Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Ivana Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Anita Raquel da, Abreu, Cristiane de Souza, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263110
Resumo: Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.
id UFRGS-2_c9d8f0a17b20d9ed7b214217660363bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucchesi, Ivana LimaSilva, Anita Raquel daAbreu, Cristiane de SouzaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:33:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263110001173380Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.This article reports on the experiment of using the Metis chatbot as a support for distance education activities. There are reports on the development of educational chatbotMetis (Education and Information Technology and Socialization Technology) and on the pedagogical strategy of feeding the chatbot knowledge base, with the participation of the students. We describe the chatbot evaluation under a pedagogical bias that involved the analysis of the interactions and the construction of five categories, constructed from an online questionnaire. The results showed that even in the initial phase of implementation, the agent Metis achieved satisfactory results regarding the efficiency of dialogue and influence in the students' engagement in the group investigated.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122Educação a distânciaChatbotsconversational agentsKnowledge baseAvaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com MetisEvaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173380.pdf.txt001173380.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/2/001173380.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173380.pdfTexto completoapplication/pdf3022882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/1/001173380.pdf2a59454f983aa73311f21222b22f7bd3MD5110183/2631102023-08-17 03:35:20.600762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:35:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metis
title Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
spellingShingle Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
Lucchesi, Ivana Lima
Educação a distância
Chatbots
conversational agents
Knowledge base
title_short Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
title_full Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
title_fullStr Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
title_full_unstemmed Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
title_sort Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
author Lucchesi, Ivana Lima
author_facet Lucchesi, Ivana Lima
Silva, Anita Raquel da
Abreu, Cristiane de Souza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Silva, Anita Raquel da
Abreu, Cristiane de Souza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Ivana Lima
Silva, Anita Raquel da
Abreu, Cristiane de Souza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
topic Educação a distância
Chatbots
conversational agents
Knowledge base
dc.subject.eng.fl_str_mv Chatbots
conversational agents
Knowledge base
description Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:33:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263110
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173380
identifier_str_mv 1679-1916
001173380
url http://hdl.handle.net/10183/263110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/2/001173380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/1/001173380.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
2a59454f983aa73311f21222b22f7bd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447834877493248