Redes sociais: a interação para além da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162 |
Resumo: | Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional. |
id |
FURG-2_e43af772728bf2cd7029ab2e3b0d5358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6162 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes sociais: a interação para além da sala de aulaInteraçãoRedes sociaisEspaço digital de aprendizagemInteração nas Redes SociaisEste artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/jpegimage/jpegimage/pngimage/pnghttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616210.14295/momento.v27i1.6162Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-2812316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/5273https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8056https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8057https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8058https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8059https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8060https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8061Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, DouglasPy Tortelli Noronha, FabríciaMenezes dos Reis, JulianiBackes, Luciana2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/6162Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
spellingShingle |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula Vaz, Douglas Interação Redes sociais Espaço digital de aprendizagem Interação nas Redes Sociais |
title_short |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_full |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_fullStr |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
title_sort |
Redes sociais: a interação para além da sala de aula |
author |
Vaz, Douglas |
author_facet |
Vaz, Douglas Py Tortelli Noronha, Fabrícia Menezes dos Reis, Juliani Backes, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Py Tortelli Noronha, Fabrícia Menezes dos Reis, Juliani Backes, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Douglas Py Tortelli Noronha, Fabrícia Menezes dos Reis, Juliani Backes, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Redes sociais Espaço digital de aprendizagem Interação nas Redes Sociais |
topic |
Interação Redes sociais Espaço digital de aprendizagem Interação nas Redes Sociais |
description |
Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162 10.14295/momento.v27i1.6162 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.6162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/5273 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8056 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8057 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8058 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8059 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8060 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6162/8061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/png image/png image/jpeg image/jpeg image/png image/png |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 266-281 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249495990273 |