Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puchalski, Francine Bystronski
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115692
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor.
id UFRGS-2_ca4498abbf3ea13f0a592e4d484ff3f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115692
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Puchalski, Francine BystronskiSanseverino, Antônio Marcos Vieira2015-04-30T01:59:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115692000956352O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor.Este trabajo tuvo como objetivo analizar y examinar algunos aspectos importantes relacionados a la enseñanza de literatura y a la formación del lector literario, teniendo como objeto la inserción del cuento en materiales didácticos dirigidos a la Enseñanza Media. El trabajo fue dividido de la siguiente manera: en primer lugar, fueron hechas consideraciones generales sobre la enseñanza de literatura. A continuación, fueron propuestas reflexiones sobre el género cuento con la finalidad de constatar cómo su lectura contribuye a la formación del lector. Por último, se llevó a cabo una descripción y análisis parcial de dos libros didácticos en el área de Lengua Portuguesa y Literatura. Los libros fueron analizados de forma separada y comparativa, en relación a sus aspectos generales y a los capítulos en los cuales el cuento surge como objeto de estudio. Por lo tanto, se verificaron abordajes posiblemente utilizados en un trabajo con el cuento en sala de clase. A partir de esta investigación, se concluyó que el libro didáctico puede ser considerado un soporte útil (pero no el único) en la promoción de actividades y estrategias pertinentes, tanto para el docente en la planificación de las clases, como para el alumno con respecto a su formación como lector.application/pdfporFormação de leitoresEnsino e aprendizagemLiteratura brasileiraContoLivro didáticoEnseñanza de literaturaFormación del lectorCuentoLibro didácticoPerspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956352.pdf000956352.pdfTexto completoapplication/pdf506345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/1/000956352.pdfcf23570dabcedb465a0d765dc30ea555MD51TEXT000956352.pdf.txt000956352.pdf.txtExtracted Texttext/plain116156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/2/000956352.pdf.txt52c85a6c6109375afb4feaac17f854b6MD52THUMBNAIL000956352.pdf.jpg000956352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/3/000956352.pdf.jpg2f188b662b9c796eb33466a0b599cedaMD5310183/1156922022-08-06 04:44:31.163574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
title Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
spellingShingle Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
Puchalski, Francine Bystronski
Formação de leitores
Ensino e aprendizagem
Literatura brasileira
Conto
Livro didático
Enseñanza de literatura
Formación del lector
Cuento
Libro didáctico
title_short Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
title_full Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
title_fullStr Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
title_full_unstemmed Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
title_sort Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
author Puchalski, Francine Bystronski
author_facet Puchalski, Francine Bystronski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puchalski, Francine Bystronski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
contributor_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Ensino e aprendizagem
Literatura brasileira
Conto
Livro didático
topic Formação de leitores
Ensino e aprendizagem
Literatura brasileira
Conto
Livro didático
Enseñanza de literatura
Formación del lector
Cuento
Libro didáctico
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de literatura
Formación del lector
Cuento
Libro didáctico
description O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-30T01:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956352
url http://hdl.handle.net/10183/115692
identifier_str_mv 000956352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/1/000956352.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/2/000956352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115692/3/000956352.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf23570dabcedb465a0d765dc30ea555
52c85a6c6109375afb4feaac17f854b6
2f188b662b9c796eb33466a0b599ceda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146279731200