Educação : emergência de seu processamento epistemológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234386 |
Resumo: | A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa. |
id |
UFRGS-2_c9c58974b3de11a781d2fca52e9acbf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mouriño Mosquera, Juan José2022-01-26T04:37:33Z19810100-3143http://hdl.handle.net/10183/234386000065872A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa.Education should be directed to form individuals, specially to character formation because to form should be the aim of education. At this moment it is difficult to state this because what we have been doing nowdays is instruct, reproduce knowledge and we forget that education is a process that should be aimed to form individuals.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 71-79Filosofia da educaçãoEducação : emergência de seu processamento epistemológicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065872.pdf.txt000065872.pdf.txtExtracted Texttext/plain20335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/2/000065872.pdf.txt10b7df6e487a0d8f161971a89b96f1e8MD52ORIGINAL000065872.pdfTexto completoapplication/pdf223681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/1/000065872.pdff49f470c7252eeb06164641b31eca18dMD5110183/2343862022-02-22 04:43:40.559733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:43:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
title |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
spellingShingle |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico Mouriño Mosquera, Juan José Filosofia da educação |
title_short |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
title_full |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
title_fullStr |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
title_full_unstemmed |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
title_sort |
Educação : emergência de seu processamento epistemológico |
author |
Mouriño Mosquera, Juan José |
author_facet |
Mouriño Mosquera, Juan José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da educação |
topic |
Filosofia da educação |
description |
A educação deveria ser formação, especialmente formaçao do caráter porque a formaçao é que deve ser o âmago da educação. No momento é temerário afirmar isto, porque estamos na moda de instruir, reproduzindo conhecimentos e esquecendo que a educação é um processo que se destina à formação da pessoa. |
publishDate |
1981 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1981 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:37:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234386 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065872 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065872 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 71-79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/2/000065872.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234386/1/000065872.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10b7df6e487a0d8f161971a89b96f1e8 f49f470c7252eeb06164641b31eca18d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447781295259648 |