A Educação Ambiental em foco : o que sabemos sobre o efluente que geramos no Campus do Vale/UFRGS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Luana Hainzenreder
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259676
Resumo: As instituições de ensino superior são responsáveis por se constituírem como espaços educadores sustentáveis, configurando-se em modelo e referência para a sociedade. Para isso, a gestão dos efluentes produzidos, fundamental para conservar os corpos hídricos receptores e seus ecossistemas interligados, é uma das ações a serem executadas. Por meio da Educação Ambiental, a sustentabilidade socioambiental e econômica pode ser promovida e ações em prol do meio ambiente possibilitadas. Tendo como objeto de estudo uma parcela da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o presente trabalho analisa a percepção ambiental dos(as) participantes quanto à composição, ao tratamento e ao destino do efluente produzido no Campus do Vale (Porto Alegre, RS), bem como o quanto tais informações são demandadas por eles e/ou ofertadas pela universidade. Os dados foram obtidos através de um questionário online de caráter quali-quantitativo e analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, os testes Post-Hoc com correção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente com relação ao seu tratamento e destino. A respeito da abordagem do tema dentro do ambiente acadêmico, grande parte da amostra apresentou desinteresse na busca por tais informações e ínfima participação em eventos ambientais abordando o tema. As práticas sustentáveis com relação ao efluente na universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela mobilização da comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela UFRGS pode ser amplamente melhorada através da educação ambiental.
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