Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263110 |
Resumo: | Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada. |
id |
UFRGS-2_c9d8f0a17b20d9ed7b214217660363bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263110 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucchesi, Ivana LimaSilva, Anita Raquel daAbreu, Cristiane de SouzaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:33:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263110001173380Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.This article reports on the experiment of using the Metis chatbot as a support for distance education activities. There are reports on the development of educational chatbotMetis (Education and Information Technology and Socialization Technology) and on the pedagogical strategy of feeding the chatbot knowledge base, with the participation of the students. We describe the chatbot evaluation under a pedagogical bias that involved the analysis of the interactions and the construction of five categories, constructed from an online questionnaire. The results showed that even in the initial phase of implementation, the agent Metis achieved satisfactory results regarding the efficiency of dialogue and influence in the students' engagement in the group investigated.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122Educação a distânciaChatbotsconversational agentsKnowledge baseAvaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com MetisEvaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173380.pdf.txt001173380.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/2/001173380.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173380.pdfTexto completoapplication/pdf3022882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/1/001173380.pdf2a59454f983aa73311f21222b22f7bd3MD5110183/2631102023-08-17 03:35:20.600762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:35:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metis |
title |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
spellingShingle |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis Lucchesi, Ivana Lima Educação a distância Chatbots conversational agents Knowledge base |
title_short |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
title_full |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
title_fullStr |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
title_sort |
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis |
author |
Lucchesi, Ivana Lima |
author_facet |
Lucchesi, Ivana Lima Silva, Anita Raquel da Abreu, Cristiane de Souza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Anita Raquel da Abreu, Cristiane de Souza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchesi, Ivana Lima Silva, Anita Raquel da Abreu, Cristiane de Souza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância |
topic |
Educação a distância Chatbots conversational agents Knowledge base |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chatbots conversational agents Knowledge base |
description |
Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:33:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263110 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173380 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001173380 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/2/001173380.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263110/1/001173380.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 2a59454f983aa73311f21222b22f7bd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834877493248 |