Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157518 |
Resumo: | O presente estudo, de natureza teórica, aborda o design estratégico como um sistema de conhecimento interdisciplinar, a fim de propor contribuições metodológicas aplicadas ao design de moda por meio de uma cultura de projeto voltada a gestão da complexidade. Esta abordagem justifica-se na natureza complexa dos problemas de projeto no campo do design e, em especial, no campo do design de moda, considerados dinâmicos e fluídos, suscitando a necessidade da reflexão de novos métodos projetuais aplicados ao processo de desenvolvimento de produtos de moda. Diante desse contexto, o estudo vale-se dos princípios teórico-metodológicos do design estratégico a fim de propor estratégias de inovação para lidar com a complexidade do projeto, que se caracteriza pelas inter-relações entre empresa, mercado, consumo e cultura, sem desconsiderar as especificidades do processo de desenvolvimento de produtos de moda. Frente a essa realidade, o modelo metodológico proposto atua na resolução de problemas complexos, compreende ainda uma estratégia integrada de design de sistema produto-serviço, combinação de produtos tangíveis, serviços intangíveis e experiências de consumo, visando construir novas relações entre usuário, produto e projeto. Esta proposta tem em vista implementar uma cultura de projeto em empresas desenvolvedoras de produtos, possibilitando sua evolução em ambientes altamente complexos. Por fim, o modelo metodológico proposto mostra-se como uma possibilidade de análise e de intervenção no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário a partir da abordagem de design estratégico, permitindo ampliar os estudos na área. |
id |
UFRGS-2_c984271858a38579269190a8357ea3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157518 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicchelle, Keila MarinaLinden, Júlio Carlos de Souza van der2017-05-06T02:41:29Z2017http://hdl.handle.net/10183/157518001020227O presente estudo, de natureza teórica, aborda o design estratégico como um sistema de conhecimento interdisciplinar, a fim de propor contribuições metodológicas aplicadas ao design de moda por meio de uma cultura de projeto voltada a gestão da complexidade. Esta abordagem justifica-se na natureza complexa dos problemas de projeto no campo do design e, em especial, no campo do design de moda, considerados dinâmicos e fluídos, suscitando a necessidade da reflexão de novos métodos projetuais aplicados ao processo de desenvolvimento de produtos de moda. Diante desse contexto, o estudo vale-se dos princípios teórico-metodológicos do design estratégico a fim de propor estratégias de inovação para lidar com a complexidade do projeto, que se caracteriza pelas inter-relações entre empresa, mercado, consumo e cultura, sem desconsiderar as especificidades do processo de desenvolvimento de produtos de moda. Frente a essa realidade, o modelo metodológico proposto atua na resolução de problemas complexos, compreende ainda uma estratégia integrada de design de sistema produto-serviço, combinação de produtos tangíveis, serviços intangíveis e experiências de consumo, visando construir novas relações entre usuário, produto e projeto. Esta proposta tem em vista implementar uma cultura de projeto em empresas desenvolvedoras de produtos, possibilitando sua evolução em ambientes altamente complexos. Por fim, o modelo metodológico proposto mostra-se como uma possibilidade de análise e de intervenção no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário a partir da abordagem de design estratégico, permitindo ampliar os estudos na área.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 152-171Design de modaDesign estratégicoComplexidadeDesign estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020227.pdf001020227.pdfCapítuloapplication/pdf502647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157518/1/001020227.pdfb1cdce27a2a661d73c4360f4d3956738MD51TEXT001020227.pdf.txt001020227.pdf.txtExtracted Texttext/plain40691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157518/2/001020227.pdf.txt3d58ed790c887fa0fcc17796e7ee933aMD5210183/1575182023-01-05 06:09:23.008037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:09:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
title |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
spellingShingle |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda Nicchelle, Keila Marina Design de moda Design estratégico Complexidade |
title_short |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
title_full |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
title_fullStr |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
title_full_unstemmed |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
title_sort |
Design estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de moda |
author |
Nicchelle, Keila Marina |
author_facet |
Nicchelle, Keila Marina Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author_role |
author |
author2 |
Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicchelle, Keila Marina Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de moda Design estratégico Complexidade |
topic |
Design de moda Design estratégico Complexidade |
description |
O presente estudo, de natureza teórica, aborda o design estratégico como um sistema de conhecimento interdisciplinar, a fim de propor contribuições metodológicas aplicadas ao design de moda por meio de uma cultura de projeto voltada a gestão da complexidade. Esta abordagem justifica-se na natureza complexa dos problemas de projeto no campo do design e, em especial, no campo do design de moda, considerados dinâmicos e fluídos, suscitando a necessidade da reflexão de novos métodos projetuais aplicados ao processo de desenvolvimento de produtos de moda. Diante desse contexto, o estudo vale-se dos princípios teórico-metodológicos do design estratégico a fim de propor estratégias de inovação para lidar com a complexidade do projeto, que se caracteriza pelas inter-relações entre empresa, mercado, consumo e cultura, sem desconsiderar as especificidades do processo de desenvolvimento de produtos de moda. Frente a essa realidade, o modelo metodológico proposto atua na resolução de problemas complexos, compreende ainda uma estratégia integrada de design de sistema produto-serviço, combinação de produtos tangíveis, serviços intangíveis e experiências de consumo, visando construir novas relações entre usuário, produto e projeto. Esta proposta tem em vista implementar uma cultura de projeto em empresas desenvolvedoras de produtos, possibilitando sua evolução em ambientes altamente complexos. Por fim, o modelo metodológico proposto mostra-se como uma possibilidade de análise e de intervenção no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário a partir da abordagem de design estratégico, permitindo ampliar os estudos na área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-06T02:41:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157518 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020227 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157518 |
identifier_str_mv |
001020227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 152-171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157518/1/001020227.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157518/2/001020227.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1cdce27a2a661d73c4360f4d3956738 3d58ed790c887fa0fcc17796e7ee933a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224914930237440 |