Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150364 |
Resumo: | Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha compartilhados no site YouTube. Métodos: estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado no site YouTube. Foram selecionados 81 vídeos em julho de 2014 que apresentavam a execução do procedimento de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha isoladamente ou associado à terapia intravenosa, disponíveis em português. Os dados foram coletados em visita ao site por meio de download. A seguir, os vídeos foram codificados e organizados no software Microsoft Excel para serem analisados pela estatística descritiva. Resultados: os vídeos caracterizaram-se por terem sido produzidos, na sua maioria, por pessoas físicas (97,53%) e totalizaram 964.041 visualizações, resultando na média de 12.203 visualizações por vídeo, mostrando significativa demanda de usuários. A realização da demonstração do procedimento foi realizada como registro não sistematizado de aula prática (74,07%) e executado em humanos (91,35%). Conclusão: concluiu-se que, pelas inconsistências de conteúdo e inadequações na produção do material digital, muitos vídeos não podem ser indicados para fins educativos. Sugerem-se, para estudos futuros, investigações acerca das formas como os usuários se apropriam desse conhecimento e investimento na produção de materiais digitais de qualidade para que o estudante possa ter fontes confiáveis de consulta na internet. |
id |
UFRGS-2_c838ab3ea3cc29251d8bcc582293597c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Karema da ConceiçãoCogo, Ana Luisa PetersenSilva, Ana Paula Scheffer Schell da2016-12-31T02:21:03Z20161415-2762http://hdl.handle.net/10183/150364001008657Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha compartilhados no site YouTube. Métodos: estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado no site YouTube. Foram selecionados 81 vídeos em julho de 2014 que apresentavam a execução do procedimento de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha isoladamente ou associado à terapia intravenosa, disponíveis em português. Os dados foram coletados em visita ao site por meio de download. A seguir, os vídeos foram codificados e organizados no software Microsoft Excel para serem analisados pela estatística descritiva. Resultados: os vídeos caracterizaram-se por terem sido produzidos, na sua maioria, por pessoas físicas (97,53%) e totalizaram 964.041 visualizações, resultando na média de 12.203 visualizações por vídeo, mostrando significativa demanda de usuários. A realização da demonstração do procedimento foi realizada como registro não sistematizado de aula prática (74,07%) e executado em humanos (91,35%). Conclusão: concluiu-se que, pelas inconsistências de conteúdo e inadequações na produção do material digital, muitos vídeos não podem ser indicados para fins educativos. Sugerem-se, para estudos futuros, investigações acerca das formas como os usuários se apropriam desse conhecimento e investimento na produção de materiais digitais de qualidade para que o estudante possa ter fontes confiáveis de consulta na internet.Objective: This study aimed to characterize the content of peripheral venipuncture with plastic catheter over needle videos shared on YouTube. Methods: Quantitative, an exploratory descriptive study conducted on YouTube. The researchers selected 81 videos in July 2014 presenting the execution of the peripheral venipuncture procedure with plastic catheter over needle alone or associated with intravenous therapy, openly available and in Portuguese. Data were collected by downloading the videos. The selected ones were coded and organized with Microsoft Excel software and analyzed using descriptive statistics. Results: The videos were characterized by having been produced, mostly, by individuals (97.53%) and totalized 964,041 views, resulting in an average of 12,203 views per video, showing significant users demand. The procedure of venipuncture was recorded during practical classes (74.07%) and performed in humans (91.35%). Conclusion: Due to content inconsistencies and inadequacies in the digital material production in many videos, they may not be indicated for educational purposes. We recommend for future studies to investigate how users acquire the videos knowledge and to charge in the production of quality digital material as reliable sources on the internet to the student.El objeto del presente estudio fue caracterizar el contenido de los vídeos de venopunción periférica con catéter de plástico sobre la aguja compartidos en YouTube. Se trata de un estudio cuantitativo exploratorio descriptivo realizado en YouTube. En julio de 2014 se seleccionaron 81 vídeos disponibles en portugués que mostraban el procedimiento de punción venosa periférica con catéter de plástico sobre la aguja, sólo o asociado con terapia intravenosa. Los datos se recogieron en el sitio y se bajaron en Internet. Los videos seleccionados fueron codificados y organizados en el software de Microsoft Excel para ser analizados con estadística descriptiva. Los vídeos se caracterizan por haber sido producido, en su mayoría, por individuos (97,53%), con 964,041 visitas, un promedio de 12.203 visitas por vídeo, lo cual indica una significativa demanda de usuarios. La demostración del procedimiento se llevó a cabo con la grabación no sistematizada de clases prácticas (74,07%) y realizado en seres humanos (91,35%). Se concluye que, debido a inconsistencias de contenido e inadecuaciones del material digital, muchos videos no pueden ser indicados para propósitos educativos. Se sugiere investigar cómo los usuarios adquieren ese conocimiento e invertir en la producción de material digital de calidad para que los estudiantes puedan contar con fuentes fiables de consulta en Internet.application/pdfporReme : revista mineira de enfermagem. Vol. 20 (2016), e938EnfermagemTecnologia educacionalCateterismo periféricoFilmes e vídeos educativosNursingEducational technologyCatheterization, peripheralInstructional films and videosInternetEnfermeríaTecnología educacionalCateterismo perifericoPelículas y videos educativosAnálise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTubeCritical analysis of peropheral catheter venipincture videos available on youtube Análisis crítico de vídeos sobre venopunción periérica con catéter disponibles en youtube info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008657.pdf001008657.pdfTexto completoapplication/pdf506694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/1/001008657.pdfe21375d041cf9e0cee61a9ee13182c34MD51TEXT001008657.pdf.txt001008657.pdf.txtExtracted Texttext/plain33380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/2/001008657.pdf.txt1056787eed0707df48142fbe8175bdccMD52THUMBNAIL001008657.pdf.jpg001008657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/3/001008657.pdf.jpg5e88a3a8551bee455de0b2546a0384dfMD5310183/1503642018-10-30 08:04:16.002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Critical analysis of peropheral catheter venipincture videos available on youtube |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Análisis crítico de vídeos sobre venopunción periérica con catéter disponibles en youtube |
title |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
spellingShingle |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube Pereira, Karema da Conceição Enfermagem Tecnologia educacional Cateterismo periférico Filmes e vídeos educativos Nursing Educational technology Catheterization, peripheral Instructional films and videos Internet Enfermería Tecnología educacional Cateterismo periferico Películas y videos educativos |
title_short |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
title_full |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
title_fullStr |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
title_full_unstemmed |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
title_sort |
Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube |
author |
Pereira, Karema da Conceição |
author_facet |
Pereira, Karema da Conceição Cogo, Ana Luisa Petersen Silva, Ana Paula Scheffer Schell da |
author_role |
author |
author2 |
Cogo, Ana Luisa Petersen Silva, Ana Paula Scheffer Schell da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Karema da Conceição Cogo, Ana Luisa Petersen Silva, Ana Paula Scheffer Schell da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Tecnologia educacional Cateterismo periférico Filmes e vídeos educativos |
topic |
Enfermagem Tecnologia educacional Cateterismo periférico Filmes e vídeos educativos Nursing Educational technology Catheterization, peripheral Instructional films and videos Internet Enfermería Tecnología educacional Cateterismo periferico Películas y videos educativos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Educational technology Catheterization, peripheral Instructional films and videos Internet |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Tecnología educacional Cateterismo periferico Películas y videos educativos |
description |
Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha compartilhados no site YouTube. Métodos: estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado no site YouTube. Foram selecionados 81 vídeos em julho de 2014 que apresentavam a execução do procedimento de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha isoladamente ou associado à terapia intravenosa, disponíveis em português. Os dados foram coletados em visita ao site por meio de download. A seguir, os vídeos foram codificados e organizados no software Microsoft Excel para serem analisados pela estatística descritiva. Resultados: os vídeos caracterizaram-se por terem sido produzidos, na sua maioria, por pessoas físicas (97,53%) e totalizaram 964.041 visualizações, resultando na média de 12.203 visualizações por vídeo, mostrando significativa demanda de usuários. A realização da demonstração do procedimento foi realizada como registro não sistematizado de aula prática (74,07%) e executado em humanos (91,35%). Conclusão: concluiu-se que, pelas inconsistências de conteúdo e inadequações na produção do material digital, muitos vídeos não podem ser indicados para fins educativos. Sugerem-se, para estudos futuros, investigações acerca das formas como os usuários se apropriam desse conhecimento e investimento na produção de materiais digitais de qualidade para que o estudante possa ter fontes confiáveis de consulta na internet. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-31T02:21:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150364 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001008657 |
identifier_str_mv |
1415-2762 001008657 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reme : revista mineira de enfermagem. Vol. 20 (2016), e938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/1/001008657.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/2/001008657.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150364/3/001008657.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e21375d041cf9e0cee61a9ee13182c34 1056787eed0707df48142fbe8175bdcc 5e88a3a8551bee455de0b2546a0384df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224912088596480 |