Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130878 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas. |
id |
UFRGS-2_ca0fc851a030c95121217d605ea3781e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130878 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bornia Poulsen, Camilo JoséBandeira, Denise Lindstrom2015-12-10T02:41:32Z20151983-4535http://hdl.handle.net/10183/130878000979926Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas.This article presents an exploratory study about the academic classes systems adopted in Brazil by private higher education institutions. The objective is to analyze each system, organized by grade or subject, identifying advantages and disadvantages. The decision for a particular system directly impacts on strategies for attracting and retaining students, the capacity to respond to market requirements for educational services, and the institution’s administrative structure. To achieve the paper’s objective, we undertook an exploratory qualitative research, through individual interviews with professionals from private institutions of higher education, aiming to capture the perception of the respective regimes in the following analytical dimensions: Administrative, Pedagogical, Student, and Competitive. The results indicate the adoption of the system organized by subject as trend among Brazilian institutions. This work intends to assist the decision-making process of institutions that constantly debate which system better responds to its challenges, and also intends to encourage the academic community to develop alternative models that overcome the current limitations.application/pdfporRevista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 3 (set. 2015), p. 305-326Ensino superiorProcesso decisórioFerramentas de gestãoGrade de horáriosHigher educationAcademic systemsAcademic managementDecision-making processUm estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no BrasilAn exploratory study of academic systems adopted by private higher education institutions info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979926.pdf000979926.pdfTexto completoapplication/pdf706627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/1/000979926.pdf74d761d75dfb7007403b557217217e17MD51TEXT000979926.pdf.txt000979926.pdf.txtExtracted Texttext/plain63389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/2/000979926.pdf.txt359e221118e8a03fc8a27c50f1f51010MD52THUMBNAIL000979926.pdf.jpg000979926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/3/000979926.pdf.jpg064206c1ccd7d57274d6d0339364f772MD5310183/1308782018-10-25 09:46:49.483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:46:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An exploratory study of academic systems adopted by private higher education institutions |
title |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
spellingShingle |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil Bornia Poulsen, Camilo José Ensino superior Processo decisório Ferramentas de gestão Grade de horários Higher education Academic systems Academic management Decision-making process |
title_short |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
title_full |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
title_fullStr |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
title_sort |
Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil |
author |
Bornia Poulsen, Camilo José |
author_facet |
Bornia Poulsen, Camilo José Bandeira, Denise Lindstrom |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Denise Lindstrom |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bornia Poulsen, Camilo José Bandeira, Denise Lindstrom |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Processo decisório Ferramentas de gestão Grade de horários |
topic |
Ensino superior Processo decisório Ferramentas de gestão Grade de horários Higher education Academic systems Academic management Decision-making process |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Academic systems Academic management Decision-making process |
description |
Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-10T02:41:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/130878 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-4535 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979926 |
identifier_str_mv |
1983-4535 000979926 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/130878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 3 (set. 2015), p. 305-326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/1/000979926.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/2/000979926.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130878/3/000979926.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74d761d75dfb7007403b557217217e17 359e221118e8a03fc8a27c50f1f51010 064206c1ccd7d57274d6d0339364f772 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224892501196800 |