Redes sociais: a interação para além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Douglas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Noronha, Fabrícia Py Tortelli, Reis, Juliani Menezes dos, Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262980
Resumo: Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.
id UFRGS-2_c82591a2e57f797c1cd2a7e7fad4c9e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262980
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vaz, DouglasNoronha, Fabrícia Py TortelliReis, Juliani Menezes dosBackes, Luciana2023-08-01T03:34:32Z20180102-2717http://hdl.handle.net/10183/262980001171809Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.This article discusses the relations of interaction that exist in social network context, as well as the changes in teacher and student relationship, taking into account the advent of digital technology and its insertion in educational environment. The emergence of social networks provides new digital spaces for learning through interactivity and through interactions that go beyond the classroom. Thus, this study presents the virtual interactions that were carried out in a closed group on Facebook named Guidance PGP in Education Unilasalle. The group was created in order to gather students with the advisor of Post-Graduate Program in Education of La Salle University –UNILASALLE, bounded to the line of research of Cultures, Languages and Technology in Education, in the context of the search group named Interaction and Digital Technology in Contemporaneity (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). This article considers that cyberspace is interlaced with geographic space and they get mixed up in the relations. The Education is in the same flow, in which teachers and students shared information daily through digital technology. Finally, this settles that relations in digital and virtual environment are being configured, and the potentialities of digital technology must be explored in educational environment.application/pdfporMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 266-281Redes sociaisAmbiente virtual de aprendizagemEnsino e aprendizagemEducação a distância (EaD)InteractionSocial NetworksDigital learning spaceRedes sociais: a interação para além da sala de aulaSocial networks: the interaction beyond the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171809.pdf.txt001171809.pdf.txtExtracted Texttext/plain34399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/2/001171809.pdf.txtb1f622cb99d39baf5bcf5dc6b7253814MD52ORIGINAL001171809.pdfTexto completoapplication/pdf572133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/1/001171809.pdf06adaf1d719402244a900590ba5a6e5cMD5110183/2629802023-08-02 03:34:20.639552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:34:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais: a interação para além da sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social networks: the interaction beyond the classroom
title Redes sociais: a interação para além da sala de aula
spellingShingle Redes sociais: a interação para além da sala de aula
Vaz, Douglas
Redes sociais
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
Interaction
Social Networks
Digital learning space
title_short Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_full Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_fullStr Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_full_unstemmed Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_sort Redes sociais: a interação para além da sala de aula
author Vaz, Douglas
author_facet Vaz, Douglas
Noronha, Fabrícia Py Tortelli
Reis, Juliani Menezes dos
Backes, Luciana
author_role author
author2 Noronha, Fabrícia Py Tortelli
Reis, Juliani Menezes dos
Backes, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Douglas
Noronha, Fabrícia Py Tortelli
Reis, Juliani Menezes dos
Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
topic Redes sociais
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
Interaction
Social Networks
Digital learning space
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction
Social Networks
Digital learning space
description Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:34:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262980
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-2717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171809
identifier_str_mv 0102-2717
001171809
url http://hdl.handle.net/10183/262980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Momento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 266-281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/2/001171809.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262980/1/001171809.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1f622cb99d39baf5bcf5dc6b7253814
06adaf1d719402244a900590ba5a6e5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790510932328448