Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Carlos André
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vanzin, Vinicius João de Barros, Silva, Joao Luis Tavares da, Krassmann, Aliane Loureiro, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263170
Resumo: Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meioda análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.
id UFRGS-2_028f6f126fd8dda83c62e8c3a5afc2bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, Carlos AndréVanzin, Vinicius João de BarrosSilva, Joao Luis Tavares daKrassmann, Aliane LoureiroTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:35:13Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263170001173386Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meioda análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.A chatbot is a system capable of conversing with a user in natural language, in order tosimulate human dialogue. Examples of chatbots can be found in the areas of healthcare, entertainment, business and education. This paper presents a Systematic Literature Review on the application of chatbots for educational purposes in national and international databases. Through the analysis, it was found that the largest share of chatbotsfocuses onthe area of knowledge ofComputer Science and is intended for higher educationlevel. In general, studies have reported positive results in the constructionof students' knowledge and highlighted the main factors that could be enhanced for greater dialogue consistency.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 123-132Educação a distânciaChatbotsConversational agentsArtificial intelligenceEducationChatbots na educação : uma Revisão Sistemática da LiteraturaChatbots in education : a Systematic Literature Reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173386.pdf.txt001173386.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/2/001173386.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173386.pdfTexto completoapplication/pdf3504090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/1/001173386.pdfac10bb73cd9d0fe07fad21373e730fa9MD5110183/2631702023-08-10 03:33:46.668869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-10T06:33:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Chatbots in education : a Systematic Literature Review
title Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
spellingShingle Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
Antunes, Carlos André
Educação a distância
Chatbots
Conversational agents
Artificial intelligence
Education
title_short Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
title_fullStr Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full_unstemmed Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
title_sort Chatbots na educação : uma Revisão Sistemática da Literatura
author Antunes, Carlos André
author_facet Antunes, Carlos André
Vanzin, Vinicius João de Barros
Silva, Joao Luis Tavares da
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Vanzin, Vinicius João de Barros
Silva, Joao Luis Tavares da
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Carlos André
Vanzin, Vinicius João de Barros
Silva, Joao Luis Tavares da
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
topic Educação a distância
Chatbots
Conversational agents
Artificial intelligence
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Chatbots
Conversational agents
Artificial intelligence
Education
description Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meioda análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:35:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173386
identifier_str_mv 1679-1916
001173386
url http://hdl.handle.net/10183/263170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 123-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/2/001173386.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263170/1/001173386.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
ac10bb73cd9d0fe07fad21373e730fa9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447835009613824