Ampliação da cultura às escolas públicas : das metas do PNC às vias de fato
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111835 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo entender como a cultura (em sua dimensão subjetiva) é traduzida em termos objetivos para transformar-se em política pública (instrumento). Para tal, será feita uma reflexão acerca da pluralidade da compreensão de cultura e das suas dimensões subjetiva e objetiva – de acordo com a classificação proposta por Simmel (2004) – e serão discutidas as metas do Plano Nacional de Cultura que contemplam a educação, buscando compreender até que ponto tais metas colaboram efetivamente para a ampliação do acesso à cultura na Educação Básica das escolas públicas brasileiras. |
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Griner, AlmogAlbrecht, Cristina Arthmar MentzLopes, Fernando Dias2015-03-07T01:57:12Z20142236-6377http://hdl.handle.net/10183/111835000953506Este estudo tem como objetivo entender como a cultura (em sua dimensão subjetiva) é traduzida em termos objetivos para transformar-se em política pública (instrumento). Para tal, será feita uma reflexão acerca da pluralidade da compreensão de cultura e das suas dimensões subjetiva e objetiva – de acordo com a classificação proposta por Simmel (2004) – e serão discutidas as metas do Plano Nacional de Cultura que contemplam a educação, buscando compreender até que ponto tais metas colaboram efetivamente para a ampliação do acesso à cultura na Educação Básica das escolas públicas brasileiras.The present study has the objective of understanding how culture (in its subjective dimension) is translated in objective terms transforming itself in public policy (instrument). To achieve that, we made a discussion around the plurality of culture comprehension and its subjective and objective dimensions – according to Simmel (2004) – and the goals of the Plano Nacional de Cultura (National Plan on Culture) that contemplate education, aiming to understand up to which point such goals effectively collaborate to improve access to culture in basic education in Brazilian public schools.application/pdfporRevista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, RS. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 73-85Plano Nacional de Cultura (Brasil)Educação básicaEscola públicaDimensions of cultureNational Plan on cultureCulture at schoolEducationAmpliação da cultura às escolas públicas : das metas do PNC às vias de fatoUnderstanding culture in the context of public education : from PNC to its aplicabilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953506.pdf000953506.pdfTexto completoapplication/pdf274017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111835/1/000953506.pdfa4781a8bc960568fb85cb70b4bb138e7MD51TEXT000953506.pdf.txt000953506.pdf.txtExtracted Texttext/plain47142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111835/2/000953506.pdf.txt51b2ed7721dc27222b03a543ad1d9bf0MD52THUMBNAIL000953506.pdf.jpg000953506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111835/3/000953506.pdf.jpgeff67e83f7cfd3f858ac20fea9838981MD5310183/1118352018-10-24 08:51:56.409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:51:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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