Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243430 |
Resumo: | Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_c7936db167bafa5bfb098f57e94330de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243430 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Arthur da RochaJunqueira, Heloisa2022-07-21T04:57:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/243430001131070Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem.application/pdfporEnsino de biologiaLivro didáticoAnalogiaAnálise do potencial didático de analogias em livros texto de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131070.pdf.txt001131070.pdf.txtExtracted Texttext/plain97186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/2/001131070.pdf.txta93e1ae4f74218e79904a03fe926d88dMD52ORIGINAL001131070.pdfTexto completoapplication/pdf706101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/1/001131070.pdf5551dac22c3f5e4144f332ef8e3335dcMD5110183/2434302022-07-22 04:55:13.861363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
title |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
spellingShingle |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia Machado, Arthur da Rocha Ensino de biologia Livro didático Analogia |
title_short |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
title_full |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
title_fullStr |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
title_full_unstemmed |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
title_sort |
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia |
author |
Machado, Arthur da Rocha |
author_facet |
Machado, Arthur da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Arthur da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Livro didático Analogia |
topic |
Ensino de biologia Livro didático Analogia |
description |
Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243430 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131070 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243430 |
identifier_str_mv |
001131070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/2/001131070.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/1/001131070.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a93e1ae4f74218e79904a03fe926d88d 5551dac22c3f5e4144f332ef8e3335dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224638316937216 |