A experimentação como forma de conhecimento da realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18768 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em trabalhar a temática ambiental usando como tema gerador o óleo de cozinha, seus benefícios e malefícios quanto ao seu uso e descarte, referindo-se ao cotidiano dos alunos de uma escola pública estadual. O trabalho foi realizado por meio de mini oficinas abordando as etapas de tratamento de água, confecção de filtros de areia e a transformação química do óleo de cozinha em sabão, além da aplicação de dois questionários. A análise de dados está embasada em referenciais teóricos como Delizoicov, que escreve a respeito da prática da experimentação no ensino de química e o uso de temas geradores. |
id |
UFRGS-2_ca6cf3f75ab5e7204d2f9846fca657c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18768 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schutz, DeniseSalgado, Tania Denise Miskinis2010-03-16T04:14:27Z2009http://hdl.handle.net/10183/18768000731788O presente trabalho consiste em trabalhar a temática ambiental usando como tema gerador o óleo de cozinha, seus benefícios e malefícios quanto ao seu uso e descarte, referindo-se ao cotidiano dos alunos de uma escola pública estadual. O trabalho foi realizado por meio de mini oficinas abordando as etapas de tratamento de água, confecção de filtros de areia e a transformação química do óleo de cozinha em sabão, além da aplicação de dois questionários. A análise de dados está embasada em referenciais teóricos como Delizoicov, que escreve a respeito da prática da experimentação no ensino de química e o uso de temas geradores.This work consists in addressing environmental issues by means of a generator theme using cooking oil, its benefits and disadvantages regarding its use and discarding, and referring to the daily life of public school students. The work was carried out through mini workshops addressing the water treatment steps, construction of sand filters and chemical transformation of cooking oil into soap, in addition to the application of two questionnaires. Data analysis is based on theoretical thought, as Delizoicov who writes about the practice of experimentation in chemistry teaching and the use of generators themes.application/pdfporEnsino de quimicaExperimentos : Ensino : QuímicaTema geradorEnsino e aprendizagemChemistry teachingExperimentationGenerators themesA experimentação como forma de conhecimento da realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000731788.pdf.txt000731788.pdf.txtExtracted Texttext/plain54032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/2/000731788.pdf.txt9cf93e36771c59ae4c5fc32c798aee93MD52ORIGINAL000731788.pdf000731788.pdfTexto completoapplication/pdf576669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/1/000731788.pdf7d02ba484bee9c6e07b678391517afceMD51THUMBNAIL000731788.pdf.jpg000731788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/3/000731788.pdf.jpga34d9b1627b29c83f773f988789d934aMD5310183/187682018-10-09 08:53:49.604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
title |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
spellingShingle |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade Schutz, Denise Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Tema gerador Ensino e aprendizagem Chemistry teaching Experimentation Generators themes |
title_short |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
title_full |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
title_fullStr |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
title_full_unstemmed |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
title_sort |
A experimentação como forma de conhecimento da realidade |
author |
Schutz, Denise |
author_facet |
Schutz, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schutz, Denise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Tema gerador Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Tema gerador Ensino e aprendizagem Chemistry teaching Experimentation Generators themes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry teaching Experimentation Generators themes |
description |
O presente trabalho consiste em trabalhar a temática ambiental usando como tema gerador o óleo de cozinha, seus benefícios e malefícios quanto ao seu uso e descarte, referindo-se ao cotidiano dos alunos de uma escola pública estadual. O trabalho foi realizado por meio de mini oficinas abordando as etapas de tratamento de água, confecção de filtros de areia e a transformação química do óleo de cozinha em sabão, além da aplicação de dois questionários. A análise de dados está embasada em referenciais teóricos como Delizoicov, que escreve a respeito da prática da experimentação no ensino de química e o uso de temas geradores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-16T04:14:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18768 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000731788 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18768 |
identifier_str_mv |
000731788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/2/000731788.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/1/000731788.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18768/3/000731788.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9cf93e36771c59ae4c5fc32c798aee93 7d02ba484bee9c6e07b678391517afce a34d9b1627b29c83f773f988789d934a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224390791135232 |