Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Stefany Silva do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Odair José Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10976
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 285-302, Jan/Jun. 2019.
id FURG_92262e189c86446896d542f5240f586e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10976
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesaEstudios de género em el cuento Tchau, de Lygia Bojunga: una proposta para las clases de lengua portuguesaGender studies in the tale called "Tchau", written by Lygia Bojunga: a proposal for portuguese classesLeitorConto TchauEnsinoLectorCuento TchauEnseñanzaReaderTale TchauTeachingRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 285-302, Jan/Jun. 2019.O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.El artículo aquí presentado tiene el objetivo de discutir sobre la función del alumno, lector en formación, en el proceso de lectura literaria, comprendiendo a ese estudiante como un elemento primordial para que haya la significación del texto literario leído en el aula. Para la realización de este estudio, utilizamos las investigaciones de la Estética de la Recepción, en las voces de Iser (1996, 1999) y Jauss (1994), estudiosos que postulan ideas fundamentales para el mejor entendimiento del papel desempeñado por el lector. En este sentido, se presentan una secuencia didáctica producida en los parámetros de Cosson (2014), aplicando el estudio del cuento Tchau (2014), de Lygia Bojunga así como las posibles reflexiones que pueden surgir después de su aplicación en clases de portugués.The article presented here aims to discuss the role of the student, reader in formation, in the process of literary reading, understanding this student as a primordial element to have the meaning of the literary text read in the classroom. In order to carry out this study, we used the reception aesthetics investigations, in the voices of Iser (1996; 1999) and Jauss (1994), who postulate fundamental ideas for a better understanding of the role played by the reader. In this sense, we present a model of didactic sequence produced in the parameters of Cosson (2014), applying a study of the tale Tchau (2014), of Lygia Bojunga, as well as the possible reflections that may arise after its application in classes of Portuguese.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:33:38Z2023-05-17T22:33:38Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, S. S. do.; SANTOS, O. J. S. dos. Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 285–302, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8610. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10976porNascimento, Stefany Silva doSantos, Odair José Silva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:33:38Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10976Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:33:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
Estudios de género em el cuento Tchau, de Lygia Bojunga: una proposta para las clases de lengua portuguesa
Gender studies in the tale called "Tchau", written by Lygia Bojunga: a proposal for portuguese classes
title Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
spellingShingle Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
Nascimento, Stefany Silva do
Leitor
Conto Tchau
Ensino
Lector
Cuento Tchau
Enseñanza
Reader
Tale Tchau
Teaching
title_short Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
title_full Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
title_fullStr Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
title_sort Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa
author Nascimento, Stefany Silva do
author_facet Nascimento, Stefany Silva do
Santos, Odair José Silva dos
author_role author
author2 Santos, Odair José Silva dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Stefany Silva do
Santos, Odair José Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor
Conto Tchau
Ensino
Lector
Cuento Tchau
Enseñanza
Reader
Tale Tchau
Teaching
topic Leitor
Conto Tchau
Ensino
Lector
Cuento Tchau
Enseñanza
Reader
Tale Tchau
Teaching
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 285-302, Jan/Jun. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07
2023-05-17T22:33:38Z
2023-05-17T22:33:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, S. S. do.; SANTOS, O. J. S. dos. Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 285–302, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8610. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10976
identifier_str_mv NASCIMENTO, S. S. do.; SANTOS, O. J. S. dos. Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 285–302, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8610. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384413718183936