Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217171
Resumo: Apresenta-se neste texto parte da trajetória de Léa da Cruz Fagundes, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que, ao longo de mais de 60 anos de atuação como professora, gerou um legado em termos da formação de professores pesquisadores em áreas diversas como Alfabetização em Português, Alfabetização de Surdos, Artes, Psicologia, Ciências, Robótica Educacional, Informática na Educação, Matemática. Com formação básica em Pedagogia e Psicologia, guiou suas pesquisas na busca por compreender os processos de construção de conhecimentos e, nos últimos 40 anos de sua carreira, dedicou-se a investigar as possibilidades de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção de redes de conhecimento e seus usos na formação de professores e de estudantes da escola básica. Sua atuação como pesquisadora deu-se especialmente junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) da Universidade. Por toda a trajetória da professora Léa desde a década de 1950 até a de 2000, a partir da documentação encontrada, ainda em análise, mostramos as possibilidades de considerá-la como expertna formação de professores, quando se pensa em sua atuação no desenvolvimento cognitivo de crianças, mediado pelo uso dos recursos digitais de informação e comunicação.
id UFRGS-2_ca2cc6f913669b4813dbe09ec0493be7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217171
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Maria Cecilia BuenoBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-01-09T04:18:33Z20202675-1909http://hdl.handle.net/10183/217171001118739Apresenta-se neste texto parte da trajetória de Léa da Cruz Fagundes, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que, ao longo de mais de 60 anos de atuação como professora, gerou um legado em termos da formação de professores pesquisadores em áreas diversas como Alfabetização em Português, Alfabetização de Surdos, Artes, Psicologia, Ciências, Robótica Educacional, Informática na Educação, Matemática. Com formação básica em Pedagogia e Psicologia, guiou suas pesquisas na busca por compreender os processos de construção de conhecimentos e, nos últimos 40 anos de sua carreira, dedicou-se a investigar as possibilidades de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção de redes de conhecimento e seus usos na formação de professores e de estudantes da escola básica. Sua atuação como pesquisadora deu-se especialmente junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) da Universidade. Por toda a trajetória da professora Léa desde a década de 1950 até a de 2000, a partir da documentação encontrada, ainda em análise, mostramos as possibilidades de considerá-la como expertna formação de professores, quando se pensa em sua atuação no desenvolvimento cognitivo de crianças, mediado pelo uso dos recursos digitais de informação e comunicação.Este texto presenta parte de la trayectoria de Léa da Cruz Fagundes, profesora emérita de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y que, a lo largo de más de 60 años de trabajo como profesora, generó un legado en cuanto a la formación de investigadoresen diversas áreas como la Alfabetización en Portugués, Alfabetización de Sordos, Artes, Psicología, Ciencias, Robótica Educativa, Informática en Educación, Matemáticas. Con una formación básica en Pedagogía y Psicología, guió su investigación en la búsqueda de entender el proceso de construcción del conocimiento y, en los últimos 40 años de su carrera, se dedicó a investigar las posibilidades de utilizar las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la construcción de redes de conocimiento y sus usos en la formación de profesores y estudiantes de primaria. Su actuación como investigadora se desarrolló especialmente en el Laboratorio de Estudios Cognitivos (LEC/UFRGS) de la Universidad. A lo largo de la trayectoria de la profesora Léa desde la década de 1950 hasta la de 2000, a partir de la documentación encontrada, aún en análisis, mostramos las posibilidades de considerarla como experta en formación docente, al pensar en su desempeño en el desarrollo cognitivo de los niños, mediada por eluso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación.application/pdfporREMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Pará, Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2020. Vol. 15, n. 34 (2020), p. 226-242.Aprendizagem : MatematicaFormação de professoresEducacao matematica : HistoriaLéa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicaçãoLéa da Cruz Fagundes : una experta en la formación del profesorado, en tiempos de aprendizaje mediado por las tecnologías digitales de la información y la comunicacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118739.pdf.txt001118739.pdf.txtExtracted Texttext/plain52897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217171/2/001118739.pdf.txt45da9c27aa80d6315bab6b783bc5eb61MD52ORIGINAL001118739.pdfTexto completoapplication/pdf363765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217171/1/001118739.pdf746b742b97aab4db03868fc453209b98MD5110183/2171712021-03-09 04:33:11.518219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:33:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Léa da Cruz Fagundes : una experta en la formación del profesorado, en tiempos de aprendizaje mediado por las tecnologías digitales de la información y la comunicación
title Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
spellingShingle Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
Fischer, Maria Cecilia Bueno
Aprendizagem : Matematica
Formação de professores
Educacao matematica : Historia
title_short Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
title_full Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
title_fullStr Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
title_full_unstemmed Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
title_sort Léa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação
author Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_facet Fischer, Maria Cecilia Bueno
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Formação de professores
Educacao matematica : Historia
topic Aprendizagem : Matematica
Formação de professores
Educacao matematica : Historia
description Apresenta-se neste texto parte da trajetória de Léa da Cruz Fagundes, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que, ao longo de mais de 60 anos de atuação como professora, gerou um legado em termos da formação de professores pesquisadores em áreas diversas como Alfabetização em Português, Alfabetização de Surdos, Artes, Psicologia, Ciências, Robótica Educacional, Informática na Educação, Matemática. Com formação básica em Pedagogia e Psicologia, guiou suas pesquisas na busca por compreender os processos de construção de conhecimentos e, nos últimos 40 anos de sua carreira, dedicou-se a investigar as possibilidades de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção de redes de conhecimento e seus usos na formação de professores e de estudantes da escola básica. Sua atuação como pesquisadora deu-se especialmente junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) da Universidade. Por toda a trajetória da professora Léa desde a década de 1950 até a de 2000, a partir da documentação encontrada, ainda em análise, mostramos as possibilidades de considerá-la como expertna formação de professores, quando se pensa em sua atuação no desenvolvimento cognitivo de crianças, mediado pelo uso dos recursos digitais de informação e comunicação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:18:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217171
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-1909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118739
identifier_str_mv 2675-1909
001118739
url http://hdl.handle.net/10183/217171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Pará, Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2020. Vol. 15, n. 34 (2020), p. 226-242.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217171/2/001118739.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217171/1/001118739.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45da9c27aa80d6315bab6b783bc5eb61
746b742b97aab4db03868fc453209b98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006546419712