LGBTQIA+ representations and cultural studies: invisibility of gender diversity in fashionable audiovisuals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luciomar de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lisboa Filho, Flavi Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RECIIS (Online)
Texto Completo: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1726
Resumo: Fashion is often used as a sign of social distinction and erasure of genres. Nowadays its hegemonic production still distinguishes female and male gender but the others have no representation in it. On the other hand, the criticism about a model of advertising production, which strengthens the hegemonic patterns of compulsory binarisms between sex and gender, has been effected by means of a few expressive and still recent movement that calls for new models of representation. This theoretical essay seeks through cultural studies to reflect on LGBTQIA+ representations in fashion advertising, stressing the importance of gender diversity to be represented in a non-stereotyped way, giving them visibility, avoiding to silence them and their erasure.
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spelling LGBTQIA+ representations and cultural studies: invisibility of gender diversity in fashionable audiovisualsRepresentaciones LGBTQIA+ y estudios culturales: invisibilidades de la diversidad de género en audiovisuales publicitarios de modaRepresentações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de modaCultural studiesRepresentationLGBTQIA FashionPublicity.Estudios culturalesRepresentaciónLGBTQIA ModaPublicidad.Estudos culturaisRepresentaçãoLGBTQIA ModaPublicidade.Fashion is often used as a sign of social distinction and erasure of genres. Nowadays its hegemonic production still distinguishes female and male gender but the others have no representation in it. On the other hand, the criticism about a model of advertising production, which strengthens the hegemonic patterns of compulsory binarisms between sex and gender, has been effected by means of a few expressive and still recent movement that calls for new models of representation. This theoretical essay seeks through cultural studies to reflect on LGBTQIA+ representations in fashion advertising, stressing the importance of gender diversity to be represented in a non-stereotyped way, giving them visibility, avoiding to silence them and their erasure.La moda se usa a menudo como una marca de distinción social y borradura de géneros. Incluso hoy, su producción hegemónica distingue el género femenino y el masculino y deja otros géneros sin representatividad. Por otro lado, la crítica a un modelo de producción publicitario, que fortalece los patrones hegemónicos de binarismos obligatorios entre el sexo y el género, tiene sido efectuada por medio de un movimiento tímido y aún reciente que exige nuevos modelos de representación. A través de estudios culturales, este ensayo teórico busca reflexionar sobre las representaciones LGBTQIA+ en las publicidades de moda, enfatizando la importancia de que las diversidades de género estén representadas de manera no estereotipada, dándoles visibilidad, evitando su silenciamiento y borradura.A moda, não raras vezes, é utilizada como marca de distinção social e de apagamentos de gêneros. Mesmo nos dias atuais, sua produção hegemônica distingue os gêneros feminino e masculino e deixa os demais sem representatividade. Por outro lado, a crítica a um modelo de produção publicitário, que robustece os padrões hegemônicos dos binarismos compulsórios entre sexo e gênero, tem sido efetivada por um movimento acanhado e ainda recente que clama por novos modelos de representação. Por meio dos estudos culturais, este ensaio teórico busca refletir sobre as representações LGBTQIA+ nas publicidades de moda, salientando a importância das diversidades de gênero estarem representadas, de forma não estereotipada, dando-lhes visibilidade, evitando seu silenciamento e apagamento.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/172610.29397/reciis.v13i3.1726Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 13 No. 3 (2019): Dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: visibilidades e representaçõesRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 13 Núm. 3 (2019): Dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: visibilidades e representaçõesRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 13 No 3 (2019): Dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: visibilidades e representaçõesRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: visibilidades e representações1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1726/2303Carvalho, Luciomar deLisboa Filho, Flavi Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T17:54:53Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/1726Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2019-09-13T17:54:53RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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