Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraretto, Maria Letícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139552
Resumo: Da experiência do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia, realizada em uma turma de Jovens e Adultos de Porto Alegre, ficou evidente a necessidade de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos, especialmente, no que tange o ensino da Matemática, tão presente no dia a dia de todos os sujeitos. A partir disso, formulou-se este trabalho que procura analisar as atividades desenvolvidas com a turma com o objetivo de refletir sobre a prática docente. Evidenciaram-se as implicações que a contextualização da educação Matemática, em conjunto com um planejamento interdisciplinar, pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos. Teorias sobre currículo, contextualização do ensino, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, educação de jovens e adultos, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a Proposta Curricular para a EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, subsidiaram a elaboração deste trabalho.
id UFRGS-2_ca3210543152a6ef693e80c460f97cd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraretto, Maria LetíciaOliveira, Helena Dória Lucas de2016-04-26T02:07:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/139552000990557Da experiência do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia, realizada em uma turma de Jovens e Adultos de Porto Alegre, ficou evidente a necessidade de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos, especialmente, no que tange o ensino da Matemática, tão presente no dia a dia de todos os sujeitos. A partir disso, formulou-se este trabalho que procura analisar as atividades desenvolvidas com a turma com o objetivo de refletir sobre a prática docente. Evidenciaram-se as implicações que a contextualização da educação Matemática, em conjunto com um planejamento interdisciplinar, pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos. Teorias sobre currículo, contextualização do ensino, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, educação de jovens e adultos, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a Proposta Curricular para a EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, subsidiaram a elaboração deste trabalho.It became evident through the experience of the mandatory curricular internship of the Education course, held in a class of Youth and Adult Education in Porto Alegre, the necessity of relating education to the everyday life of the students, especially regarding the teaching of mathematics, so present in the daily routine of every subject. Based on that, this paper was formulated to analyze the activities developed in class and reflect upon the teaching practice. It became clear that the contextualization of mathematics education, combined with interdisciplinary planning, may contribute to the process of teaching-learning of these subjects. This paper utilizes concepts from curriculum theory, contextualization of teaching, significant learning, interdisciplinarity, and youth and adult education, as well as the Brazilian National Curricular Parameters of Math, the Curricular Proposal for Youth and Adult Education and the National Curricular Guidelines for Youth and Adult Education.application/pdfporEducação de jovens e adultosMatemáticaEnsinoYouth and adult educationSignificant learningProblem solvingContextualization of teachingMath educationQuer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990557.pdf000990557.pdfTexto completoapplication/pdf1283089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/1/000990557.pdf1eed857c63c52ada03ac0a27c6ccb5d6MD51TEXT000990557.pdf.txt000990557.pdf.txtExtracted Texttext/plain78844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/2/000990557.pdf.txt24cd1f432763018c21dd2b99baae1e00MD52THUMBNAIL000990557.pdf.jpg000990557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/3/000990557.pdf.jpga725fb46525a2cf24f09d71d226c642aMD5310183/1395522018-10-25 09:14:21.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
title Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
Ferraretto, Maria Letícia
Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
Youth and adult education
Significant learning
Problem solving
Contextualization of teaching
Math education
title_short Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
title_full Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
author Ferraretto, Maria Letícia
author_facet Ferraretto, Maria Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraretto, Maria Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
topic Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
Youth and adult education
Significant learning
Problem solving
Contextualization of teaching
Math education
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Significant learning
Problem solving
Contextualization of teaching
Math education
description Da experiência do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia, realizada em uma turma de Jovens e Adultos de Porto Alegre, ficou evidente a necessidade de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos, especialmente, no que tange o ensino da Matemática, tão presente no dia a dia de todos os sujeitos. A partir disso, formulou-se este trabalho que procura analisar as atividades desenvolvidas com a turma com o objetivo de refletir sobre a prática docente. Evidenciaram-se as implicações que a contextualização da educação Matemática, em conjunto com um planejamento interdisciplinar, pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos. Teorias sobre currículo, contextualização do ensino, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, educação de jovens e adultos, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a Proposta Curricular para a EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, subsidiaram a elaboração deste trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:07:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990557
url http://hdl.handle.net/10183/139552
identifier_str_mv 000990557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/1/000990557.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/2/000990557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139552/3/000990557.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1eed857c63c52ada03ac0a27c6ccb5d6
24cd1f432763018c21dd2b99baae1e00
a725fb46525a2cf24f09d71d226c642a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170566848512