As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249674 |
Resumo: | O artigo propõe identificar as representações LGBTQIA+ na publicidade em TV aberta durante a pandemia de Covid-19. A partir de referências sobre o impacto da pandemia e os desafios econômicos, as desigualdades sociais, incluindo marcadores de identidade de gênero e de orientação sexual, apresenta-se recorte da publicidade ao representar a diversidade. A leitura das representações, a partir de conjunto de instituições e atores sociais, no contexto das assimetrias de identidades sexual e de gênero em disputa com hegemonia heteronormativa, orienta a análise de peças publicitárias que abordam as minorias em oito comerciais veiculados em TV aberta de julho de 2020 até julho de 2021. A publicidade não coaduna a pauta da pandemia com os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+, demonstrando deficiência de trazer as peculiaridades de vivências e dificuldades desse público. |
id |
UFRGS-2_c82e7c9d589bdcb5667de28d6873ecd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249674 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, André Iribure2022-10-04T05:00:44Z20221677-907Xhttp://hdl.handle.net/10183/249674001150818O artigo propõe identificar as representações LGBTQIA+ na publicidade em TV aberta durante a pandemia de Covid-19. A partir de referências sobre o impacto da pandemia e os desafios econômicos, as desigualdades sociais, incluindo marcadores de identidade de gênero e de orientação sexual, apresenta-se recorte da publicidade ao representar a diversidade. A leitura das representações, a partir de conjunto de instituições e atores sociais, no contexto das assimetrias de identidades sexual e de gênero em disputa com hegemonia heteronormativa, orienta a análise de peças publicitárias que abordam as minorias em oito comerciais veiculados em TV aberta de julho de 2020 até julho de 2021. A publicidade não coaduna a pauta da pandemia com os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+, demonstrando deficiência de trazer as peculiaridades de vivências e dificuldades desse público.The article proposes to identify LGBTQIA+ representations in open TV advertising during the Covid-19 pandemic. Based on references on the impact of the pandemic and economic challenges, social inequalities, including markers of gender identity and sexual orientation, an advertising clipping is presented to represent diversity. The reading of representations, from a set of institutions and social actors, in the context of the asymmetries of sexual and gender identities in dispute with heteronormative hegemony, guides the analysis of advertising pieces that address minorities in eight commercials broadcast on open TV from July 2020 to July 2021. Advertising does not fit the agenda of the pandemic with the challenges faced by LGBTQIA+ people, demonstrating a deficiency to bring the peculiarities of experiences and difficulties of this audience.El artículo propone identificar las representaciones LGBTQIA+ en la publicidad de televisión abierta durante la pandemia de Covid-19. De referencias sobre el impacto de la pandemia y los desafíos económicos, las desigualdades sociales, incluidos los marcadores de identidad de género y orientación sexual, se presenta un recorte publicitario para representar la diversidad. La lectura de representaciones, desde un conjunto de instituciones y actores sociales, en el contexto de las asimetrías de identidades sexuales y de género en disputa con la hegemonía heteronormativa, guía el análisis de laspiezas publicitarias que abordan a las minorías en ocho comerciales emitidos en TVabierta desde julio de 2020 hasta julio de 2021. La publicidad no concuerdaconla agenda de la pandemia con los desafiosque se enfrentan las personas LGBTQIA+, demostrando una deficiencia para traer las peculiaridades de experiencias y dificultades de este públicoapplication/pdfporÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 21, n. 46 (2022), p. 212-229ComunicaçãoLGBTQIA+AdvertisingPandemicPublicidadPandemiaAs representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemiaLGBTQIA+ representations in television advertising in times of pandemic Representaciones LGBTQIA+ en la publicidad televisiva en tiempos de pandemia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150818.pdf.txt001150818.pdf.txtExtracted Texttext/plain52646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249674/2/001150818.pdf.txtc0a950acfa216239b4d4171020497b12MD52ORIGINAL001150818.pdfTexto completoapplication/pdf742942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249674/1/001150818.pdf6872bfde61938c7a5dc711586730bd43MD5110183/2496742022-10-05 04:52:23.646694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
LGBTQIA+ representations in television advertising in times of pandemic |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Representaciones LGBTQIA+ en la publicidad televisiva en tiempos de pandemia |
title |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
spellingShingle |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia Rodrigues, André Iribure Comunicação LGBTQIA+ Advertising Pandemic Publicidad Pandemia |
title_short |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
title_full |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
title_fullStr |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
title_sort |
As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia |
author |
Rodrigues, André Iribure |
author_facet |
Rodrigues, André Iribure |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação LGBTQIA+ Advertising Pandemic Publicidad Pandemia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
LGBTQIA+ Advertising Pandemic |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Publicidad Pandemia |
description |
O artigo propõe identificar as representações LGBTQIA+ na publicidade em TV aberta durante a pandemia de Covid-19. A partir de referências sobre o impacto da pandemia e os desafios econômicos, as desigualdades sociais, incluindo marcadores de identidade de gênero e de orientação sexual, apresenta-se recorte da publicidade ao representar a diversidade. A leitura das representações, a partir de conjunto de instituições e atores sociais, no contexto das assimetrias de identidades sexual e de gênero em disputa com hegemonia heteronormativa, orienta a análise de peças publicitárias que abordam as minorias em oito comerciais veiculados em TV aberta de julho de 2020 até julho de 2021. A publicidade não coaduna a pauta da pandemia com os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+, demonstrando deficiência de trazer as peculiaridades de vivências e dificuldades desse público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-04T05:00:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249674 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-907X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001150818 |
identifier_str_mv |
1677-907X 001150818 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ânimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 21, n. 46 (2022), p. 212-229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249674/2/001150818.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249674/1/001150818.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0a950acfa216239b4d4171020497b12 6872bfde61938c7a5dc711586730bd43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447808449183744 |