A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cauê Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bruscato, Léia Miotto
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212610
Resumo: As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv.
id UFRGS-2_ca1d7834dabedb61641f813ddb083f9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Cauê DuarteBruscato, Léia Miotto2020-08-05T03:38:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/212610001116615As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 129-147Realidade virtualDesign de interioresArquiteturaEducaçãoA percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116615.pdf.txt001116615.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/2/001116615.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116615.pdfCapítulo 7application/pdf2909559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/1/001116615.pdf4ace0141abe655631b64e270a7988916MD5110183/2126102023-06-03 03:36:51.623518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
title A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
spellingShingle A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
Costa, Cauê Duarte
Realidade virtual
Design de interiores
Arquitetura
Educação
title_short A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
title_full A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
title_fullStr A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
title_full_unstemmed A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
title_sort A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores
author Costa, Cauê Duarte
author_facet Costa, Cauê Duarte
Bruscato, Léia Miotto
author_role author
author2 Bruscato, Léia Miotto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cauê Duarte
Bruscato, Léia Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Design de interiores
Arquitetura
Educação
topic Realidade virtual
Design de interiores
Arquitetura
Educação
description As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação de dispositivos de visualização (os headsets) extremamente baratos, como o Google Cardboard. Um dos principais potenciais de uso é no ensino de Design de Interiores e Arquitetura, uma vez que os modelos tridimensionais já utilizados permitem, com a rv, novas formas de visualização e interação, avaliação de projeto e simulações computacionais. O objetivo deste capítulo é investigar como os docentes em arquitetura e design de interiores percebem as possibilidades de utilização da tecnologia atual de rv em sala de aula. Através de entrevistas, o questionário abordou tecnologias de modelagem digital tridimensional utilizadas em sala de aula pelos alunos, o conhecimento atual dos docentes sobre rv, as perspectivas que os professores têm para utilização desta tecnologia no futuro, dentre outras questões. A partir da análise de conteúdo, foi possível depreender que há uma ótima perspectiva de uso no ensino de design de interiores, porém a falta de conhecimento de como utilizar faz com que não seja empregada. Além disso, foi possível identificar que o processo atual de projetação com modelos tridimensionais digitais permite com facilidade a conexão com rv e 360rv.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:38:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116615
url http://hdl.handle.net/10183/212610
identifier_str_mv 001116615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 129-147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/2/001116615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212610/1/001116615.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
4ace0141abe655631b64e270a7988916
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996559781888