Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19111 |
Resumo: | Objetivos: Elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak . Resultados: A primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 67,3% concordaram totalmente com o conteúdo presente no material. A segunda versão obteve 76,4% no domínio compreensão, 90,62% em auto-eficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: O MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar a administração correta de preparações extemporâneas pelos cuidadores dos pacientes pediátricos. |
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Negretto, Giovanna WebsterDal Pizzol, Tatiane da SilvaAlmeida, Silvia Helena Oliveira de2010-04-15T04:14:47Z2009http://hdl.handle.net/10183/19111000735639Objetivos: Elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak . Resultados: A primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 67,3% concordaram totalmente com o conteúdo presente no material. A segunda versão obteve 76,4% no domínio compreensão, 90,62% em auto-eficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: O MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar a administração correta de preparações extemporâneas pelos cuidadores dos pacientes pediátricos.Objectives: Create and evaluate printed education material (PEM) to help in the preparation of extemporaneous formulations after hospital discharge in Pediatrics. Methods: A first version of PEM was created and evaluated by 26 health workers, using the instrument EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modified. From the contribution of these professionals a new version was developed and evaluated by 5 children caregivers, using an adaptation of the Doak questionnaire. Results: The first version of PEM was well-accepted by most of the professionals. 80,8% of them totally agreed about the quality of the information and 67,3% totally agreed about the contents of PEM. The second version, submitted to caregivers, got 76,4% in the field “Understanding”, 90,62% in “Self-Effectiveness” and 100% in “Atractiveness”, “Cultural Acceptance” and “Persuasion”. Conclusions: PEM proved to be an important tool to guide the correct administration of extemporaneous formulations by the caregivers of pediatric patients.application/pdfporFarmaciaSanitary educationPrinted education materialsExtemporaneous formulationsPediatric patientsElaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalarDevelopment and evaluation of printed education material to improve the medication compliance of pediatric patients after hospital discharge info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2009Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000735639.pdf000735639.pdfTexto completoapplication/pdf2346397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19111/1/000735639.pdfeac000ed2b6052b36faafdada86c5b11MD51TEXT000735639.pdf.txt000735639.pdf.txtExtracted Texttext/plain87883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19111/2/000735639.pdf.txte6b989cc9bab479389178159bf15e0a6MD52THUMBNAIL000735639.pdf.jpg000735639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19111/3/000735639.pdf.jpg56ce7fb09f53908d9d8d2724373708c5MD5310183/191112021-05-26 04:33:12.97753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:33:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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