Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263170 |
Resumo: | Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meioda análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo. |
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Antunes, Carlos AndréVanzin, Vinicius João de BarrosSilva, Joao Luis Tavares daKrassmann, Aliane LoureiroTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:35:13Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263170001173386Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meioda análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.A chatbot is a system capable of conversing with a user in natural language, in order tosimulate human dialogue. Examples of chatbots can be found in the areas of healthcare, entertainment, business and education. This paper presents a Systematic Literature Review on the application of chatbots for educational purposes in national and international databases. Through the analysis, it was found that the largest share of chatbotsfocuses onthe area of knowledge ofComputer Science and is intended for higher educationlevel. In general, studies have reported positive results in the constructionof students' knowledge and highlighted the main factors that could be enhanced for greater dialogue consistency.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 123-132Educação a distânciaChatbotsConversational agentsArtificial intelligenceEducationChatbots na educação : uma Revisão Sistemática da LiteraturaChatbots in education : a Systematic Literature Reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173386.pdf.txt001173386.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/2/001173386.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173386.pdfTexto completoapplication/pdf3504090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/1/001173386.pdfac10bb73cd9d0fe07fad21373e730fa9MD5110183/2631702023-08-10 03:33:46.668869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-10T06:33:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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