A Educação Ambiental em foco : o que sabemos sobre o efluente que geramos no Campus do Vale/UFRGS?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259676 |
Resumo: | As instituições de ensino superior são responsáveis por se constituírem como espaços educadores sustentáveis, configurando-se em modelo e referência para a sociedade. Para isso, a gestão dos efluentes produzidos, fundamental para conservar os corpos hídricos receptores e seus ecossistemas interligados, é uma das ações a serem executadas. Por meio da Educação Ambiental, a sustentabilidade socioambiental e econômica pode ser promovida e ações em prol do meio ambiente possibilitadas. Tendo como objeto de estudo uma parcela da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o presente trabalho analisa a percepção ambiental dos(as) participantes quanto à composição, ao tratamento e ao destino do efluente produzido no Campus do Vale (Porto Alegre, RS), bem como o quanto tais informações são demandadas por eles e/ou ofertadas pela universidade. Os dados foram obtidos através de um questionário online de caráter quali-quantitativo e analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, os testes Post-Hoc com correção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente com relação ao seu tratamento e destino. A respeito da abordagem do tema dentro do ambiente acadêmico, grande parte da amostra apresentou desinteresse na busca por tais informações e ínfima participação em eventos ambientais abordando o tema. As práticas sustentáveis com relação ao efluente na universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela mobilização da comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela UFRGS pode ser amplamente melhorada através da educação ambiental. |
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Bauer, Luana HainzenrederRosa, Russel Teresinha Dutra daArenzon, Alexandre2023-06-30T03:32:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/259676001131153As instituições de ensino superior são responsáveis por se constituírem como espaços educadores sustentáveis, configurando-se em modelo e referência para a sociedade. Para isso, a gestão dos efluentes produzidos, fundamental para conservar os corpos hídricos receptores e seus ecossistemas interligados, é uma das ações a serem executadas. Por meio da Educação Ambiental, a sustentabilidade socioambiental e econômica pode ser promovida e ações em prol do meio ambiente possibilitadas. Tendo como objeto de estudo uma parcela da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o presente trabalho analisa a percepção ambiental dos(as) participantes quanto à composição, ao tratamento e ao destino do efluente produzido no Campus do Vale (Porto Alegre, RS), bem como o quanto tais informações são demandadas por eles e/ou ofertadas pela universidade. Os dados foram obtidos através de um questionário online de caráter quali-quantitativo e analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, os testes Post-Hoc com correção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente com relação ao seu tratamento e destino. A respeito da abordagem do tema dentro do ambiente acadêmico, grande parte da amostra apresentou desinteresse na busca por tais informações e ínfima participação em eventos ambientais abordando o tema. As práticas sustentáveis com relação ao efluente na universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela mobilização da comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela UFRGS pode ser amplamente melhorada através da educação ambiental.Higher education institutions are responsible for establishing themselves as sustainable educational spaces and becoming a model and reference for society. Thus, the management of the produced effluents, which is essential to conserve the receiving water bodies and their interconnected ecosystems, is one of the actions to be carried out. Socio-environmental and economic sustainability can be fostered through Environmental Education, making actions in favor of the environment possible. The present study analyzes the participants' environmental perception regarding the effluent produced at the Vale Campus (Porto Alegre, RS), including its composition, treatment, and destination. Also, we investigate how much information on the topic was requested by the participants or offered by the university. The data were obtained through an online questionnaire of qualitative and quantitative character. Results were analyzed statistically by the Chi-square test and, subsequently, by Post-Hoc tests with the Bonferroni correction, when necessary. The participants showed sufficient knowledge regarding the effluent's composition, as opposed to its treatment and destination. Considering the approach to the topic within the academic environment, a large part of the sample showed disinterest in the research for such information and little participation in environmental events addressing the issue. Sustainable practices concerning effluent at the university still require incentives, both by the administrative sectors and by the request and interest of the academic community. Publicizing the management of liquid waste and training offered by UFRGS should be extensively improved through environmental education.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelSocioambientalismoInstituição de ensino superior : UFRGSPercepção ambientalResíduos líquidosSustainable developmentSocio-environmental sustainabilityHigher Education InstitutionEnvironmental perceptionA Educação Ambiental em foco : o que sabemos sobre o efluente que geramos no Campus do Vale/UFRGS?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131153.pdf.txt001131153.pdf.txtExtracted Texttext/plain130163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259676/2/001131153.pdf.txt7f4cbed153785486c64774a852d62927MD52ORIGINAL001131153.pdfTexto completoapplication/pdf905886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259676/1/001131153.pdfa564111c8996b804009e6dbe0d0d9638MD5110183/2596762023-07-01 03:39:49.195232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-01T06:39:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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