Redes sociais: a interação para além da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262980 |
Resumo: | Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional. |
id |
UFRGS-2_c82591a2e57f797c1cd2a7e7fad4c9e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262980 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vaz, DouglasNoronha, Fabrícia Py TortelliReis, Juliani Menezes dosBackes, Luciana2023-08-01T03:34:32Z20180102-2717http://hdl.handle.net/10183/262980001171809Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.This article discusses the relations of interaction that exist in social network context, as well as the changes in teacher and student relationship, taking into account the advent of digital technology and its insertion in educational environment. The emergence of social networks provides new digital spaces for learning through interactivity and through interactions that go beyond the classroom. Thus, this study presents the virtual interactions that were carried out in a closed group on Facebook named Guidance PGP in Education Unilasalle. The group was created in order to gather students with the advisor of Post-Graduate Program in Education of La Salle University –UNILASALLE, bounded to the line of research of Cultures, Languages and Technology in Education, in the context of the search group named Interaction and Digital Technology in Contemporaneity (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). This article considers that cyberspace is interlaced with geographic space and they get mixed up in the relations. The Education is in the same flow, in which teachers and students shared information daily through digital technology. Finally, this settles that relations in digital and virtual environment are being configured, and the potentialities of digital technology must be explored in educational environment.application/pdfporMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 266-281Redes sociaisAmbiente virtual de aprendizagemEnsino e aprendizagemEducação a distância (EaD)InteractionSocial NetworksDigital learning spaceRedes sociais: a interação para além da sala de aulaSocial networks: the interaction beyond the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171809.pdf.txt001171809.pdf.txtExtracted Texttext/plain34399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/2/001171809.pdf.txtb1f622cb99d39baf5bcf5dc6b7253814MD52ORIGINAL001171809.pdfTexto completoapplication/pdf572133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/1/001171809.pdf06adaf1d719402244a900590ba5a6e5cMD5110183/2629802023-08-02 03:34:20.639552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:34:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social networks: the interaction beyond the classroom |
title |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
spellingShingle |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula Vaz, Douglas Redes sociais Ambiente virtual de aprendizagem Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) Interaction Social Networks Digital learning space |
title_short |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_full |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_fullStr |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_sort |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
author |
Vaz, Douglas |
author_facet |
Vaz, Douglas Noronha, Fabrícia Py Tortelli Reis, Juliani Menezes dos Backes, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Noronha, Fabrícia Py Tortelli Reis, Juliani Menezes dos Backes, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Douglas Noronha, Fabrícia Py Tortelli Reis, Juliani Menezes dos Backes, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Ambiente virtual de aprendizagem Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) |
topic |
Redes sociais Ambiente virtual de aprendizagem Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) Interaction Social Networks Digital learning space |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interaction Social Networks Digital learning space |
description |
Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262980 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-2717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171809 |
identifier_str_mv |
0102-2717 001171809 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Momento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 266-281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/2/001171809.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/1/001171809.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1f622cb99d39baf5bcf5dc6b7253814 06adaf1d719402244a900590ba5a6e5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790510932328448 |