Educação : emergência de seu processamento epistemológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouriño Mosquera, Juan José
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234386
Resumo: A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa.
id UFRGS-2_c9c58974b3de11a781d2fca52e9acbf9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mouriño Mosquera, Juan José2022-01-26T04:37:33Z19810100-3143http://hdl.handle.net/10183/234386000065872A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa.Education should be directed to form individuals, specially to character formation because to form should be the aim of education. At this moment it is difficult to state this because what we have been doing nowdays is instruct, reproduce knowledge and we forget that education is a process that should be aimed to form individuals.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 71-79Filosofia da educaçãoEducação : emergência de seu processamento epistemológicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065872.pdf.txt000065872.pdf.txtExtracted Texttext/plain20335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/2/000065872.pdf.txt10b7df6e487a0d8f161971a89b96f1e8MD52ORIGINAL000065872.pdfTexto completoapplication/pdf223681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/1/000065872.pdff49f470c7252eeb06164641b31eca18dMD5110183/2343862022-02-22 04:43:40.559733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:43:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação : emergência de seu processamento epistemológico
title Educação : emergência de seu processamento epistemológico
spellingShingle Educação : emergência de seu processamento epistemológico
Mouriño Mosquera, Juan José
Filosofia da educação
title_short Educação : emergência de seu processamento epistemológico
title_full Educação : emergência de seu processamento epistemológico
title_fullStr Educação : emergência de seu processamento epistemológico
title_full_unstemmed Educação : emergência de seu processamento epistemológico
title_sort Educação : emergência de seu processamento epistemológico
author Mouriño Mosquera, Juan José
author_facet Mouriño Mosquera, Juan José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da educação
topic Filosofia da educação
description A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa.
publishDate 1981
dc.date.issued.fl_str_mv 1981
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:37:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234386
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065872
identifier_str_mv 0100-3143
000065872
url http://hdl.handle.net/10183/234386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 71-79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/2/000065872.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/1/000065872.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10b7df6e487a0d8f161971a89b96f1e8
f49f470c7252eeb06164641b31eca18d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225049135382528