'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Karina Flores
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27410
Resumo: A presente pesquisa tem como foco escritas infantis produzidas durante a minha prática docente, vinculada ao estágio do Curso de Pedagogia da UFRGS, e realizada em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS em 2010/1. A partir de análise de textos, buscou-se marcas identitárias narradas pelos alunos no decorrer das práticas de escrita vivenciadas. Este 'olhar atento' para as identidades (d)escritas – representadas – é oriundo da preocupação de que houvesse um processo pedagógico e interlocutivo, através do qual a professora (re)conhecesse seu aluno como um sujeito histórico, social e culturalmente situado. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Culturais articulado à Linguagem e à produção textual; portanto, apóia-se em teóricos situados nos citados campos de estudo. Opera com os conceitos de identidade e representação e analisa as referidas marcas identitárias relacionadas à infância. Segue uma abordagem qualitativa e pode ser caracterizada como um estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Destaca-se das análises a recorrência do gosto pelo brincar – o 'antigo' e o 'atual' -, o comer como selo da confraternização familiar; a referência do ambiente escolar como um espaço de criação de vínculos de amizade, a família como símbolo de cuidado e proteção, independente dos seus diferentes arranjos.
id UFRGS-2_c94f6a6cd64f65c70bf293b3fef5c025
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27410
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Karina FloresDalla Zen, Maria Isabel Habckost2011-01-12T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/27410000764584A presente pesquisa tem como foco escritas infantis produzidas durante a minha prática docente, vinculada ao estágio do Curso de Pedagogia da UFRGS, e realizada em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS em 2010/1. A partir de análise de textos, buscou-se marcas identitárias narradas pelos alunos no decorrer das práticas de escrita vivenciadas. Este 'olhar atento' para as identidades (d)escritas – representadas – é oriundo da preocupação de que houvesse um processo pedagógico e interlocutivo, através do qual a professora (re)conhecesse seu aluno como um sujeito histórico, social e culturalmente situado. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Culturais articulado à Linguagem e à produção textual; portanto, apóia-se em teóricos situados nos citados campos de estudo. Opera com os conceitos de identidade e representação e analisa as referidas marcas identitárias relacionadas à infância. Segue uma abordagem qualitativa e pode ser caracterizada como um estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Destaca-se das análises a recorrência do gosto pelo brincar – o 'antigo' e o 'atual' -, o comer como selo da confraternização familiar; a referência do ambiente escolar como um espaço de criação de vínculos de amizade, a família como símbolo de cuidado e proteção, independente dos seus diferentes arranjos.application/pdfporIdentidadeNarrativaCriançaEstudos culturais'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764584.pdf000764584.pdfTexto completoapplication/pdf1233913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/1/000764584.pdf58bc5b890201dea56263f18872a7924eMD51TEXT000764584.pdf.txt000764584.pdf.txtExtracted Texttext/plain81899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/2/000764584.pdf.txt773846de4009e7f00196367e525aafe2MD52THUMBNAIL000764584.pdf.jpg000764584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/3/000764584.pdf.jpg5956a87ce1ec862760bee7b2b1ade0ebMD5310183/274102018-10-18 07:21:08.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27410Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T10:21:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
title 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
spellingShingle 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
Rodrigues, Karina Flores
Identidade
Narrativa
Criança
Estudos culturais
title_short 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
title_full 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
title_fullStr 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
title_full_unstemmed 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
title_sort 'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
author Rodrigues, Karina Flores
author_facet Rodrigues, Karina Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Karina Flores
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Narrativa
Criança
Estudos culturais
topic Identidade
Narrativa
Criança
Estudos culturais
description A presente pesquisa tem como foco escritas infantis produzidas durante a minha prática docente, vinculada ao estágio do Curso de Pedagogia da UFRGS, e realizada em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS em 2010/1. A partir de análise de textos, buscou-se marcas identitárias narradas pelos alunos no decorrer das práticas de escrita vivenciadas. Este 'olhar atento' para as identidades (d)escritas – representadas – é oriundo da preocupação de que houvesse um processo pedagógico e interlocutivo, através do qual a professora (re)conhecesse seu aluno como um sujeito histórico, social e culturalmente situado. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Culturais articulado à Linguagem e à produção textual; portanto, apóia-se em teóricos situados nos citados campos de estudo. Opera com os conceitos de identidade e representação e analisa as referidas marcas identitárias relacionadas à infância. Segue uma abordagem qualitativa e pode ser caracterizada como um estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Destaca-se das análises a recorrência do gosto pelo brincar – o 'antigo' e o 'atual' -, o comer como selo da confraternização familiar; a referência do ambiente escolar como um espaço de criação de vínculos de amizade, a família como símbolo de cuidado e proteção, independente dos seus diferentes arranjos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764584
url http://hdl.handle.net/10183/27410
identifier_str_mv 000764584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/1/000764584.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/2/000764584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27410/3/000764584.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58bc5b890201dea56263f18872a7924e
773846de4009e7f00196367e525aafe2
5956a87ce1ec862760bee7b2b1ade0eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724503779704832