Redes sociais: a interação para além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Douglas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Py Tortelli Noronha, Fabrícia, Menezes dos Reis, Juliani, Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162
Resumo: Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.
id FURG-2_e43af772728bf2cd7029ab2e3b0d5358
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6162
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Redes sociais: a interação para além da sala de aulaInteraçãoRedes sociaisEspaço digital de aprendizagemInteração nas Redes SociaisEste artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/jpegimage/jpegimage/pngimage/pnghttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616210.14295/momento.v27i1.6162Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-2812316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/5273https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8056https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8057https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8058https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8059https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8060https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8061Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, DouglasPy Tortelli Noronha, FabríciaMenezes dos Reis, JulianiBackes, Luciana2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/6162Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title Redes sociais: a interação para além da sala de aula
spellingShingle Redes sociais: a interação para além da sala de aula
Vaz, Douglas
Interação
Redes sociais
Espaço digital de aprendizagem
Interação nas Redes Sociais
title_short Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_full Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_fullStr Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_full_unstemmed Redes sociais: a interação para além da sala de aula
title_sort Redes sociais: a interação para além da sala de aula
author Vaz, Douglas
author_facet Vaz, Douglas
Py Tortelli Noronha, Fabrícia
Menezes dos Reis, Juliani
Backes, Luciana
author_role author
author2 Py Tortelli Noronha, Fabrícia
Menezes dos Reis, Juliani
Backes, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Douglas
Py Tortelli Noronha, Fabrícia
Menezes dos Reis, Juliani
Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Redes sociais
Espaço digital de aprendizagem
Interação nas Redes Sociais
topic Interação
Redes sociais
Espaço digital de aprendizagem
Interação nas Redes Sociais
description Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162
10.14295/momento.v27i1.6162
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.6162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/5273
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8056
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8057
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8058
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8059
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8060
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/png
image/jpeg
image/jpeg
image/png
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249495990273