Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115692 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor. |
id |
UFRGS-2_ca4498abbf3ea13f0a592e4d484ff3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115692 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Puchalski, Francine BystronskiSanseverino, Antônio Marcos Vieira2015-04-30T01:59:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115692000956352O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor.Este trabajo tuvo como objetivo analizar y examinar algunos aspectos importantes relacionados a la enseñanza de literatura y a la formación del lector literario, teniendo como objeto la inserción del cuento en materiales didácticos dirigidos a la Enseñanza Media. El trabajo fue dividido de la siguiente manera: en primer lugar, fueron hechas consideraciones generales sobre la enseñanza de literatura. A continuación, fueron propuestas reflexiones sobre el género cuento con la finalidad de constatar cómo su lectura contribuye a la formación del lector. Por último, se llevó a cabo una descripción y análisis parcial de dos libros didácticos en el área de Lengua Portuguesa y Literatura. Los libros fueron analizados de forma separada y comparativa, en relación a sus aspectos generales y a los capítulos en los cuales el cuento surge como objeto de estudio. Por lo tanto, se verificaron abordajes posiblemente utilizados en un trabajo con el cuento en sala de clase. A partir de esta investigación, se concluyó que el libro didáctico puede ser considerado un soporte útil (pero no el único) en la promoción de actividades y estrategias pertinentes, tanto para el docente en la planificación de las clases, como para el alumno con respecto a su formación como lector.application/pdfporFormação de leitoresEnsino e aprendizagemLiteratura brasileiraContoLivro didáticoEnseñanza de literaturaFormación del lectorCuentoLibro didácticoPerspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956352.pdf000956352.pdfTexto completoapplication/pdf506345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/1/000956352.pdfcf23570dabcedb465a0d765dc30ea555MD51TEXT000956352.pdf.txt000956352.pdf.txtExtracted Texttext/plain116156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/2/000956352.pdf.txt52c85a6c6109375afb4feaac17f854b6MD52THUMBNAIL000956352.pdf.jpg000956352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/3/000956352.pdf.jpg2f188b662b9c796eb33466a0b599cedaMD5310183/1156922022-08-06 04:44:31.163574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
title |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
spellingShingle |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos Puchalski, Francine Bystronski Formação de leitores Ensino e aprendizagem Literatura brasileira Conto Livro didático Enseñanza de literatura Formación del lector Cuento Libro didáctico |
title_short |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
title_full |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
title_fullStr |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
title_sort |
Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos |
author |
Puchalski, Francine Bystronski |
author_facet |
Puchalski, Francine Bystronski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puchalski, Francine Bystronski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
contributor_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de leitores Ensino e aprendizagem Literatura brasileira Conto Livro didático |
topic |
Formação de leitores Ensino e aprendizagem Literatura brasileira Conto Livro didático Enseñanza de literatura Formación del lector Cuento Libro didáctico |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de literatura Formación del lector Cuento Libro didáctico |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-30T01:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115692 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115692 |
identifier_str_mv |
000956352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/1/000956352.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/2/000956352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/3/000956352.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf23570dabcedb465a0d765dc30ea555 52c85a6c6109375afb4feaac17f854b6 2f188b662b9c796eb33466a0b599ceda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146279731200 |