise Kraide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ivelise Kraide |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozek, Marlene |
contributor_str_mv |
Rozek, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação continuada Professor Formação |
topic |
Educação inclusiva Educação continuada Professor Formação Inclusive education Teacher training Continuing education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusive education Teacher training Continuing education |
description |
Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal da Educação Inclusiva no Brasil, seus desdobramentos e suas propostas educacionais, bem como compreender a formação docente na relação entre o aporte teórico e legal da educação inclusiva com a prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com oito questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise aponta duas categorias, nas quais a formação docente se impõe como meta principal a ser alcançada no sistema educacional, para que este, de fato, possa incluir a todos, inclusive o professor e suas necessidades. Dessa forma, defende-se a formação em processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-02T01:48:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000874685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69898 |
identifier_str_mv |
000874685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/1/000874685.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/2/000874685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69898/3/000874685.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
618de29a5bbcc6efffda9a7f67aa2431 53e9aa323918d6dbbc276d10118dd35b 315f84e5cd166d0d05e035019dcc7ebd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447102834081792 |