A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212610 |
Resumo: | As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv. |
id |
UFRGS-2_ca1d7834dabedb61641f813ddb083f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212610 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Cauê DuarteBruscato, Léia Miotto2020-08-05T03:38:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/212610001116615As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 129-147Realidade virtualDesign de interioresArquiteturaEducaçãoA percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116615.pdf.txt001116615.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/2/001116615.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116615.pdfCapítulo 7application/pdf2909559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/1/001116615.pdf4ace0141abe655631b64e270a7988916MD5110183/2126102023-06-03 03:36:51.623518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212610Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-03T06:36:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
title |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
spellingShingle |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores Costa, Cauê Duarte Realidade virtual Design de interiores Arquitetura Educação |
title_short |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
title_full |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
title_fullStr |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
title_full_unstemmed |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
title_sort |
A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores |
author |
Costa, Cauê Duarte |
author_facet |
Costa, Cauê Duarte Bruscato, Léia Miotto |
author_role |
author |
author2 |
Bruscato, Léia Miotto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cauê Duarte Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Design de interiores Arquitetura Educação |
topic |
Realidade virtual Design de interiores Arquitetura Educação |
description |
As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-05T03:38:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212610 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116615 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212610 |
identifier_str_mv |
001116615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 129-147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/2/001116615.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/1/001116615.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 4ace0141abe655631b64e270a7988916 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725075704512512 |