Desenvolvimento de nova topologia de carro-primário de atuador planar de indução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diedrich, Valter Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78499
Resumo: O presente trabalho estuda, caracteriza e testa nova topologia de dispositivo eletromagnético formado por dois enrolamentos trifásicos ortogonais entre si de acionamento independente cuja construção foi desenvolvida sobre núcleo de material compósito magneticamente macio de grão isolado. Este dispositivo é formado por 36 dentes, sendo que em cada um estão alocadas duas bobinas independentes, formando um total de dois enrolamentos compostos por 72 bobinas no total. Através de um acionamento trifásico destes enrolamentos, há o desenvolvimento de campos magnéticos viajantes de trajetória linear e ortogonais entre si, fazendo com que correntes elétricas pelo efeito da indução apareçam nos materiais eletricamente condutores do secundário compreendido pela estrutura de uma chapa de alumínio paralelamente disposta a uma chapa de aço sob o atuador planar de indução. O resultado da interação entre as correntes do primário, parte móvel composta pelos enrolamentos trifásicos, com as do secundário, parte estática formada pelas chapas metálicas, é a produção de força de propulsão planar, resultando na movimentação do carro do atuador planar de indução. Realizou-se experimentos de carácter estático para o levantamento de dados de força planar linear exercido pela nova topologia de carro primário e ainda, foram realizados experimentos dinâmicos para dados de deslocamento e velocidade da nova topologia de carro primário.
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