Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Arthur da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243430
Resumo: Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_c7936db167bafa5bfb098f57e94330de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243430
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Arthur da RochaJunqueira, Heloisa2022-07-21T04:57:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/243430001131070Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem.application/pdfporEnsino de biologiaLivro didáticoAnalogiaAnálise do potencial didático de analogias em livros texto de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131070.pdf.txt001131070.pdf.txtExtracted Texttext/plain97186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/2/001131070.pdf.txta93e1ae4f74218e79904a03fe926d88dMD52ORIGINAL001131070.pdfTexto completoapplication/pdf706101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/1/001131070.pdf5551dac22c3f5e4144f332ef8e3335dcMD5110183/2434302022-07-22 04:55:13.861363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
title Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
spellingShingle Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
Machado, Arthur da Rocha
Ensino de biologia
Livro didático
Analogia
title_short Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
title_full Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
title_fullStr Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
title_full_unstemmed Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
title_sort Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
author Machado, Arthur da Rocha
author_facet Machado, Arthur da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Arthur da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Livro didático
Analogia
topic Ensino de biologia
Livro didático
Analogia
description Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores e alunos. Em Biologia, descrições e explicações dos fenômenos da natureza, bem como as problemáticas relacionadas, são apresentadas por meio do Livro Escolar, na grande maioria das escolas públicas. Por se tratar de uma ciência, os conceitos envolvidos são complexos, abstratos e, muitas vezes, distantes da realidade dos leitores, nesse caso, os alunos. Por conseguinte, uma figura de linguagem é comumente utilizada a fim de auxiliar a compreensão e proporcionar o aprendizado de conceitos científicos: são as analogias. Essa pesquisa objetivou identificar as analogias nos livros escolares de Biologia de primeiro e segundo ano de Ensino Médio e analisar, a partir de critérios, o potencial didático desse recurso linguístico-pedagógico. Para isso, foram amostrados três exemplares de livros de Biologia, nos quais foram quantificadas 29 analogias, presentes preponderantemente em conteúdos abstratos, tais como citologia, bioquímica, biologia molecular e histologia. Embora não haja potencial didático na totalidade das analogias identificadas, os resultados apontam para a possibilidade de serem empregadas para fins pedagógicos, como recursos a somar no processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243430
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131070
url http://hdl.handle.net/10183/243430
identifier_str_mv 001131070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/2/001131070.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243430/1/001131070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a93e1ae4f74218e79904a03fe926d88d
5551dac22c3f5e4144f332ef8e3335dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224638316937216