Realidade virtual de baixo custo no ensino de design de interiores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200888 |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) e suas variantes, como Realidade Aumentada (RA) e 360RV, são tecnologias que ficaram em evidência nos últimos anos (tanto mercadologicamente como educacionalmente) através da popularização dos smartphones e da criação de dispositivos de visualização baratos e de fácil utilização, os chamados headsets ou HMDs (head-mounted display) como o Google Cardboard. No contexto do design de interiores, a tecnologia permite fácil visualização, avaliações do projeto e uso em simulações computacionais. Porém, no contexto educacional, apesar de diversos estudos indicarem a utilização, ela é pouco ou nada utilizada no ensino de design de interiores. A presente dissertação visa, portanto, identificar como e em que etapas pode se utilizar a RV de baixo custo no ensino de projeto de design de interiores, indicando as boas práticas para sua utilização. Através de entrevistas com docentes de design de interiores, foi possível preparar e aplicar seminários e questionários com discentes, partindo para a análise dos dados e criação das diretrizes de utilização no processo de ensino de projeto. Como resultado final, foi possível afirmar que, enquanto a tecnologia de 360RV se aplica nas etapas iniciais e finais do processo de projeto em sala de aula, a utilização da RV se recomenda na etapa intermediária de desenvolvimento do projeto. Como boas práticas, se indica aplicativos, softwares, equipamentos e exemplos reais da utilização das tecnologias. Com isso, é possível afirmar que a RV de baixo custo se apresenta como uma ferramenta complementar importante no processo de ensino de projeto de design de interiores. |
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Costa, Cauê DuarteBruscato, Léia Miotto2019-10-23T03:51:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/200888001104529A Realidade Virtual (RV) e suas variantes, como Realidade Aumentada (RA) e 360RV, são tecnologias que ficaram em evidência nos últimos anos (tanto mercadologicamente como educacionalmente) através da popularização dos smartphones e da criação de dispositivos de visualização baratos e de fácil utilização, os chamados headsets ou HMDs (head-mounted display) como o Google Cardboard. No contexto do design de interiores, a tecnologia permite fácil visualização, avaliações do projeto e uso em simulações computacionais. Porém, no contexto educacional, apesar de diversos estudos indicarem a utilização, ela é pouco ou nada utilizada no ensino de design de interiores. A presente dissertação visa, portanto, identificar como e em que etapas pode se utilizar a RV de baixo custo no ensino de projeto de design de interiores, indicando as boas práticas para sua utilização. Através de entrevistas com docentes de design de interiores, foi possível preparar e aplicar seminários e questionários com discentes, partindo para a análise dos dados e criação das diretrizes de utilização no processo de ensino de projeto. Como resultado final, foi possível afirmar que, enquanto a tecnologia de 360RV se aplica nas etapas iniciais e finais do processo de projeto em sala de aula, a utilização da RV se recomenda na etapa intermediária de desenvolvimento do projeto. Como boas práticas, se indica aplicativos, softwares, equipamentos e exemplos reais da utilização das tecnologias. Com isso, é possível afirmar que a RV de baixo custo se apresenta como uma ferramenta complementar importante no processo de ensino de projeto de design de interiores.Virtual Reality (VR) and its variations, such as Augmented Reality (RA) and 360VR, are technologies that have become prominent in recent years (in both marketing and education and training) through the popularization of smartphones and the development of inexpensive and user-friendly display devices, so-called headsets or head-mounted display (HMDs) like Google Cardboard. In the field of interior design, the technology allows easy visualization, design evaluation and digital simulations. However, in the educational field, although several studies indicate its use, it has rarely been used in teaching of interior design. This dissertation aims to identify how and in which stages low-cost VR can be used in interior design education, indicating the best practices for employing it. Through interviews with interior design lecturers, it was possible to prepare and apply seminars and questionnaires with students, and then proceed with data analysis and creation of guidelines for using on the design process. As a result, it was possible to state that while 360VR technology applies in the early and later stages of the interior design process, applying VR is recommended at the intermediate stages of design development. As for best practices, it includes applications, software, equipment, and real examples for the use of the technology. As a conclusion, it is possible to say that low-cost VR is an important complementary tool in the teaching process of interior design education.application/pdfporDesign de interioresRealidade virtualEnsinoProcesso de projetoInterior designVirtual realityEducationDesign processRealidade virtual de baixo custo no ensino de design de interioresLow-cost virtual reality in interior design education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104529.pdf.txt001104529.pdf.txtExtracted Texttext/plain269286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200888/2/001104529.pdf.txtdb8511c6a382c32be59a16cb2f81bc94MD52ORIGINAL001104529.pdfTexto completoapplication/pdf4075170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200888/1/001104529.pdf52c17f4f200d2f8014b4578c3e49d845MD5110183/2008882023-06-03 03:37:04.40099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-03T06:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A Realidade Virtual (RV) e suas variantes, como Realidade Aumentada (RA) e 360RV, são tecnologias que ficaram em evidência nos últimos anos (tanto mercadologicamente como educacionalmente) através da popularização dos smartphones e da criação de dispositivos de visualização baratos e de fácil utilização, os chamados headsets ou HMDs (head-mounted display) como o Google Cardboard. No contexto do design de interiores, a tecnologia permite fácil visualização, avaliações do projeto e uso em simulações computacionais. Porém, no contexto educacional, apesar de diversos estudos indicarem a utilização, ela é pouco ou nada utilizada no ensino de design de interiores. A presente dissertação visa, portanto, identificar como e em que etapas pode se utilizar a RV de baixo custo no ensino de projeto de design de interiores, indicando as boas práticas para sua utilização. Através de entrevistas com docentes de design de interiores, foi possível preparar e aplicar seminários e questionários com discentes, partindo para a análise dos dados e criação das diretrizes de utilização no processo de ensino de projeto. Como resultado final, foi possível afirmar que, enquanto a tecnologia de 360RV se aplica nas etapas iniciais e finais do processo de projeto em sala de aula, a utilização da RV se recomenda na etapa intermediária de desenvolvimento do projeto. Como boas práticas, se indica aplicativos, softwares, equipamentos e exemplos reais da utilização das tecnologias. Com isso, é possível afirmar que a RV de baixo custo se apresenta como uma ferramenta complementar importante no processo de ensino de projeto de design de interiores. |
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