Percepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtual
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264437 |
Resumo: | A simulação tem o potencial para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliem na formação de um profissional crítico e reflexivo, inserindo o estudante em diferentes contextos assistenciais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem quanto à resolução do caso clínico pelo simulador virtual. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 40 estudantes de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de entrevista. A análise de conteúdo permitiu identificar cinco subcategorias temáticas, dois subtemas e um tema. A experiência foi considerada mais proveitosa quando comparada com a forma que, atualmente, o conteúdo é ministrado em sala de aula, e emergiram dificuldades quanto à interface do simulador virtual e na realização do processo de enfermagem. A simulação virtual pode contribuir para a análise e a interpretação do estudo de caso, possibilitando o exercício do raciocínio clínico e da tomada de decisão. |
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Antunes, MicheleBez, Marta RoseclerPerry, Gabriela TrindadeCarvalho, Marie Jane Soares2023-09-12T03:34:18Z20211516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/264437001175376A simulação tem o potencial para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliem na formação de um profissional crítico e reflexivo, inserindo o estudante em diferentes contextos assistenciais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem quanto à resolução do caso clínico pelo simulador virtual. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 40 estudantes de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de entrevista. A análise de conteúdo permitiu identificar cinco subcategorias temáticas, dois subtemas e um tema. A experiência foi considerada mais proveitosa quando comparada com a forma que, atualmente, o conteúdo é ministrado em sala de aula, e emergiram dificuldades quanto à interface do simulador virtual e na realização do processo de enfermagem. A simulação virtual pode contribuir para a análise e a interpretação do estudo de caso, possibilitando o exercício do raciocínio clínico e da tomada de decisão.Simulation has the potential to develop knowledge, skills and attitudes that help in the formation of a more critical and reflective professional, inserting or studying in different care contexts. The general objective of this research was to analyze the perceptions of nursing students regarding the resolution of the clinical case by the virtual simulator. This is a study with a qualitative approach, with 40 nursing students from a university in southern Brazil, through an interview. A content analysis made it possible to identify five thematic subcategories, two subthemes and one theme. The experience was considered more proven when compared to a way that, currently, the content is taught in the classroom, and difficulties arose regarding the interface of the virtual simulator and in the execution of the nursing process. A virtual simulation can contribute to the analysis and interpretation of the case study, enabling the exercise of clinical reasoning and decision making.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 24, n.1 (2021), p. 54-65Pensamento críticoSimulação computacionalNursing educationComputer simulationNursing processPercepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtualPerceptions of nursing students on the resolution of clinical cases from the virtual simulator info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175376.pdf.txt001175376.pdf.txtExtracted Texttext/plain47700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264437/2/001175376.pdf.txt4002507fdfdc8e26a89d267e68420ea4MD52ORIGINAL001175376.pdfTexto completoapplication/pdf3745114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264437/1/001175376.pdf837c1572857250c1cee3263c297b63a2MD5110183/2644372023-09-13 03:32:28.432433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264437Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:32:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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