A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122182 |
Resumo: | O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreender a formação da identidade docente a partir de reflexões que surgiram no decorrer do encontro com a realidade educacional. Para a análise dos relatórios, buscou-se trabalhar a partir da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi. A partir desse referencial teórico metodológico, os textos foram analisados e “recortados” em trechos, posteriormente sendo agrupados aqueles em que foram evidenciados sentidos semelhantes e que estabeleciam relações com o objeto de estudo: a docência para a participação; a escola como instituição; dificuldades escolares como contexto do trabalho docente; a busca pelo espaço em sala de aula; relacionamento com os alunos; sentimentos quanto à prática docente. A análise investigou o processo de formação das identidades dos professores de biologia, através de como a prática significou para eles. Os estagiários indicaram refletir sobre o seu papel dentro do processo educacional, demonstrando estarem em pleno processo de significação sobre a profissão. Eles atribuíram grande importância ao relacionamento com os alunos, construindo relações dialógicas e de respeito mútuo, procurando legitimar seu lugar como professores de Biologia. A análise contribuiu para um maior entendimento das reflexões presentes durante o processo de formação das identidades docentes, além de poder orientar a organização das disciplinas de prática docente, a partir de questões que influenciam a formação dessas identidades, procurando meios de trabalhar cada vez mais a reflexividade dos estagiários. |
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Maciel, Aline SilvaRosa, Russel Teresinha Dutra da2015-08-11T02:02:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/122182000971211O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreender a formação da identidade docente a partir de reflexões que surgiram no decorrer do encontro com a realidade educacional. Para a análise dos relatórios, buscou-se trabalhar a partir da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi. A partir desse referencial teórico metodológico, os textos foram analisados e “recortados” em trechos, posteriormente sendo agrupados aqueles em que foram evidenciados sentidos semelhantes e que estabeleciam relações com o objeto de estudo: a docência para a participação; a escola como instituição; dificuldades escolares como contexto do trabalho docente; a busca pelo espaço em sala de aula; relacionamento com os alunos; sentimentos quanto à prática docente. A análise investigou o processo de formação das identidades dos professores de biologia, através de como a prática significou para eles. Os estagiários indicaram refletir sobre o seu papel dentro do processo educacional, demonstrando estarem em pleno processo de significação sobre a profissão. Eles atribuíram grande importância ao relacionamento com os alunos, construindo relações dialógicas e de respeito mútuo, procurando legitimar seu lugar como professores de Biologia. A análise contribuiu para um maior entendimento das reflexões presentes durante o processo de formação das identidades docentes, além de poder orientar a organização das disciplinas de prática docente, a partir de questões que influenciam a formação dessas identidades, procurando meios de trabalhar cada vez mais a reflexividade dos estagiários.application/pdfporFormação de professoresPrática docenteA constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971211.pdf000971211.pdfTexto completoapplication/pdf643190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122182/1/000971211.pdffa0a12bd43f6761a09d069521148bf73MD51TEXT000971211.pdf.txt000971211.pdf.txtExtracted Texttext/plain152603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122182/2/000971211.pdf.txt56decdaa23ac159336ffef8e6431610bMD52THUMBNAIL000971211.pdf.jpg000971211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122182/3/000971211.pdf.jpg232e434e670ab8b37c425a635c79bd09MD5310183/1221822018-10-08 08:34:40.13oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122182Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:34:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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