Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Liliane Ferrari
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gai, Daniele Noal, Marins, Cássia Lobato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143167
Resumo: Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos produzidos ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com proposição de Atelier pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores, tanto na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. Foi possível propor tarefas, experimentações, conversas, visualizações que afirmam os diferentes tempos de multiconexão, de transinteração, de cultura visual. Os ateliers serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens por parte de todos os alunos surdos. A escrita que apresentamos aqui é resultado das análises realizadas a partir das reuniões de formação de professores e a experimentação de currículos. Estes materiais compõem parte das atividades da pesquisa “Cartografando a escolarização de alunos surdos com deficiência: diferentes aprendizagens e diferentes saberes”, coordenada pelas professoras Daniele Noal Gai e Liliane Ferrari Giordani e da pesquisa "Processos de Construção e Desenvolvimento de Currículos para Surdos com Deficiência em uma Escola Bilíngue para Surdos”, desenvolvido pela mestranda Cássia Lobato Marins. Ao longo deste texto nos dedicaremos a pensar nas construções coletivas para um currículo de aprendizagens em uma escola que se propõem bilíngue, uma vez que descreveremos ações que afirmam a escolarização e aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.
id UFRGS-2_c80e52ed83f8f535779644a50b64ebc4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143167
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giordani, Liliane FerrariGai, Daniele NoalMarins, Cássia Lobato2016-07-02T02:24:09Z20151982-9949http://hdl.handle.net/10183/143167000982665Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos produzidos ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com proposição de Atelier pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores, tanto na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. Foi possível propor tarefas, experimentações, conversas, visualizações que afirmam os diferentes tempos de multiconexão, de transinteração, de cultura visual. Os ateliers serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens por parte de todos os alunos surdos. A escrita que apresentamos aqui é resultado das análises realizadas a partir das reuniões de formação de professores e a experimentação de currículos. Estes materiais compõem parte das atividades da pesquisa “Cartografando a escolarização de alunos surdos com deficiência: diferentes aprendizagens e diferentes saberes”, coordenada pelas professoras Daniele Noal Gai e Liliane Ferrari Giordani e da pesquisa "Processos de Construção e Desenvolvimento de Currículos para Surdos com Deficiência em uma Escola Bilíngue para Surdos”, desenvolvido pela mestranda Cássia Lobato Marins. Ao longo deste texto nos dedicaremos a pensar nas construções coletivas para um currículo de aprendizagens em uma escola que se propõem bilíngue, uma vez que descreveremos ações que afirmam a escolarização e aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.This text was constructed from the description of some curricula produced over teacher training meetings and managers in school for the deaf in the municipal Porto Alegre teaching. With pedagogical Atelier proposition, training meetings produced movements among teachers, both in discussion about learning deaf students with or without disabilities. It was proposed tasks, experiments, discussions, views that claim different times Multiconnection of transinteração, visual culture. The workshops served to assert a visual culture differences between bilingual, with the full right of defense to school and their ensinagens by all deaf students. The script that we present here is the result of analyzes from the teacher training meetings and the trial resumes, these materials make up part of the research activities "Mapping the education of deaf students with disabilities: different learning and different knowledge," coordinated by teachers Daniele Noal Gai and Liliane Ferrari Giordani and research "Construction Processes and Curriculum Development for the Deaf with Disabilities in a Bilingual School for the Deaf", developed by graduate student Cassia Lobato Marins. Throughout this text we devote ourselves to think in collective buildings for learning curriculum in a school who propose bilingual since they describe actions that affirm the education and learning of deaf students with disabilities promoted amid a visual culture.Este texto fue construido a partir de la descripción de algunos planes de estudio producido más reuniones de formación de profesores y administradores en la escuela para sordos en la enseñanza municipal de Porto Alegre. Con pedagógica propuesta de Atelier, reuniones de capacitación producen movimientos entre los profesores, tanto en la discusión sobre el aprendizaje de los estudiantes sordos, con o sin discapacidad. Se propuso tareas, experimentos, debates, opiniones que dicen diferentes momentos multiconexión de transinteração, la cultura visual. Los talleres sirvieron para afirmásemos unos visuales diferencias culturales entre bilingüe, con el pleno derecho de la defensa a la escuela y sus ensinagens por todos los estudiantes sordos. La secuencia de comandos que presentamos aquí es el resultado de los análisis de las reuniones de formación del profesorado y el juicio se reanuda, estos materiales forman parte de las actividades de investigación "Mapeo de la educación de los alumnos sordos con discapacidad: de aprendizaje diferente y conocimientos diferentes", coordinado por profesores Daniele Noal Gai y Liliane Ferrari Giordani y de investigación "Procesos de Construcción y Desarrollo Curricular para Sordos con discapacidad en una escuela bilingüe para sordos", desarrollado por el estudiante graduado Cassia Lobato Marins. A lo largo de este texto nos dedicamos a pensar en los edificios colectivos para el aprendizaje curricular en una escuela que proponen bilingüe ya que describen acciones que afirman la educación y el aprendizaje de los alumnos sordos con discapacidades promovidas en medio de una cultura visual.application/pdfporReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 3 (2015), p. 79-103Inclusão escolarCurrículoDeaf EducationCurriculumCartographyDisabilityEducación para sordosPlan de estudiosCartografíaDiscapacidadCartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferençasCharting curriculum on deaf education: knowledge and practices between teachers-differences knowledge and practices between teachers-differencesMapeando currículos para la educación de sordos: conocimientos y prácticas docentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982665.pdf000982665.pdfTexto completoapplication/pdf356885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/1/000982665.pdfd75c52d5869504c35f11c1f4a681ec18MD51TEXT000982665.pdf.txt000982665.pdf.txtExtracted Texttext/plain65924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/2/000982665.pdf.txt18c02cbcf6439db1dfc2501f776d5836MD52THUMBNAIL000982665.pdf.jpg000982665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/3/000982665.pdf.jpg3c5942cbcf5407cc205c3cd138e62644MD5310183/1431672021-09-19 04:26:53.516284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143167Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Charting curriculum on deaf education: knowledge and practices between teachers-differences knowledge and practices between teachers-differences
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Mapeando currículos para la educación de sordos: conocimientos y prácticas docentes
title Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
spellingShingle Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
Giordani, Liliane Ferrari
Inclusão escolar
Currículo
Deaf Education
Curriculum
Cartography
Disability
Educación para sordos
Plan de estudios
Cartografía
Discapacidad
title_short Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
title_full Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
title_fullStr Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
title_full_unstemmed Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
title_sort Cartografando currículos na educação de surdos : saberes e práticas docentes entre-diferenças
author Giordani, Liliane Ferrari
author_facet Giordani, Liliane Ferrari
Gai, Daniele Noal
Marins, Cássia Lobato
author_role author
author2 Gai, Daniele Noal
Marins, Cássia Lobato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
Gai, Daniele Noal
Marins, Cássia Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Currículo
topic Inclusão escolar
Currículo
Deaf Education
Curriculum
Cartography
Disability
Educación para sordos
Plan de estudios
Cartografía
Discapacidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf Education
Curriculum
Cartography
Disability
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación para sordos
Plan de estudios
Cartografía
Discapacidad
description Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos produzidos ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com proposição de Atelier pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores, tanto na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. Foi possível propor tarefas, experimentações, conversas, visualizações que afirmam os diferentes tempos de multiconexão, de transinteração, de cultura visual. Os ateliers serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens por parte de todos os alunos surdos. A escrita que apresentamos aqui é resultado das análises realizadas a partir das reuniões de formação de professores e a experimentação de currículos. Estes materiais compõem parte das atividades da pesquisa “Cartografando a escolarização de alunos surdos com deficiência: diferentes aprendizagens e diferentes saberes”, coordenada pelas professoras Daniele Noal Gai e Liliane Ferrari Giordani e da pesquisa "Processos de Construção e Desenvolvimento de Currículos para Surdos com Deficiência em uma Escola Bilíngue para Surdos”, desenvolvido pela mestranda Cássia Lobato Marins. Ao longo deste texto nos dedicaremos a pensar nas construções coletivas para um currículo de aprendizagens em uma escola que se propõem bilíngue, uma vez que descreveremos ações que afirmam a escolarização e aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-02T02:24:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143167
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982665
identifier_str_mv 1982-9949
000982665
url http://hdl.handle.net/10183/143167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 3 (2015), p. 79-103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/1/000982665.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/2/000982665.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143167/3/000982665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d75c52d5869504c35f11c1f4a681ec18
18c02cbcf6439db1dfc2501f776d5836
3c5942cbcf5407cc205c3cd138e62644
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224903552139264