Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negretto, Giovanna Webster
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Silvia Helena Oliveira de, Dal Pizzol, Tatiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157743
Resumo: Introdução: o uso frequente de medicamentos off-label ou não licenciados na área da pediatria é um problema mundial que ocorre devido à indisponibilidade de formas farmacêuticas adequadas com dosagens apropriadas para a administração em crianças. Durante a internação, tal dificuldade pode ser contornada a partir da derivação de formas farmacêuticas sólidas, originando as chamadas preparações líquidas extemporâneas. Porém, para garantir o uso dos medicamentos após a alta hospitalar mesmo quando a família não pode pagar a manipulação destes, faz-se necessária uma orientação adequada de como realizar a derivação em casa pelo próprio cuidador do paciente. Objetivos: elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak. Resultados: a primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 87,5% concordaram totalmente com o domínio, legibilidade e características de impressão. A segunda versão obteve 89,1% no domínio compreensão, 90,6% em autoeficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: o MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar o preparo.
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Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak. Resultados: a primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 87,5% concordaram totalmente com o domínio, legibilidade e características de impressão. A segunda versão obteve 89,1% no domínio compreensão, 90,6% em autoeficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: o MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar o preparo.Background: the frequent use of non-licensed or off-label drugs in pediatrics is a world problem that occurs due to the unavailability of appropriate pharmaceutical forms with proper doses to administration in children. During hospitalization, this difficulty can be avoided with the derivation of solid pharmaceutical forms, originating the so-called extemporaneous liquid preparations. Nevertheless, to guarantee the use of medication after hospital discharge – especially when the family cannot pay for its manipulation –, it is necessary to provide appropriate guidance to caregivers on how to prepare the derivation at home. Aim: to create and evaluate printed educational material (PEM) to help in the preparation of extemporaneous formulations after hospital discharge in pediatrics. Methods: a first version of the PEM was created and evaluated by 26 health workers, using the instrument EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modified. From the contribution of these professionals, a new version was developed and evaluated by five children caregivers, using an adaptation of the Doak questionnaire. Results: The first version of the PEM was wellaccepted by most of the professionals, as 80.8% of them completely agreed about the quality of the information and 87.5% totally agreed about the legibility and printing features. The second version received 89.1% of approval in the field understanding, 90.6% in self-effectiveness, and 100% in atractiveness, cultural acceptance, and persuasion. Conclusions: the PEM proved to be an important tool to guide the correct preparation and administration of extemporaneous formulations by the caregivers of pediatric patients.application/pdfporRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 31, n. 4 (2011), p. 443-450Material educativo impressoAdesão ao tratamentoEducação sanitáriaPediatriaSanitary educationPrinted educational materialsExtemporaneous formulationsPediatric patientsElaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalarDevelopment and evaluation of printed educational material to improve the medication compliance of pediatric patients after hospital discharge info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821810.pdf000821810.pdfTexto completoapplication/pdf1416968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157743/1/000821810.pdf2d4b831138c50a06d9451cfb41e5fc67MD51TEXT000821810.pdf.txt000821810.pdf.txtExtracted Texttext/plain29728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157743/2/000821810.pdf.txt319270e36aceaf44d59844199147f6acMD52THUMBNAIL000821810.pdf.jpg000821810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157743/3/000821810.pdf.jpg458adbbd0a595480bd79320f892d1945MD5310183/1577432018-10-29 09:16:51.282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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