SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ossian Gadelha de Lima, José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jayane Nascimento Machado, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575
Resumo: Constituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula.
id URI-5_5fe5ef64528998a1388220d0c1e4f695
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/575
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIASLivro didáticoAnalogiasEnsino de QuímicaConstituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57510.31512/encitec.v11i3.575Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 210-2232237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575/306Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOssian Gadelha de Lima, José Jayane Nascimento Machado, Márcia 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/575Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
title SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
spellingShingle SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
Ossian Gadelha de Lima, José
Livro didático
Analogias
Ensino de Química
title_short SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
title_full SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
title_fullStr SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
title_full_unstemmed SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
title_sort SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
author Ossian Gadelha de Lima, José
author_facet Ossian Gadelha de Lima, José
Jayane Nascimento Machado, Márcia
author_role author
author2 Jayane Nascimento Machado, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ossian Gadelha de Lima, José
Jayane Nascimento Machado, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Analogias
Ensino de Química
topic Livro didático
Analogias
Ensino de Química
description Constituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575
10.31512/encitec.v11i3.575
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575/306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 210-223
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333707509760